7 papas nada santos

Por , em 21.09.2010

Embora, para os cristãos, só Jesus tenha sido perfeito na Terra, e apesar de ninguém esperar que os papas sejam absolutos santos, algumas histórias envolvendo amantes, crimes e festas no Vaticano parecem profanas demais para ser verdade. Confira sete escândalos de papas corruptos que deixaram suas marcas de maneiras não muito agradáveis:

7) Papa Clemente VII (1523-1534)

Apesar de ser indiferente à Reforma Protestante (um movimento de reforma na Europa, no qual várias denominações se separaram da Igreja Católica), o papa Clemente VII ficou mais conhecido por outro motivo: estava sempre disposto a mudar seu ponto de vista político para coincidir com o de quem tinha mais poder e riqueza no determinado momento. Ele trafegou entre alianças com a França, a Espanha e a Alemanha, embora tenha se inclinado para as forças políticas francesas antes de sua morte em 1534 (ele faleceu “misteriosamente” depois de comer um cogumelo venenoso). Como resultado de sua fidelidade oscilante, seus críticos, como Carlos V, o compararam a um pastor que tinha fugido do seu rebanho para retornar como um lobo.

6) Papa Leão X (1513-1521)

O Papa Leão X era estritamente contra a Reforma Protestante, movimento inspirado pelo argumento de Martinho Lutero contra os métodos inescrupulosos da igreja para arrecadar fundos baseados no medo das pessoas de não ir para o paraíso. O Papa Leão X não só permitia, como incentivava os fiéis a pagarem por seus pecados – literalmente. O líder religioso colocava preços nos pecados dos outros e obrigava-os a dar-lhe dinheiro em troca de sua absolvição. E sim, ameaçava os fiéis de que suas almas não seriam capazes de entrar no céu, se eles não pagassem por pecados como crimes de assassinato, incesto e roubo.

5) Papa Júlio II (1503-1513)

Apesar do juramento do clero de celibato sagrado, Júlio alegadamente tinha várias amantes e, pelo menos, uma filha ilegítima (algumas fontes indicam que ele tinha duas outras filhas, que morreram durante a infância). Em 1511, o conselho fez acusações de atos sexuais indecentes contra ele, alegando que ele era “um vergonhoso sodomita coberto de úlceras”. Embora fosse um fã de artes e esculturas antigas, Júlio também teria forçado Michelangelo a concluir a Capela Sistina antes do tempo que o artista pediu. Segundo registros, Michelangelo nunca chegou a terminar o túmulo do papa Júlio, após ele ter morrido.

4) Papa Alexandre VI (1492-1503)

É, não somente o papa Júlio II era um “suposto” clérigo celibatário. Alexandre VI também teve várias amantes, incluindo Giulia Farnese (conhecida como Júlia, a Bela), e teve numerosos filhos ilegítimos com a antiga amante Vannozza dei Cattani (que era casada na época). Seus caminhos hedonistas eram tão descarados que, mesmo com o crime e a violência tomando as ruas de Roma, o papa ocupou-se com comédias, banquetes pródigos e bailes – todos pagos com fundos da igreja católica. Sua vida de playboy não para por aí: surgiram até mesmo boatos de que o papa organizava orgias.

3) Papa Bento IX (1032-1048)

Tal papa foi tamanha calamidade que outros religiosos não pouparam críticas severas à figura. Bento IX ganhou poder e riqueza em uma idade precoce, aos 20 anos, como resultado de laços de sua família com a igreja. Ele herdou o título de papa por ser sobrinho do papa João XIX. Ele rapidamente desenvolveu uma imagem de “cruel e imoral”. O Papa Victor III escreveu que Bento IX cometia “estupros, assassinatos e outros atos indescritíveis. Sua vida como papa foi tão vil, tão má, tão execrável, que eu estremeço só de pensar nisso”. São Pedro Damião tinha coisas similares a dizer de Bento IX, descrevendo-o como “banquete de imoralidade” e “um demônio do inferno sob o disfarce de um padre”, que organizava orgias patrocinadas pela igreja e participava regularmente de bestialidades. Em seu último ato de corrupção como papa, Bento IX decidiu que queria se casar, e vendeu seu título para seu padrinho por 680 kg de ouro.

2) Papa João XII (955-964)

Alcançando o título de Papa aos 18 anos, João XII foi rapidamente considerado preguiçoso e infantil. Acusações mais severas partiram de seus críticos que eram sacerdotes e autoridades religiosas. Líderes da igreja disseram que ele invocava demônios, assassinava e mutilava vários homens, incendiava casas, e participava de jogos de azar. Também afirmaram que ele “transformou o palácio papal em um bordel”, cometendo adultério com muitas mulheres, além de duas viúvas, sua própria sobrinha e a namorada de seu pai. Seu reinado como papa terminou nos seus 20 e poucos anos, quando ele morreu de um derrame, enquanto estava supostamente na cama com uma mulher casada.

1) Papa Estevão VI (896-897)

Essa talvez a seja a história mais macabra dessa lista. Provavelmente o mais desequilibrado de todos, o papa Estevão VI queria de todo jeito se vingar de seu predecessor, o papa Formoso, por achar que tinha sido injustiçado por ele. Porém, seu inimigo já estava morto. Estevão então ordenou que o cadáver de nove meses fosse exumado, vestido com vestes sagradas papais e apoiado em um trono para ser julgado por seus crimes. Um diácono respondeu em nome do falecido. Estevão se enfureceu e jorrou acusações no defunto, por achar que ele recebeu injustamente o título de papa. O cadáver perdeu o julgamento, e Estevão declarou que ele foi um papa vazio. Ele, então, cortou seus três dedos usados para dar bênçãos e ordenou que o corpo fosse retirado de suas vestes e despejado em um cemitério para estrangeiros. Logo após esse episódio, um terremoto atingiu Roma, destruindo a basílica papal. O cadáver foi desenterrado mais uma vez, e atirado em um rio. Algumas pessoas compassivas o “pescaram” e deram a Formoso um enterro mais adequado. No entanto, o julgamento macabro voltou a assombrar Estevão, pois os danos do terremoto foram tomados como um sinal de Deus. Tumultos e multidões que apoiavam Formoso prenderam Estevão em um calabouço, onde mais tarde ele foi encontrado estrangulado até a morte. [LifesLittleMysteries]

Se gostou deste artigo confira também 10 principais passos para eleger um Papa.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,00 de 5)

180 comentários

  • carlus alberto:

    Vamos salvar o meio ambiente por inteiro…bas eliminar os seres humanos, pronto, resolvido. Tudo o que acontece, seja para o bem, para o mal ou para o mau, é por permissão de Deus. Ele é anstes, durante e depois e para sempre. Engraçado que todo mundo acredita no vento, no pensamento, na suadade e ninguém vê. Mas, falou em Deus pronto, lá vem discussão. Pense bem: Somos milhões de espécies, das mais simples às mais sofisticadas. Contudo, em meio a tudo isto, APENAS UMA, EXCLUSIVAMENTE UMA, foi Criada para admirar a Obra Divina pois as outras não têm esta capacidade, só que esta espécie se perdeu, achou que era mais do que A COROA DA CRIAÇÃO e deu no que se está vendo. Não há nem haverá forna natural, que não seja a Divina, com o poder de criar apenas esta espécie. Imagine você na sua rede gritar para um cachorro “PEGA’ e ele olhas para sua cara e dizer: “Vai lá vc e pega”…um cavalo mandando você chicotear sua mãe. Só Deus e nenhuma outra força é tão poderosa. Pena que o tal do Humano(?) quer ser mais do que Deus… foi assim desde o Éden. Sejamos fiel e inteligentemente Crentes, sem amarras, críticos. Amar a Deus sobre todas as coisas é ótimo, experimente, vc vai gostar. A religião de Jesus era e é Deus. Vamos pegar este Caminho. Quando chamaram Jesus de BOM ele respondeu que BOM É MEU PAI, sentiram? Ah!

