7 dicas para manter-se jovem, por dentro e por fora

Por , em 24.07.2011

Você não tem nenhum interesse em ter 20 anos novamente, mas seria bom se sentir novamente com 20, não? Enérgico, otimista, relaxado, confiante! Segundo especialistas, nem tudo está perdido: é totalmente possível redescobrir o entusiasmo e otimismo que você sentiu quando era mais jovem. Na verdade, retomar essas qualidades é essencial para levar uma vida mais saudável, mais feliz a longo prazo. Quer saber como? Confira as dicas.

1 – Durma mais

Dormir é a maneira mais simples de se sentir mais jovem. A única hora que seu corpo pode realmente restaurar-se é quando você está dormindo. Isso ajuda a construir um corpo e cérebro mais vibrantes.

As chances, quanto mais velhos ficamos, é de não estarmos dormindo tanto quanto precisamos. Compense seu débito de sono, dormindo mais cedo e obtendo descanso suficiente – as oito horas de olhos fechados – por seis semanas seguidas.

Depois dessas seis semanas, o tempo necessário para criar um hábito saudável, você vai sentir a diferença: mais energia, menos olheiras.

2 – Coma alimentos revitalizantes

Torne seus alimentos à prova de idade. Se encha de coisas saudáveis: comece cada refeição com uma fruta ou vegetal e um copo de água.

Muitas vitaminas e antioxidantes em frutas e vegetais fazem com que você se sinta renovado, recarregado e reenergizado. E não há necessidade de ficar sem sobremesa: se 90% das suas escolhas alimentares são saudáveis, permita-se “avacalhar” nos 10% restantes. Coma uma casquinha de sorvete apreciando-a com toda aquela lambuzada que você fazia quando criança.

3 – Puxe ferro

O tipo certo de treinamento de força pode ajudá-lo a se sentir 10, 20 ou até mesmo 30 anos mais jovem. Quando feita corretamente, a musculação leva o seu corpo a gerar fibras musculares mais fortes e grossas.

Fortalecer os músculos desta forma o torna menos vulnerável a lesões e constrói a sua resistência. Procure um profissional para fazer um treino adequado.

4 – Seja (um pouco) fútil

Se construir através de cirurgias não é o bilhete dourado para a eterna juventude. Mas não subestime o poder de cuidar de sua aparência (pintar um cabelo branco, comprar um creme para o rosto, etc).

Há uma grande diferença entre tentar enlouquecedoramente parecer 10 anos mais jovem e tentar buscar o seu melhor em qualquer idade. Prolongar a vitalidade de sua pele, seu cabelo e seu corpo vai fazer você se sentir mais confiante e jovial. Então aproveite uma visita ao salão de beleza sem culpa.

5 – Procure novidades

Mesmo se você comer direito, puxar ferro e aplicar creme facial, fazer todas essas coisas na mesma ordem todo dia vai começar a ficar velho.

O cérebro anseia por novidade. Para se sentir mais jovem, você tem que estimulá-lo com novas associações e novas coisas. Os especialistas chamam isso de terapia de eletrochoque para o seu comportamento, mas não é tão doloroso quanto soa. Basta fazer pequenas mudanças no seu dia-a-dia, como parar em uma cafeteria diferente para tomar café da manhã, ou experimentar uma nova rota para seu trajeto rotineiro.

6 – Volte no tempo

Se você amou punk rock na faculdade, baixe músicas do Sex Pistols para ouvir no seu iPod. Você pode pensar que ser nostálgico faz você se sentir velho, mas pesquisas mostram que pode ter o efeito oposto.

Em um estudo da Universidade de Harvard, pessoas que foram colocadas em um ambiente que lembrava sua juventude – com filmes, música e outras lembranças do passado – experimentaram melhorias em sua memória, visão, nível de felicidade e saúde em geral.

Isso mostra que a nossa mentalidade é o que nos limita. Então faça algo que vai lhe levar para uma agradável viagem ao passado, como ler seu livro preferido na infância.

7 – Acredite na força do pensamento positivo

É natural ficar cada vez mais cético conforme os anos passam. Sim, quando você tem 18 anos, as coisas ruins não parecem tão ruins, até que você descobre exatamente quão cruel o mundo pode ser (catástrofes naturais, divórcios, perdas de emprego).

