8 dicas para evitar a procrastinação

Por , em 23.10.2010

Procrastinar é o que, popularmente, chamamos de “empurrar as coisas com a barriga”. E fazemos isso com muitas coisas: entrar em uma dieta, iniciar um trabalho, ir para a academia, ligar para alguém, ir no dentista, etc. Mas, no fim das contas, temos (ou pelo menos devemos) fazer todas essas coisas.

Então confira sete dicas que irão ajudá-lo a parar de empurrar as coisas com a barriga e terminar suas tarefas “não tão agradáveis” mais cedo:

8. Se possível, inicie sua atividade pela manhã

Faça o que deve fazer logo pela manhã, se for possível. Enquanto o dia passa, novas atividades vão surgindo e pensamos em mais desculpas para evitar o que deveríamos fazer.

7. Se for uma atividade contínua, tente praticá-la todos os dias

Em vez de planejar ir à academia duas vezes por semana, tente ir todos os dias. Pode parecer mais difícil, mas você se acostuma e pega o hábito mais rápido em vez de ficar “temendo” todas as terças e quintas, por exemplo. Você simplesmente sabe que deve ir a academia todos os dias, então se “conforma” mais fácil com a idéia. O mesmo se aplica para outros hábitos que você planeja ter, como comer salada, escrever um blog, etc.

6. Arranje uma companhia

Se a sua atividade que está sendo procrastinada pode ser feita em companhia de outra pessoa, por que não? Ter um amigo do lado te dá apoio moral, distrai e também diverte.

5. Prepare-se

Quando você teme fazer alguma tarefa, sentir-se preparado é a melhor opção. Você pode até empurrar aquele trabalho para amanhã, desde que se prepare, leia, busque material para a realização dele hoje. No dia seguinte você, com certeza, se sentirá mais confiante e irá fazer o que deve.

4. Comprometa-se

Você já deve ter ouvido o conselho de “anotar todos os seus objetivos”. Isso realmente funciona, então por mais “auto-ajuda” que pareça, tente! Normalmente, os objetivos são de longo prazo como “conseguir uma promoção” ou “passar no vestibular”, mas o conselho funciona para pequenas conquistas também como “terminar o relatório até o fim de semana” ou “estudar matemática todos os dias”. Lembre-se de colocar suas anotações em um lugar que você veja sempre.

3. As coisas mais importantes primeiro

Basicamente, não use pequenas tarefas como desculpa para não fazer as tarefas maiores. Não pense “tenho que limpar a casa” ou “preciso ver os e-mails no celular” para evitar iniciar aquele trabalho cabeludo. As tarefas menores também são importantes, mas elas não devem atrasar as mais necessárias.

2. Pense nas sensações boas que você terá quando terminar as tarefas

Estudos científicos mostram que, quando atingimos um objetivo, uma substância química que provoca alívio e lançada em nossos cérebros. Então se você está demorando para iniciar qualquer atividade, pense em como será quando tiver terminado essa atividade e estiver livre dela. [HuffingtonPost]

1. Depois eu escrevo esta

24 comentários

  • Sara Ramos:

    kkkk Me trollou no final!!

  • Aristóteles Benício:

    Muito bom o número 1. Hahahahahahahahaha

  • doglas machado:

    essas dicas são essenciais para todos nós porque se seguidas téra sucesso!!! seguimentos devem ser feitos com diserimento é clareza

  • gaabe:

    Pode até ser pra você Mercedes, mas é óbvio que o do Silvio foi muito melhor elaborado.. sem “rs” e é por isso que o dele tem bem mais “thumbs up” que o seu. Ah e também gostei muito do humor aí da Porka, pegou bem com o sentido e os propósitos da matéria.

  • Rafael Santana:

    Gostei muito!

  • Luiz:

    Ei Porka – Deixa que depois eu faço um comentario sobre sua opinião .

  • July:

    È realmente isso faz muito bem
    para mim é mais que necessatio

  • Kerensky:

    Palavrinha nova. Sempre usei “protelar”.

  • Rita B.:

    Será que se eu procrastinar tenho direito a todas as bolsas que o governo dá?

  • Thierson:

    Não procrastines o que for de feitura hodierna

  • Mercedes:

    Victor Garcia….o Silvio só acrescentou ao meu comentário, que foi o primeiro a gostar do comentário da Porka…olhe bem láááá embaixo….rsss [24.10]. Abraço

  • Victor Garcia:

    Minja, Ninja:
    E a criatividade… Tu dispensas?
    Porka foi super criativo(a) e até lembra o Millor Fernandes, sacou?
    Eu, de minha parte não voto nem contra nem a favor de uma respostinha, tipo: “Gostei ou Não gostei”. Tem que explicar porquê, senão passa direto, meu.
    O Silvio é que teve o sacômetro prá perceber a criatividade do comentário da(o) Porka, falou?

  • Ninja:

    Se quer ser bem votado é só postar um comentário tipo “gostei, legal”, só isso.

  • Manuel Bravo:

    É verdade, a ociosidade é inimiga do sucesso, ter as tarefas organizadas simplifica a resolução dos problemas, mesmo aqueles que parecem impossíveis de se resolver.

  • Silvio:

    Não entendi o motivo pelo qual o comentário de PORKA obteve tantos cliques na opção (não gostei).
    Seu comentário é tão bem humorado e criativo quanto a mania e o jeitão do brasileiro em procrastinar, e nesse quesito eu me incluo com louvor.(rss)
    Parabéns, PORKA. Nota 10 procê!

  • Hanariel:

    Esse assunto caiu como uma luva.
    Acertou em cheio na mosca, ou melhor, na Porka.[2]

  • Joel Zacarias Marconcin:

    Esse assunto caiu como uma luva.
    Acertou em cheio na mosca, ou melhor, na Porka.

  • José:

    Não deixe para adiar amanhã que voce pode adiar hoje mesmo.

  • ivone:

    Otimas essas dicas. Vou procurar segui-las , pois o fato de “empurrar com a barriga” gera em mim ansiedade.

  • Mercedes:

    Rsss….Porka, gostei! JÁ procrastinou! kkkkk

  • Douglas:

    Eu sou um protelador de primeira! sempre deixo tudo pra ultima hora -_- , pratico as dicas 5 e 7 para amenizar esse meu defeito, meu “quest book” fica sempre em cima da mesa do pc ai não tem como eu esquecer dos meus compromissos.

  • Porka:

    Depois eu leio…

  • Carlos Henrique:

    Muito bom este artigo! dicas valiosas

  • maria bicalho arao:

    acho maravilhoso este site. Tem me orientado muito no meu dia a dias.Obrigada pela ajuda e parabéns. Continue nos orientando. Maria

Deixe seu comentário!