  • carlus alberto:

    É lamenmtável que a mídia brasileira perca tanto tempo com os donos da maior riqueza acumulada do Planeta. Enqto isto milhares de nossos irmãos estão revirando depósitos de lixo em busca de comida e sustento que vêm misturados com absorventes, papel higiênico usado,etc. Ah! Ser Humano, quando será que você Será Humano? E a Igreja ainda diz que Pedro foi Papa…vcs, por um acaso, já imaginaram Simão adorando deuses? “Santos”, “Santas”? Para com isto, gente. Salve C de Gaulle

  • José Pires Neto:

    Com toda santidade: o mais santo desses santos é Alexandre VI, que sendo espanhol,pegou o Meridiano de Tordesilhas e o deslocou o máximo(que podia!)para o Oeste do plan^eta só para Portugal não mamar nada no “Descobrimento” da América.

  • monny:

    Nunca li tanta besteira junto, tanta falta de conhecimento, tanta estupidez como li no depoimento de vcs. Vcs se julgam sabedores do que????????????????????????????? Ficam se apegando a coisas infundadas , DEUS SÓ EXISTE 1 , e é ele que vai trazer no TEMPO DELE , o que ele prometeu na Biblia.Isso sim vcs deveriam se apressar em conhecer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Olympio Santos:

      Sou bem ao contrario de você, acredito nos relatos, e não acredito no que esta escrito na tal bíblia

    • Wagner Soares:

      Mas e o que ele disse no Alcorão, Vedas, Torá e varios outros livros tambem sagrados? Você não pode fazer esta afirmação…

  • Viajante Cósmico:

    O que é um Papa, um pastor, um Mulá, ou um rabino, senão parasitas que se alimentam da boa vontade dos seus hospedeiros? São guias cegos, que se consideram os últimos salvadores do mundo. São petulantes e ousados. A pior classe de pessoas que poderia existir. O que são seus fiéis hospedeiros, crentes seguidores, senão desgraçados admiradores que consideram sagrado até as fezes dos seus senhores parasitas? E o que é todo esse sistema de ensino religioso, baseado no tradicional, servo/senhor; pastor/ovelha; mestre/discípulo, senão uma enorme gangrena conseqüente da má formação intelectual que abarca todos os tipos miseráveis de parasitas? Um frágil castelo de areia desmoronável ao menor dos sopros da racionalidade. Este servilismo, desgraçados servidores, lhes custará à vida! Não tem outro jeito! Uma serpente terá que morder os tornozelos desses dorminhocos… E o veneno da serpente é o antídoto contra todo esse mar de ignorância, e quem receber de bom grado a mordida da serpente despertará dessa grande ilusão para o alvorecer de um novo meio dia, baseado no que há de mais legítimo, em termos de relacionamento interpessoal. Estou falando de Deus para Deuses, o Deus que há em mim saúda o Deus que há em vocês. Qualquer outro tipo de relacionamento entre pessoas inferior a esse, é falso. Que esses parasitas com hierarquia tomem consciência disso.

  • Oiced Mocam:

    POR QUE OS RELIGIOSOS SEMPRE QUEREM IMPOR COMPORTAMENTOS

    Papel que a Igreja desempenhou na Educação?
    Qual? Onde? Quando? Como? Com que fim e para quem?

    O papel desempenhado pela ICAR em matéria de educação destinou-se sempre a ser um projeto de educação das elites (primeiras universidades na Europa), com o fim de perpetuar o poder da Igreja. Jamais a ICAR esteve interessada na educação das grandes massas, na democractização e na universalização do ensino, no alargamento do ensino às mulheres e muito menos na emancipação, progresso e esclarecimento dos povos.

    Por isso, falar do inegável papel desempenhado pela ICAR em matérias de educação é torcer a História, é mentir descaradamente e é enganar os ingênuos. Por muito que repitam essa mentira, ela só cola junto de ignorantes e de crentes cujo espírito crítico se encontra de profundamente toldado. Falso! Basta olhar para a História da Humanidade e verificar que os crentes já defenderam tudo o que de imoral existe, recorrendo, para tal, às suas crenças, aos seus valores e aos seus princípios religiosos.

    Defenderam e legitimaram a escravatura, a misoginia, a homofobia, a intolerância, a agressividade para com o outro, a limitação das liberdades alheias, a opressão, a repressão, a guerra, a arbitrariedade.

    Nem sequer é preciso recuar ao tempo em que a Igreja perseguiu pagãos, heréticos, judeus, cristãos-novos, bruxas, intelectuais, homossexuais, dissidentes, protestantes, animistas, etc, etc. Basta recuar algumas décadas e recordar que a actual hierarquia da ICAR protegeu e escondeu milhares de casos de abuso sexual de menores e nada fez para levar esses criminosos perante a justiça. Existem muitos estudos que demonstram que os ateus tendem a ser bastante mais bem comportados do que os crentes:

    – Estudos que revelam que a criminalidade violenta é muito mais elevada nas sociedades hegemonicamente crentes do que nas sociedades laicas, seculares ou significativamente ateístas e não religiosas;

    – Estudos que demonstram que a misogínia, a homofobia, a intolerância e a agressividade para com o outro são muito mais elevadas e pronunciadas nas sociedades crentes do que nas sociedades não crentes;

    – Ateus, ao contrário dos crentes, respeitam mais a convivência social do que os crentes;

    – Finalmente, estudos que demonstram que os crentes, com todos os seus “puros” e “verdadeiros” valores, são muito mais racistas, xenófobos, homofóbicos e intolerantes para com as diferentes formas de diversidade social e cultural.

    Por que as religiões precisam impor aos não religiosos os seus procedimentos?

    Por que as religiões não se contentam com o direito de praticar seus hábitos?
    Por que as pessoas religiosas querem obrigar os não religiosos a fazer o mesmo que elas fazem e proibi-los de fazer o que elas não fazem?
    Não seria mais racional deixar que seu deus punisse os que não seguem sua vontade?

    O deus dos hebreus, que teria dito através de seu profeta, prometeu “vingança sobre as nações que não obedeceram.” (Miquéias, 5:2-15).
    No atribuído a Jesus, o Cristo, teria também prometido que
    “… quem não crer será condenado” (Marcos, 16:16)
    Mas,
    A vingança de Javé não veio; os judeus não derrotaram a Assíria, que só foi dominada pelos babilônios, e Javé não deu o prometido domínio do mundo ao seu povo escolhido.
    E os cristãos? Eles também não esperaram pela vingança divina. Assim que conseguiram dominar o poder político, começaram a condenar, torturar e assassinar quem não cresse na mensagem deles.