É por isso que o passo final para sentir mais jovem é controlar sua força interior. O objetivo não é negar as coisas menos do que agradáveis que estão acontecendo, mas sim se concentrar no que está indo bem. Por exemplo, se o voo para as suas férias românticas atrasar, não fique nervoso: lembre-se que você está a caminho de um grande destino com o seu amor. Não pense no que está ruim, mas no que é bom.
Cultivar uma maior sensação de otimismo irá fornecer-lhe mais energia positiva para motivá-lo a fazer coisas mais jovens. E elas são melhores, não?[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,67 de 5)

37 comentários

  • Zeferino Teixeira:

    É este tipo de informação/comunicação, que está a fazer falta a muita gente!

  • geralda nunes:

    AMEI O SITE, NAO CONHECIA. AGORA VIREI SEGUIDORA

  • MMaira Maria:

    Rejuveneci 20 anos lendo estes comentários…rs

    Pois ser jovem e se manter jovem é acima de tudo “ter um espirito de procura, e desejar o novo como um desafio, sem medo de mudanças,com a humildade de quem se coloca, como um eterno aprendiz”

  • Rene Carvalho:

    Músicas dos anos 70 e 80 são demais.rejuvenesce mesmo.Faz voltar aquele tempo em que éramos todos jovens.

  • Selma Aguiar:

    É bacana essa inquietação no entorno de questões relacionadas ao envelhecer. Simone de Beuvoir em seu tratado sobre a velhice oferece algumas razões para se pensar este estado de ser, ao dizer que ” Nós, para os outros, apenas criamos pontos de partida.”, permite que observemos a vida em seu eterno devir – como bem protagonizou Heráclito, grande filósofo. E é, criando pontos de partida para os outros, permitimos que a vida se renove em nós e no outro, respeitando as escolhas e a maneira como cada um recebe ou decifra os significados.
    Ressignificar tudo isso é também, desconstruir paradigmas fincados em nós por uma sociedade excludente e elitista. O culto ao corpo vem tomando a cena da vida. De modo que, impregnou-se em nós, a nódoa de um pensar pequeno em relação ao envelhecer. De repente, me parece que, pensar o envelhecer se tornou sinônimo de pensar o acabado, o fim, a exaustão do ser, a decadência. No entanto, é como disse alguns dos leitores, deveria tratar-se de pensar o viver em sua plenitude.
    Como bem diz o depoimento acima, de @AtomicBlue:
    “Não precisamos [tentar] ser aquilo que não somos. O que devemos fazer é encontrar o melhor em cada fase em que nos encontramos.
    … Jovem/velho são estados passageiros do ser humano. Ainda não sabemos como parar o tempo, nem como perpetuar nosso corpo, portanto, juventude é um estado em que TODOS já passaram (ou irão passar)… Devemos compreender e respeitar pessoas mais velhas… o tempo, implacável, passou para elas, como logo irá passar para nós que estamos mais jovens. E assim prossegue a vida.”
    É isso mesmo, AtomicBlue. A qualidade de vida é uma responsabilidade continuada. Todos os dias, no acordar, no olhar, no alimentar-se, no nutrir de sentimentos, enfim, um exercício diário. O pensamento é ação. É outra forma de viver com qualidade e por isso mesmo, impõe um bom pensar. Um nutrir-se positivamente. E cuidar do corpo é cuidar da mente, do espírito e do pensamento. Não por medo do envelhecer. Mas pela necessidade de viver bem! De aproveitar melhor essa oportunidade única, que é estar aqui, no planeta chão, como um ser humano capaz de ser e fazer da vida o maior bem, dando a ela a condição de se tornar em nós o maior presente do universo! É por isso que estamos aqui!
    Muito importante as contribuições que li neste site!
    É por aí!

    Selma Aguiar
    Graduada em Filosofia, Gestora de projetos, Cantora e Compositora)

  • José Calasans.:

    Essas dicas são realmente interessantes,vamos viver a vida,enquanto vida.

  • claudemir da silva:

    são dicas q rejuvenece nosso corpo e alma

  • Mario:

    músicas do passado? sou fã incondicional.