    Os muçulmanos também não esperam pela vingança de Alá. Querem eliminar do mapa os que não crêem no Alcorão, e ainda se matam entre as diversas facções (sunitas contra xiitas…)
    No nosso país, que se diz laico, católicos e evangélicos se unem para eleger os políticos que defenderem a incriminação de práticas que eles consideram contra a vontade divina.

    Agora, repito a pergunta: por que eles não deixam as pessoas livres para serem punidas pelo seu deus?
    A resposta é só uma. Nenhum deus vinga de ninguém.
    São os seus criadores que fazem guerra por eles, torturam e matam em nome da chamada verdade divina.

    E, depois de tudo isso, ainda dizem: “Deus é amor”; “Deus é justo”; “Deus é nosso pai misericordioso”; “Deus perdoa”; “Jesus te ama” (a mim não sou heterossexual),etc. Ainda conforme, Ivo S. G. Reis, do site Irreligiosos:
    “Dizem que com relação à inscrição “Deus seja louvado” nas notas de real (está pequenininha, mas está lá), uma entidade religiosa evangélica que congrega várias denominações está propondo que a inscrição seja substituída por “A Deus seja levado” (rs, rs, rs, ). O problema é: Quem vai levar o dinheiro a Deus, o pastor? E porque Deus precisa de dinheiro? Ah, vão se catar! Continuem pagando dízimos e contribuições para o seu deus invisível. Vocês gostam disso e acham que estão comprando a proteção divina. Então, continuem, subornem o seu deus! Os padres, pastores e bispos agradecem”.

    Finalmente, mais grave é o fato de ainda se formarem exércitos de terroristas dispostos a se espedaçarem em nome do que acreditam ser vontade divina, contando com a promessa de um paraíso pós-morte.
    E, ainda, existem pessoas que dizem que, se todas as pessoas deixarem de crer em Deus, o mundo ficará muito ruim. Não tenho medo de demônios, mas os deuses me assustam!

    Assim, por mais de 200 anos, o ateísmo tem conquistado um montante cada vez maior de adeptos, sobretudo entre os países sócio economicamente mais evoluídos. Estima-se que haja atualmente no mundo cerca de 750 milhões de pessoas que não acreditam em Deus
    Os números tendem a crescer ainda mais, sobretudo entre os países mais ricos. “Vai-se viver como se Deus não existisse. Isso não quer dizer que todo o mundo está se tornando ateu, mas há uma modernização. As pessoas têm o que desejam: emprego, família bem cuidada, plano médico etc., quer dizer, supostamente não precisam de nada, nem de Deus”. È claro que as pessoas não se tornam atéias porque têm tudo de que precisam, mas sim, porque, por ter uma condição econômica boa, adquirem mais conhecimento e compreendem melhor o sentido das coisas.

    O diretor do Instituto World Values Surveys e cientista político da Universidade de Michigan, Ronald Inglehart, concorda com esse argumento e diz que nas sociedades caracterizadas pela carência na distribuição de alimentos, precariedade nos serviços públicos de saúde, de moradia etc., o índice de religiosidade tende a aumentar. Por outro lado, em nações onde há fartura e excelentes serviços nas áreas citadas, a fé tende ao desaparecimento.

    Oiced Mocam (na web com o Blog: deuses existem?)

  • D. R.:

    Somente agora descobri o artigo por acaso e andei lendo a maioria dos comentários que vêm se desenvolvendo há mais de ano.

    Quanto ao artigo, acredito que não devemos ter medo da verdade e nem se deve escondê-la. É até bom católicos saberem disso para amadurecerem a sua fé; assim como os evangélicos e protestantes também deveriam ler a verdadeira biografia de Lutero, Calvino, etc., e sobre a história da Reforma Protestante e também sobre a Inquisição Protestante e sobre os fundadores de suas igrejas; para ficarem com uma fé mais madura, sem ingenuidades e ilusões e para aprendermos que somente Deus é perfeito!

    Porém, como outros já disseram aqui, não devemos imputar à Igreja os erros de seus filhos. Assim como a Justiça não pode ser maculada pela má ação de juízes corruptos, a Igreja também não pode ser responsabilizada pela ação de maus pastores. Ela deve ser julgada pela sua doutrina e pelos seus ensinamentos, assim como a Justiça pelas suas leis.

    Lembrando que até Jesus teve um Judas traidor e nem por isso Jesus o expulsou do seu grupo. E se contarmos todos os papas corruptos, entre os 266 papas que a Igreja já teve, a proporção deve ser até menor do que entre os discípulos de Jesus.

    E esse é um mistério da Igreja; pois, sendo ela o corpo místico de Cristo, assim como o próprio Cristo foi traído, ela também o seria.

    Aliás, parece que esse já era um problema antigo da Igreja:

    “Assim como houve entre o povo falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos doutores que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas. Eles, renegando assim o Senhor que os resgatou, atrairão sobre si uma ruína repentina. Muitos os seguirão nas suas desordens e serão deste modo a causa de o caminho da verdade ser caluniado. Movidos por cobiça, eles vos hão de explorar por palavras cheias de astúcia. Há muito tempo a condenação os ameaça, e a sua ruína não dorme. Pois se Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os precipitou nos abismos tenebrosos do inferno onde os reserva para o julgamento; se não poupou o mundo antigo, e só preservou oito pessoas, dentre as quais Noé, esse pregador da justiça, quando desencadeou o dilúvio sobre um mundo de ímpios; se condenou à destruição e reduziu à cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra para servir de exemplo para os ímpios do porvir; se, enfim, livrou o justo Lot, revoltado com a vida dissoluta daquela gente perversa (esse justo que habitava no meio deles sentia cada dia atormentada sua alma virtuosa, pelo que via e ouvia dos seus procedimentos infames), é porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo, principalmente aqueles que correm com desejos impuros atrás dos prazeres da carne e desprezam a autoridade. Audaciosos, arrogantes, não temem falar injuriosamente das glórias, embora os anjos, superiores em força e poder, não pronunciem contra elas, aos olhos do Senhor, o julgamento injurioso. Mas estes, quais brutos destinados pela lei natural para a presa e para a perdição, injuriam o que ignoram, e assim da mesma forma perecerão. Este será o salário de sua iniquidade. Encontram as suas delícias em se entregar em pleno dia às suas libertinagens. Homens pervertidos e imundos, sentem prazer em enganar, enquanto se banqueteiam convosco. Têm, os olhos cheios de adultério e são insaciáveis no pecar. Seduzem pelos seus atrativos as almas inconstantes; têm o coração acostumado à cobiça; são filhos da maldição. Deixaram o caminho reto, para se extraviarem no caminho de Balaão, filho de Bosor, que amou o salário da iniquidade. Mas foi repreendido pela sua desobediência: um animal mudo, falando com voz humana, refreou a loucura do profeta. Estes são fontes sem água e nuvens agitadas por turbilhões, destinados à profundeza das trevas. Com palavras tão vãs quanto enganadoras, atraem pelas paixões carnais e pela devassidão aqueles que mal acabam de escapar dos homens que vivem no erro. Prometem-lhes a liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é feito escravo daquele que o venceu. Com efeito, se aqueles que renunciaram às corrupções do mundo pelo conhecimento de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador nelas se deixam de novo enredar e vencer, seu último estado torna-se pior do que o primeiro. Melhor fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, depois de tê-lo conhecido, tornarem atrás, abandonando a lei santa que lhes foi ensinada. Aconteceu-lhes o que diz com razão o provérbio: O cão voltou ao seu vômito e a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal.” (II Pedro, 2)

  • César Augusto:

    Oiced Mocam, sabe, você agride tanto o cristianismo que começo a colocar em choque seu ateísmo. Porque quem não acredita na Bíblia, pode utilizar-se dela para pontar os erros morais, mas quando a Bíblia mostra um plano de salvação e amor ao próximo, aí ela não serve… é meu amigo, não sou quem preciso rever em que realmente acredito…
    Outra coisa usar do passado da igreja para apontar os problemas do mundo… como se não houvessem cientistas ateus fazendo experiencia humanas em nome da ciência, matando milhares de vidas, e aqui já entra outra discussão, pois não há consenso entre os próprios cientistas quando do início real da vida… Prefiro acreditar que existe um Deus que me ama, e que me espera em outra vida sim. Em hipótese alguma julguei e fui contrario a outra definições religiosas, pois como você mesmo diz, não as conheço, mas posso falar com propriedade da nossa igreja católica apostólica romana, erramos sim, padres com problemas de moral, sim, mas não podemos generalizar toda uma igreja comprometida com a sociedade, formadora de opiniões, com um a igreja que pratica e atua na ajuda ao próximo, muitos santos padres que deram a vida por suas comunidades, isso não importa…
    não importa quando muitas mulheres são abandonadas por seus companheiros quando descobrem que estão grávidas, que são orientadas a abortar, e procuram nas igrejas a proteção e orientação necessárias, mas isso não importa…. quando pessoas usuárias de drogas perderão a esperança e o rumo de suas vidas, e são jogadas ao relento, pois os pais e nem seu amigos tem paciência de suporta-los, mas existem comunidades que resgatam esse jovem, cuidam dele trazem de volta a dignidade e o amor, mas isso não importa… não traz ibope, o importante é mostrar os erros…. não importa o Papa, pedir perdão a humanidade pelos erros cometidos pela igreja, mas isso não impota… não dá ibope. O ideal é atacar toda uma religião, afogando-a no seu passado, mostrando somente os erros, mas as coisas boas e o santos isso não mostram. Vou rezar por você, não para que Deus te converta, ou te dê a salvação, não, vou rezar pedindo ao Bom Deus, que lhe traga muito amor e paz ao coração, que seja uma pessoa que ame a vida, que ame ao próximo e não uma pessoa com tanta amargura no coração que só sabe atacar e defendendo-se em uma máscara da ciência…. Que Deus te abençoe com muito amor e paz, fique com Deus.

  • César Augusto:

    Oiced Mocam, desculpe, mas você não respondeu a questão.!! Isto é a ciência (que é totalmente humana e racional) NÃO SABE COMO SURGIMOS, somente TEORIA… SUPOSIÇÃO. Se lermos a Bíblia somente como única fonte de verdade, realmente estaríamos agindo errado, mas quanto a lemos com o livro de história e compreendemos as circunstâncias, situações em que foi escrita, aí sim podemos interpretá-la e compreender toda a mensagem que está contida. Temos que usar da inteligencia para compreendermos Deus, e mesmo assim será impossível, quanto “uma pedra transformar-se em homem.”

    • Cesar:

      César, “teoria” e “suposição” são coisas diferentes em ciência. Uma teoria é um modelo no qual temos toda a confiança possível. Por exemplo, a teoria atômica, que diz que as substâncias são compostas de átomos. Ou a teoria celular, que diz que os tecidos vivos são compostos de células. Ou a teoria gravitacional, que diz que os objetos são atraídos mutuamente pela força gravitacional. É tudo teoria, e é tudo comprovado. Assim como a Teoria da Evolução, e a Teoria do Big Bang.

      Algumas ideias da ciência tem bastante chance de ser verdadeiras, mas não temos confiança ainda que elas não possam ser erradas, por isto permanecem como hipóteses, como a hipótese da abiogênese, a hipótese nebular, a hipótese do grande impacto, etc.

      Se você estudar um pouco vai perceber a tremenda besteira que escreveu aqui.

  • César Augusto:

    Tudo bem, Deus não existe, mas fiquei com uma única dúvida!?
    Se tudo que existe na terra e no universo é uma transformação (nada se cria tudo se transforma) quem criou a menor das partículas, se do nada, não há nada?

  • Menezes:

    Religiões/ Seitas e afins = Poder = Manipulação

    Bíblia e afins = Livro escrito pelos homens = meio pelo qual se faz a manipulação

    Deus = Ninguém sabe, ninguém viu, tudo é simplesmente mera especulação

  • A verdade é muito pior…:

    Ótimo artigo!

    Para quem interessa saber coisas ocultas e ter uma visão diferente do mundo de uma olhada http://www.ocultismodesoculto.com

  • Agildo:

    Primeiramente, quero dizer para todos católicos que tem a ilusão de que a sua igreja é santa, o fundamento da igreja católica de que pedro foi o primeiro papa escolhido por jesus é totalmente errada, a maioria dos católicos não leem a bíblia, se baseiam no que os padres falam, procurem e vejam que a pedra do qual jesus se refere significa ele mesmo, isso quer dizer que jesus criou sua igreja sobre ele mesmo, ele é a pedra. Cristo nao edificaria sua Igreja em cima de um homem (Jeremias 17:5 – Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!).
    Procurem em Mateus 16 e leiam todo o capítulo, para entender o que aconteceu, jesus edificou a igreja na afirmação que pedro deu, de que jesus é o filho de Deus vivo. Resumindo: a igreja católica não foi criada por jesus, Até porque Pedro é um homem muito diferente dos papas, pedro era humilde, e os papas? nem preciso dizer né?, A igreja começou com o papa constantino, um imperador que se auto-intitulou papa, assim como ele era imperador, todos seguiram seus “ensinamentos”, e depois seguiu assim até hoje, e como naquele tempo o paganismo era forte, as coisas da bíblia foi tudo misturado com paganismo, e deu no que temos hoje. Foi \É tanta merda que acontece nessa igreja, que eu acho que o inferno tá de portas bem abertas pra ela, e o cabeça dela é o próprio capeta, infelizmente essa é a grande realidade, não enganem a si mesmo. Busquem a verdade, somente jesus é a salvação.

    • Samoel Bianeck:

      caro Agildo; nota-se em seu texto que entre as igrejas nem elas sabem se tem alguma verdade no que pregam.

    • César Augusto:

      Agildo, acho que você não sabe ler!!! “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra (Pedro) edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16,18). Se Cristo quisesse dizer que Ele é a pedra acho que teria dito, Pedro Eu sou a pedra que edificará a igreja.

    • César Augusto:

      Outra coisa… já que você acha que católicos não leem a Bíblia… A maior revelação da bíblia é o Cristo, por tanto todo o antigo testamento aponta para o Cristo que se revelará e o novo testamento aponta para o Cristo que já se revelou, por tanto, ficar preso em uma leitura fundamentalista no antigo testamento, poderá causar uma interpretação errada da Palavra de Deus, sendo assim todos os protestantes que não possuem Tradição, Magistério e interpretam errado a Palavra é que estão errados. Mas tenho certeza que Deus é amor e por amor perdoa e liberta. Que Maria mãe de Jesus (Deus, 2ª pessoa da trindade), por tanto, queira ou não mãe de Deus, te ajude a refletir melhor.