  • Sem cérebro:

    Nós somos o que pensamos. O nosso corpo reage ao funcionamento da nossa mente (toda a gente conhece o efeito do pensamento positivo). Se eu tranquila e convictamente afirmar antes de adormecer que mantenho a mesma aparência, saúde, vitalidade, etc., as minhas células vão continuar a manter a mesma energia, a multiplicar-se da mesma forma sem se deteriorarem.

    Os cientistas já começaram a constatar estes factos.

  • Francisco:

    Mais importante do que dormir é ter um sono de qualidade.
    Algumas dicas que aprendi:
    -já deitado, pratique alguma forma de relaxamento físico, por mais simples que seja.
    -faça auto-sugestão (repetindo várias vezes)que tudo está sob controle, que seu organismo estará funcionando perfeitamente bem durante a noite; que o dia seguinte será bem vindo, promissor, e passível pelo menos de realização de alguma pendência que vem incomodando você; que você é inteligente e capaz de uma convivência sadia, etc.
    -tenha uma agenda onde possa anotar coisas importantes que terá de fazer no dia seguinte, nem que seja um simples caderninho. Isso fará com que sua mente e seu espírito relaxem, se soltem e não fiquem preocupados a noite inteira com o que terá de fazer amanhã.
    -nunca remoa pensamentos negativos antes do sono, pois estará se nutrindo de ódios, rancores ou qualquer forma de negatividade, principalmente sobre a vida, o mundo, as pessoas,… Se fizer isso sua noite não será legal.
    -não fique na internet até tarde, principalmente com atividades que tragam tensão (jogos, imagens negativas,…).
    -não tome nenhum tipo de estimulante- principalmente cafeína.
    -Não faça exercícios físicos antes de dormir.
    -pense sempre: você é especial, a maior obra da criação, dotado de inteligência, discernimento (capaz de escolher),e tornar esse mundo melhor.
    Para finalizar, tenha em mente isso.
    Os resultados positivos virão a médio ou longo prazo. Essa programação mental, espiritual deve sesr cultivada gradativamente, sem pressa de obter resultados, principalmente se você vem se programando negativamente durante muito tempo.

  • gloria:

    Se vc ñ morrer quando é jovem , de velho ñ passa!Tudo envelhece, ou acham q o velho já nasceu velho. Feliz daquele q envelhece, pois ñ morreu jovem!

  • jorge d s escalla:

    “muitas pessoas criticam,os velhos,mas esquecem que no futuro,será um deles.”

  • ALX:

    Muitos mudam a forma de viver por influencia das amizades e da rotina diaria, isso so prejudica o mentabolismo do corpo, a pessoa tem q ser o q ela é e fazer o que gosta, sem se importar com idade ou do q os outros vão pensar. Afinal quando morrer so os mais proximos que irão chorar em seu caixão mesmo né? Então q se dane o resto kkkkkkkkkkkkkkk

  • Pensador®:

    É muito ridículo um vovô pagando de garotão. Cada um no seu quadrado. Tudo tem limite.

    • Edson cinquentão:

      O pessoal da minha idade tratava os mal-educados na cintada!!! que vontade de estar no meu quadrado e ter voce por perto…

    • kiddo:

      uhauhasuhauahsauhsaushaushaushashaauuuuuu !!! boa, véio ! boa mesmo !

    • @AtomicBlue:

      Concordo com você, Pensador. Qualquer pessoa se fingindo de mais nova é ridícula. E isso não é excessão para os mais velhos que imitam os trajeitos dos garotos, tentando parecer mais jovem. Se enganar pra quê? TODO MUNDO vai envelhecer, até mesmo eu, que ainda tenho 21 anos – mas já experimento a velhice a cada ano a mais.
      Não precisamos [tentar] ser aquilo que não somos. O que devemos fazer é encontrar o melhor em cada fase em que nos encontramos. Por isso, os mais velhos deveriam se orgulhar do tempo de vida que tem, e vivenciar o que a sua idade lhe oferece de melhor.

      Não se esqueça: Ninguém É JOVEM. Uma pessoa ESTÁ jovem. Jovem/velho são estados passageiros do ser humano. Ainda não sabemos como parar o tempo, nem como perpetuar nosso corpo, portanto, juventude é um estado em que TODOS já passaram (ou irão passar), e que logo acaba, e vem estágios seguintes. Devemos compreender e respeitar pessoas mais velhas, pois elas eram como nós, mas o tempo, implacável, passou para elas, como logo irá passar para nós que estamos mais jovens. E assim prossegue a vida.