    • Oiced Mocam:

      “Os três monoteísmos, animados por uma mesma pulsão de morte genealógica, partilham uma série de desprezos idênticos: ódio à razão e à inteligência, ódio à liberdade; ódio a todos os livros em nome de um único; ódio à vida; ódio à sexualidade, às mulheres e ao prazer; ódio ao feminino; ódio ao corpo, aos desejos, às pulsões.
      Em vez e no lugar de tudo isso, judaísmo, cristianismo e islã defendem: a fé e a crença, a obediência e a submissão, o gosto pela morte e a paixão pelo além, o anjo assexuado e a castidade, a virgindade e a fidelidade monogâmica, a esposa e a mãe, a alma e o espírito. Equivale a dizer a vida crucificada e o nada celebrado …”.

      Leitura recomendada: “Tratado de Ateologia”
      Michel Onfray, Editora: Martins Fontes

      “Que deus nos perdoe pelas pequenas piadas que temos feito contra Ele, que nós o perdoaremos pela grande piada que Ele tem feito contra nós”

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Palavra do Senhor: “Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual? Levantai os olhos e vede: Quem criou tudo isto? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome. Tal é a grandeza e força e poder de Deus que nenhuma delas falta à chamada”. (Isaías 40,25).

    • Samoel Bianeck:

      Com todo o respeito meu best freind.
      Deus näo precisa implorar que o love e jamais diria tal coisa.
      Isto säo palavras de alguém muito pequeno.
      Porque Deus que criou o universo precisaria que nos ajoelhesemos diante dele?
      Isto é coisa de imperador tirano, carente de aplausos e lovoures.
      Vamos parar de insultar a Deus!

  • César Augusto:

    Gostaria de relatar que 1º Quem criou as Universidades? 2º Quem sempre incentivou a ciência? 3º Quem sempre freiou as aberrações que surgiam das mentes insanas, querendo ser maior que Deus? Sabe… Deus é maior do que tudo. Seu amor, supera todas as coisas. O Problema é que queremos viver nosso egocentrismo, queremos ter e somente ter… onde o importante sempre é o nosso “EU”. Pra que se preocupar com os outros? Por que se preocupar que existam pessoas passando fome? se o importante é minha mesa estar farta? Pra que me preocupar com os que não tem direito educação, saúde, qualidade de vida? Se o que importa é “EU” tenha sempre tudo isso? São por atitudes assim que pessoas egoístas (e digo a grande maioria) deturpam a mensagem do Evangelho, e como não conseguem ser felizes com a felicidade dos outros… tentam subsidear a a ausência factante do amor em seus corações com teorias, agressões a essas pessoas, que buscam algo, que vai além do seu “EU”. Somo seres Humanos e por tanto falíveis, erramos sim, mas com o amor de Deus em nós , conseguimos levantar nossa cabeça, acreditando que existe um Deus que nos anima e incentiva, a buscarmos com Ele felicidade verdadeira e não a euforia passageira que todas as coisas materiais trazem. A propósito, não é difícil achar pessoas com posses imensas, mergulhadas em depressão profunda, pessoas que são milhonárias que trocariam toda sua fortuna por um simples gesto real e concreto de carinho e amor verdadeiros. Por que será? Vazio de Deus?! Podemos e devemos sempre buscar a Paz, seja em qualquer lugar, ambiente… Que Deus nos ajude a superar todas as nossas dificuldades, e peço perdão se errar com meu semelhante, que Deus sempre permita viver esse amor incondicional que tem por nós de mesma intensidade para com nossos irmãos.

    • Samoel Bianeck:

      Quanto a grandeza de Deus é incontestável.
      É muito difícil um ser humano imaginar quão grande o Deus que criou o Universo.
      Para se ter uma idéia do tamanho de Deus, a ciência nos coloca dados reais para que possamos nos aproximar ou imaginar tal magnitude.
      Vejamos: Se pegarmos todos os grãos de areia que existe em todos os desertos da Terra a eles somarmos todos os grãos de areia que existe no mares da terra, quase conseguimos imaginar a grandiosidade deste número. Eu só imagino mas e muito grande. Como se não bastasse, para se chegar ao número mais exato calculado pelos computadores exigiu-se que multiplicasse todos estes grãos de areia por 100.000 (cem mil).
      Com estes caçulos se chegou a um número mais exato de quantos sistemas ou estrelas, tipo Sol existem no Universo. Atenção porque este número se refere e sistemas e não planetas tipo terra ou luas que giram em torno destes sistemas.
      Como usamos apenas 2% do nosso cérebro, torna-se impossível ter uma imagem real da magnitude do Universo.
      Muito bem; de qualquer forma na nossa incapacidade cerebral, deixamos isto para os “GIGAS” computadores dos centros de pesquisas.
      Agora vem a pergunta, que somente poderá surgir se conseguirmos ter uma idéia desta grandeza, que deve ter sido feito por Deus – da forma que imaginamos.
      Antes porém precisamos tentar imaginar agora o quão pequenos somos, minúsculos seres em um universo? Realmente não temos a capacidade de sequer imaginarmos a nossa pequenez. Praticamente impossível imaginar.
      Agora sim a Pergunta:
      Porque um Deus que criou todo este Universo iria se preocupar com seres infinitamente insignificantes que existe no Universo como nós que estupidamente pronunciamos diversas vezes ao dia. Foi Deus que me salvou!
      Estaríamos na afrontando o poder de Deus ao insinuar que Deus que criou este Universo estaria preocupado com nós?

    • Miguel:

      Caro irmão Cesar Augusto, Peço perdão pelo primeiro voto negativo em seu comentário, pois por falta de atenção acabei clicando onde não devia. Na verdade o meu voto é a favor do comentário, pois concordo plenamente com você. Mais uma vez me perdoe e fique na paz do Senhor.

  • julio césar chaves régis:

    Eu acredito em tudo que está na Bíblia. Creio que ela é a revelação de Deus para a humanidade, MAS, vamos imaginar que a Bíblia seja uma mentira, eu pergunto: O que eu tenho a perder?? MAS, se a Bíblia for realmente a revelação de Deus para a humanidade, O QUE SERÁ DE VOCÊ?? Vai pagar pra vêr? A Bíblia diz que o Juízo (após a morte), é sem Misericórdia, ou seja, o arrependimebto tem que ser nessa única vida. Jesus Cristo mudou ainha vida. Eu não preciso de comentários positivos nem negativos, EU SEI EM QUEM EU TENHO CRIDO. Que Deus abençoe a todos!

    • Samoel Bianeck:

      Legal! Pintou um cifräo nos donos dos impérios das igrejas. Eles gostam de pessoas assim.
      Andar em um caminho com dúvida de que este está no caminho certo é uma coisa, mas andar com um tapa-olho porque alguém o colocou é outra.
      Quanto a pergunta o que será de mim? A resposta é: Estarei sempre a procura da verdade, posso até morrer sem encontrar, mas sempre dexarei claro que o nosso objetivo nesta terra é bem maior do que o atual. Depois da morte niguém sabe, mas como somos matérias, fica entre outras a assertiva de que: És pó e pó voltará a ser. Pelo menos alguém escreveu isto.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, na Luíza Brunnet.

  • Miguel:

    Como já comentei em uma outra reportagem, não sei porque os ditos “ateu graças á Deus” insistem em despejar comentários em matérias sobre religião, pois nota-se que as intenções não são mais do que destilar preconceito, críticas e ofensas à fé alheia. O pior é que tentam se passar por cultos e intelectuais, sendo que, os que usufruem dessas qualidades estão muito mais preocupados com temas mais relevantes á sua condição.
    Se não creêm em nada que não possam ver ou tocar, porque perder tempo com algo que não lhes dizem respeito? Por quê eu gastaria meu precioso tempo digitando um longo comentário sobre algo que não influencia minha vida em nada, já que eu não acredito?
    Não dá para visualizar nada além de puro preconceito e uma certa dose de ódio.

    • Samoel Bianeck:

      O problema näo é a questäo de acreditar ou näo.
      Quem quizer acreditar que a terra é plana pode acreditar, mas näo venha querer queimar e men acusar de bruxos, os trabalhos da ciência.
      Outra questäo é que somos direta mente afetados.
      1 – Atrasos da ciëncia.
      2 – Malandragens em nome de Deus.
      3 – Assassinatos, guerras e homens bombas que matam iludidos que väo ganhar 12 virgens no paraiso.
      4 – Pastores emnganadores na TV ocupando horários que poderiam ser dedicado a ensinar a massa.
      5 – Etc:. Poderia numerar mais de mil malefícios que os que usam e se dizem religiosos fazem a humanidade. Haja Deus!!!!

      Para complementar, ficam chateados com quem tenta abrir o seus olhos.
      Jesuis me acuda!!!!

    • Samoel Bianeck:

      O problema näo é a questão de acreditar ou näo.
      Quem quiser acreditar que a terra é plana pode acreditar, mas näo venha querer queimar e nen acusar de bruxos, os trabalhos da ciência.
      Outra questäo é que somos direta mente afetados.
      1 – Atrasos da ciëncia.
      2 – Malandragens em nome de Deus.
      3 – Assassinatos, guerras e homens bombas que matam iludidos que väo ganhar 12 virgens no paraíso.
      4 – Pastores enganadores na TV ocupando horários que poderiam ser dedicado a ensinar a massa.
      5 – Etc:. Poderia numerar mais de mil malefícios que os que usam e se dizem religiosos fazem a humanidade. Haja Deus!!!!

      Para complementar, ficam chateados com quem tenta abrir o seus olhos.
      Jesuis me acuda!!!!

    • Miguel:

      Realmente você deve ter razão, afinal somos apenas uns poucos bilhões de alienados que creêm em alguma coisa, devemos ser todos cegos, ignorantes. Acho até que somos todos analfabetos e não temos discernimento nenhum. Afinal as atrocidades que vivenciamos ao longo da história foram promovidas sempre por algum segmento religioso e, os intelectuais e ateus sempre pregaram a paz, como Hitler, Lênin, Stálin, Leonid Brejnev, Mao tse tung, Deng Xiaoping, Fidel Castro, Slobodan Milošević e tantos outros “pacifistas” que existiram e ainda existem em nosso mundo.
      Para poupar seu tempo, aviso que não pretendo ficar respondendo a esse tipo de provocação, pois sendo coerente com minhas convicções e com o que escrevi, não vou entrar em debates e contendas que não me dizem respeito. Se creio na criação a evolução para mim é um assunto descartável, pois não mudará minha vida em nada e, portanto não vou perder meu tempo. Um abraço!

    • Samoel Bianeck:

      Como disse um professor de um Universidade dos EUA. As pessoas sempre preferem olhar para escuridäo com medo de ver a verdade e quando alguém coloca a luz a sua frente elas se iritam.
      Mas tudo bem. Esteja certo que voce näo será vomitado de minha boca. Isto somente faço com os mornos e alienados. Gosto de debate e, é nas polemicas que surgem as grandes decisöes.
      Mas, considerando que somos todos ignorantes – isto é uma verdade científica, que graças ao atraso do ciëncia, imposto pelas religiöes, ainda ocupamos apenas 2% da capacidade do nosso cérebro. Pior ainda quando se sabe que destes 2%, com raras excçöes, é ocupado quase em sua totalidade com coisas fúteis ou perversas. Só para näo esquecer, Hitler sempre teve a bençäo Papal em suas açöes- era bastante religioso. Quanto aos outros; näo lebro um que näo teve motivo religioso, até os que queriam acabar com a igreja que existia para implantar outras.

    • Hilton Manoel dos Santos:

      Miguel, o fato de alguém não professar sua religião ou doutrina, não o torna incapaz de opinar sobre ela. E outro grande erro seu é pensar que as atitudes gestadas e paridas pela igreja católica não conseguem abalar a vida das pessoas não ligadas umbilicalmente a ela. Tente comparar com a política e os políticos: apesar de não apoiar o “des”governo que aí está, sou afetado diretamente por todas as suas decisões. Será que ficou claro? Agora, defender o indefensável é dureza, né mesmo? Como é que você pode se colocar ao lado de sujeitos tão corruptos e mal intencionados como os citados nesta matéria, meu querido?

    • Miguel:

      Primeiramente meu amigo você está redondamente equivocado, pois em nenhum momento me coloquei á favor dos facínoras citados na reportagem, mesmo porque sou cristão, mas não católico.
      O que escrevi foi em relação aos comentários dos ditos “ateus”, que tentam passar que é um debate construtivo, mas qualquer pessoa com um pouco de discernimento percebe a intenção preconceituosa e a falta de respeito com a fé dos que acreditam em alguma religião.
      Como já citei em outro comentário, não pretendo ficar debatendo está questão, visto que para mim é improdutivo. Respondi apenas por respeito á sua pessoa, pois foi a primeira vez que você entrou em meu comentário. Um abraço e fique na paz.

  • Samoel Bianeck:

    Que digam Veríssimo, Jabor e outros autores da atualidade. Érico Veríssimo afirma que 80% dos textos atribuídos por ele não são de sua autoria. Quanto a Bíblia, até hoje estão fazendo traduções com o pretexto de adaptar a época, distorcem o sentido. E pasmem; há pastores que fazem textos conforme sua conveniência e jogam sobre a multidão de incautos seguidores os quais gritam em voz alta: Louvado seja a palavra de Deus! Fato que nos leva a acreditar no axioma: “O maior mal da humanidade não é a guerra nem a fome, mas sim a ignorância”.
    Existem testos que atestam que a multidão é hipnotizada diante de um pregador então este cria uma bíblia – a seu bel-prazer.

  • Rene Carvalho:

    Santo.somente JESUS que viveu na terra como homem e nunca teve um só pecado.