      Vamos curtir cada fase, porque todas tem coisas novas e boas para serem vividas! E o melhor: Quando damos adeus a uma fase que vivemos intensamente, não sentiremos remorsos nem culpas! Acredito que o maior desespero de uma pessoa que não quer envelhecer é o fantasma de não ter vivenciado tudo o que queria naquela época da vida (e por isso não quer deixá-la ainda).

    • Ludmila:

      Acho que esse tipo de pensamento reflete um país que começa a envelhecer, onde os jovens estão se vendo disputando espaço com os mais velhos (o que não acontecia antigamente).

      Já, eu, acho ridículo pessoas se entregarem e sucumbirem à velhice porque vão ficando idosos. Desde que não se exagere, as pessoas devem se comportar como manda suas mentalidades e não suas aparências. Acho que o quadrado de cada um é do tamanho que suas mentalidades suportam.

    • Guilherme:

      O que não tem limite é comentário pobre. Preconceito contra vovôs.

    • micaela:

      Pensador???????
      Para intitular=se de esta maneira é necessário ao menos ter cerebro.
      O que será mais ridículo? Um vovô pagando de garotão? ou Um moleque pagando de sábio? Tudo tem limite, é certo, inclusive ignorância e prepotência.
      Ao menos o seu Português é bom.

  • vielmond:

    Quanto a ser feliz, a receita é simples: “gostar do que se faz e ficar satisfeito com o que se tem”…………é a chave mágica para se sentir feliz !……..

  • AZTECA:

    A essas dicas acrescentarei duas,que me ajudam a amenizar
    o passar dos anos:do passado,só pense nas coisas boas e no pre
    sente,viva e deixe viver!

  • João Guarnieri:

    Se a morte for um descanso prefiro viver cansado…

  • Campos:

    Isto tudo é pura conversa fiada. Não existe este tipo de rejuvenecimento. Voce pode até dormir dez horas ou mais por dia, tomar remédios para dormir e até se drogar, que isto não fará efeito nenhum. Quanto a alimentação saldável é bom para todo mundo, mas não para rejuvenecer. Puchar ferro, isto os alterofilistas fazem sempre e se deterioram, estragam o coração, etc. Eles não rejuvenecem. Força do pensamento – Voce pode se esforçar ao máximo, até se borrar todo, que não vai acontecer nada. Tudo isto é pura panacéia.

    • Andy:

      Mas amigo… o maior remédio de todos é o placebo. Tome uma pílula de placebo por dia e você se sentira 30 anos mais jovem.

    • kiddo:

      “saldavel” é alimentação de saldo ? hehe

    • micaela:

      Para quem escreve SALDAVEL, PUCHAR, ALTEROFILISTA….además do total desconhecimento da colocação dos pronomes…. creio q pouca coisa poderá funcionar. Já é um problema de hardware, nem o melhor software do planeta dará jeito.

  • A.L:

    8ºDica: Encontre um novo amor, vcs naum tem noção o quanto isso te dá energia pra se sentir mais jovem.

    • Flor de Lis:

      Concordo,,,, to precisando de um.

  • Quero morrer velinho:

    Ótimas dicas. Quem segui-las vai viver muito ou pelo menos vai viver bem (que é o mais importante).

    Faltaram aí algumas dicas: curta as pessoas, viva o hoje, ame e faça bastante amor =D.

    • A.L:

      Então arrume uma vélinha…kkk

  • Rajmx:

    Se esse é o segredo, eu não vou morrer é nunca !!!

  • Pensador®:

    É, mas a morte chegará da mesma forma. Para quase tudo pode-se dar um jeito, menos para a morte.

    • Andy:

      Por enquanto meu caro… por enquanto…

    • Sem cérebro:

      Prefiro morrer velho e em forma do que velho/novo e a cair aos pedaços.

  • Mano Ventura:

    A Juventude é flor que murcha com o passar do tempo. E depois diremos era uma vez. Boas dicas Natasha, afinal mesmo sendo velho o importante é ter ideias jovens pessimismo não vale. Existem jovens com ideias de velho, e velhos com ideias jovens

Deixe seu comentário!