  • Miguel:

    Para aqueles que se sentiram ofendidos eu aconselho a analisar os dogmas da igreja católica á luz da bíblia, que como os protestantes a utilizam como sendo a verdadeira palavra de Deus. Palavra essa que condena veementemente a idolatria e não só por adorar imagens, mas em exôdo cap.20 ver.4 a frase principal é NÃO FARÁS. Há também a imposição do celibato e da castidade entre os sacerdotes, sendo que Pedro considerado o primeiro papa era casado e o apóstolo Paulo falando acerca do ministério de bispos, presbíteros e diáconos afirma que “têm que ser marido de uma só mulher”. Sem falar da prostração e reverência diante dos mesmos sacerdotes, sendo que no livro de apocalipse um anjo impediu o apóstolo João de se prostrar diante dele dizendo, “Não faças isso que sou teu conservo, adore á Deus”. Portanto, antes de se sentir ofendido e indignado o cristão deve procurar conhecer o que diz a santa palavra do Senhor, e ver o que está sendo empurrado goela abaixo a mais de um milênio pelo sistema mais tirânico de todos os tempos.
    Que todos fiquem na paz, mesmo os que não creêm.

    • Samoel Bianeck:

      Há sim estou muito ofendido!

      Subtraíram 500 anos de vida!
      Esta da Igreja católica isolar os “Separados” é muito esdrúxula. Quantos apóstolos se apartaram para seguir JESUS? Pedro, Paulo eram casados e repudiaram suas mulheres para seguir a Jesus – Parece-me que isto, não convém aos doutores da Igreja.
      E agora José? Como ficam as Igrejas quanto à prova de que o mundo se abrolhou de uma miúda partícula. E que não houve Deus qualquer ativando esta centelha. A lógica afirma que os mandamentos das igrejas não passam de uma grande comédia. É claro que até esta veridicidade chegue à classe dos que se fazem invisível, não lendo, não assistindo noticiário e principalmente: Seguindo fielmente as orientações dadas pelas eminências pardas, vermelhas e engravatadas das igrejas que dominam horários de TV e rádios, vai demorar um tempinho, mas um dia a verdade chega a todos.
      A igreja já perdeu de atrasar a ciência e, embora com 400 anos exponenciais de crescimento, está mostrando seu poder e já estão extraindo nosso tapa-olho! Há que diga que se a ciência não tivesse sido barrada pelas religiões hoje poderíamos tranqûilamente viver 666 anos. Julgando que deverei viver 166 anos, me roubaram nada menos que 500 anos. E vou cobrar isto. Alguém vai ter que me devolver isto!

  • Didache Tupiniquim:

    O título por si já é uma abominação, pois a Bíblia Sagrada, que a base doutrinária das Religiões da Cristandade, incluindo a Religião Católica Apostólica Romana, em questão, reza que não se deve chamar nem um ser humano de Pai Espiritual, somente YAHWEH DEUS, então este título de Papa que é um título espiritual, e que significa: Pai!Vejam: MATEUS XXIII: 9.

  • naz:

    Helena, olhe a sua volta, em sua comunidade, então encontrará pessoas dos mais diversos credos, alguns excelentes como pessoas, outros bons, outros mais, ruins e salafrarios, quer sejam leigos, padres, pastores, etc. Respeite e se espelhe nas pessoas excelentes ou boas, tente ajudar os ruins e salafras. Não sei onde voce se situa com teus comentários, pois pra mim o meu DEUS é o mesmo de todos e eu o respeito como DEUS que o é em todos os credos, mas não respeitarei qualquer pessoa indigna, em qualquer posto social ou de qualquer credo.

  • Canddido:

    Ninguém tem o direito de julgar toda uma igreja por causa de atos de alguns antes presente nela. Sendo que ta mais que provado que os tempos são outros que enterram todas a historia ruim da igreja.

  • Helena:

    Se essa igreja fosse guiada por Deus, seus líderes (papas) também seriam guiados por Deus, mas vemos que por seus atos diabólicos, eles são guiados por satanás. Abram seus olhos amigos católicos.

  • Helena:

    O papa se assenta no seu trono querendo ser igual a Deus. O papa aceita ser adorado e a igreja católica diz que é superior à Bíblia e que Deus é servo dela(igreja).E pessoas incautas seguem essa igreja com toda a sua podridão. Mas a palavra de Deus nos diz no Apocalipse, a respeito de Babilônia (igreja católica): ” Sai dela povo meu, para que não sejais participantes dos seus pecados”.

    • Samoel Bianeck:

      Até que as Igrejas em seu objetivos social tem seu valor intrínseco. Posso até fazer uma comparaçäo com os sistemas de governo. Neste caso todos eles säo bons; o problema é que sua virtudes säo desfiguradas. Comunismo, Capitalismo säo bons, mas estäo completamente desfiguradas. Vide o caso das Igrejas, Maometismo, Catolicismo, Luteranas ou evangélicas todas estäo completamente desfigurada. Para completar, pregam sobre um Deus completamente desfigurado por elas. Para humanidade isto é simplesmente um atraso.

    • Luciano:

      Deve ser uma idiota fanática, com QI abaixo de zero.

    • Samoel Bianeck:

      Seria bom mandar ela assistir o filme (tratado científico) – DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS).
      ALIÁS TEM MUITAS TEORIAS – PROVAS TAMBÉM! – Tem uma passagem que se afirma ser uma afronta ao Deus que criou o Universo – achar que Ele está cuidando de seres täo insignificantes como nós!

    • Helena:

      Tenho curso superior e passei muitos anos estudando a Bíblia. Portanto QI 0 tem você e todos os seguidores de uma igreja que se apostatou totalmente da verdade . Comandou a santa inquisição onde todos os que não seguiam sua ordens eram executados. Viveu num mar de lama e vendia a salvação através de indulgências. Fechou os olhos ao Holocausto. Hoje vive pagando milhões de dólares de indenização às famílias de crianças abusadas por padres, bispos e tais. Todos os seus grandes templos foram mercantilizados vendendo salvação. E neste “site” seus papas foram desmascarados. O pior cego é o que não quer ver. Porém no meio do povo católico há muitos sinceros que conhecerão a verdade, e sairão dela.

  • Hilton:

    Vejo com muita reserva o comentário (ou seria defes?) dos líderes católicos por parte de seus seguidores. Infelizmente, meus amigos, temos que entender a simples lógica que nos conduz a pensar acerca da responsabilidade daqueles que têm o compromisso de guiar um grupo. Se toda a história da igreja católica se fundamenta no comportamento de seus “representantes”, difíicil aceitar que ela seja este “poço de santidade” tão alardeado por seus seguidores. Ademais queridos, Deus, tampouco Jesus Cristo nomeou religião alguma para disseminar sua filosofia. Todas, sem exceção, são criações dos homens, estes sim, ávidos de poder. Em todos os seguimentos religiosos encontraremos pessoas irresponsáveis, prontas para se apropriarem da possibilidade de conduzir ovelhas incautas. Os falsos profetas estão a infestar todos os meios religiosos, aproveitando-se da ignorância e desejo de progresso fácil. Pensemos na renovação que podemos conseguir a partir de nossa intimidade com Jesus!… Busquemos tornar-mos novos homens!…Esqueçamos os papas, bispos, padres, pastores, cardeais, diáconos, etc. Deixemos que, tal como disse Jesus, “os mortos enterrem seus mortos”!…

  • Samoel Bianeck:

    É simples: Não devemos esquecer os erros do passado – para não comete-los novamente. Esta é a moral da história.

  • Conde de M.C.:

    A Igreja Católica é formada por pessoas pecadoras como nós, então acho que isso já explica os erros!! O homem erra, a Igreja ja não erra pois CRISTO é a Igreja e a Igreja é CRISTO! O PAPA é o chefe da Igreja, representante de CRISTO na terra mesmo ele sendo representante de CRISTO ele pode pecar… O Papa João XII transou com a própria mãe segundo algumas pessoas, ele tinha prostitutas nas catedrais e não deixava nenhuma visitá-lo emoutras cidades da Itália para que conseguisse mais amantes.Ele morreu tendo relações com uma camponesa enquanto o marido dela veio e deu uma martelada em seu crâneo. Irmãos vamos esquecer o erro de pessoas que não eram santas, e lembrar que o mendo anda pra frente e não pra trás!! Olhem pra atualidade, Benedicto PP. XVI (Bento XVI) é um SANTO pois não abaixa a cabeça da Igreja e sempre pronuncia sua voz em favor de todos os seres do mundo.

  • Rolands:

    Uma insituição não é julgada pelo seus membros, mas, sim pelo seus credos. Estude os credos da igreja católica e verá se ela é de Cristo ou não!

  • Marcelo:

    A Igreja não tem medo da verdade, esse Papas fizeram coisas erradas sim, ninguém pode negar tais atos. Mas não se pode julgar um instituição inteira pelos pecados de seus membros. A Igreja Católica é Santa, isso é indiscutível, mas seus membros (Padres, Bispos etc.) são pecadores.
    A cabeça da Igreja é Cristo, atacando a Igreja você está de forma indireta atacando ao próprio Cristo, se a Igreja Católica existe hoje, é devido ao mandamento de Cristo que está sendo obedecido(doa a quem doer), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela, pois se a Igreja não fosse obra Divina, ela já estaria acabada a séculos. Pergunte a qualquer historiador sério sobre os feitos da Igreja, é de se impressionar em ver uma instituição, tão terrivelmente atacada (com conflitos externos e internos, ameaças, mortes, etc. etc.etc.) durante séculos (e ainda sendo duramente atacada) se manter firme e forte em sua missão (levar o Evangelho a todos os povos da terra).

    Nem grandes potências como Impérios (Romano, Persa etc.) Políticas (URSS) entre outros, suportaram durante tanto tempo ataques e pressões, conflito internos e externos, mas a Igreja está ai (sofrendo tudo o que tinha que sofrer), firme, forte e inabalável, isso é um verdade gritante, você aceitando ou não.

  • Paulo:

    Para compreender a infalibilidade que Cristo concedeu a Pedro e a seus sucesores, você deve distinguir entre a pessoa e o cargo de Sumo Pontífice.

    Quando Cristo confiou a São Pedro as chaves do Reino dos Céus, não lhe concedeu a impecabilidade pessoal. Pedro continuou a ser um homem, capaz de pecar, como eu, ou você.

    Tanto assim que Cristo permitiu que Pedro pecasse, como você bem registrou, e mesmo depois de receber o Espírito Santo.

    Por isso, os Papas, pessoalmente, podem ser até assassinos, mas continuam infalíveis, quando ensinam a Igreja toda, sobre Doutrina e Fé, com o poder concedido por Cristo a Pedro, e querendo definir uma doutrina, e proibindo a doutrina contrária.

    Você se engana julgando que o Papa eleito é escolhido por Deus por ser bom. Não. Deus pode permitir, para castigo dos homens, que seja eleito um mau Papa, isto é, um pecador, ou pior ainda, um Papa que governará mal a Igreja. E disso houve já, no passado, infelizmente, vários exemplos. Entretanto, os pecados pessoais desses Papas não afetaram a face da Igreja , que é sem ruga e sem mancha, que é sempre a santa e única Sponsa Christi, na qual devemos querer viver e morrer.

    Portanto Infalibilidade ≠ Impecabilidade

    Cuidado a todos os Católicos mal informados!
    “ Um católico ignorante é um futuro protestante”

  • Vinicius Gabriel:

    Bom! Estamos chegando a 125 comentarios e analizando as postagens ficou evidante que mesmo os que nao creem nas entidades religiosas não se acanham em se envolver em debates como esses. Se realmente fosse algo sem interece e se o catolicismo fosse assim tão despresivel, os que o desacataram devião somente manter distancia, pois errado nao é quem se iludi prcurando um lugar para se acolher, ou tornar a vida menos cruel com a ideia de “paraiso depis da morte”, errado é viver amargamente com a ideia de que tudo acaba, que o homen é ser sepremo, e tentando tornar os fiéis homens amargos também.

  • Aloizio Fagundes:

    Comentar sobre religião é por sua vez muito dificil temos escandalos de todos os lados,pergunto quem deu tanta autoridade a um simples mortal? resposta:o propio homem não deus.

  • BARRIGUDO:

    WILLNEY DICS,PURA VERDADE,QUER TESTAR ATEUS OU CRISTÃOS??É SO CAIR DOENTE OU NO FUNDO DE UM PRESÍDIO QUE ELES GRITAM POR’DEUS’…

  • ZEUS:

    Cegos guiando outros cegos.Humanos sujeito a erros.Maldito o homem que confia no homem…

  • Drycka:

    Gente… porque a surpresa??? Desde que me entendo por gente, entendo também que Igreja é isso… feita pra arrancar o couro dos fiéis, e seus “líderes”, sejam papas ou pastores, “vivem” na hipocrisia, pregando algo que não vivem!
    Mas justiça seja feita! A Igreja Católica pode até ter 07 Papas que não eram tão bonzinhos, mas se formos enumerar os pastores e as congregações “evangélicas”… aff! Precisaríamos de anos para editar uma reportagem ou documentário!
    A Bíblia (livro no qual não acredito muito) diz que a salvação é individual, portanto! Deixem os Papas em paz… pois já morreram e acabou! preocupem-se com suas vidas e leiam os posts sem ofender ninguém que pense diferente de vocês…
    fui…bjinhus a todos

  • César Augusto:

    A Paz de Jesus esteja com todos.
    Realmente alguns nomes da Igreja Católica praticaram podemos dizer “atrocidades”. Só gostaria de frizar que Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina: “Quem não tiver pecado que atire a primeira pedra”. Erramos, mas fomos humildes para pedir perdão a humanidade por nossos erros. O mais importante é que a grande maioria do Papas esforçam-se para “dirigir” a Igreja fundada por Jesus (Mt- 16,17ss). Quero lembrar que Pedro NEGOU CRISTO 3 VEZES, mesmo assim confiou sua Igreja a ele. A Igreja é Santa e pecadora, Santa, porque foi fundada por Jesus, pecadora, porque é dirigida por homens. Utilizar de argumentos do passado para não seguir uma religião, para mim parece desculpa para não comprometer-se com o Evangelho anunciado por Jesus. “Quem quiser me seguir tome sua cruz e siga-me.” Ser Cristão não é fácil, lutar contra injustiça, alimentar os famintos, socorrer os aflitos e doentes, são apenas algumas das atitudes praticadas por muitos católicos, “que não aparecem na mídia”, pois que sua mão direita não saiba o que a esquerda fez”. Buscamos viver o Evangelho, não se preocupando com fama ou popularidade. Rezamos para que a humanidade possa conhecer o Evangelho ensinado por Jesus, levando-o a todo o mundo. Deus peço-te, que ajude-nos a conseguirmos nosso objetivo de Cristão, amando nossos inimigos, praticando a justiça e caridade, mas Senhor se por algum motivo nós cairmos, ajuda-nos a levantar novamente e buscar com misericórdia a santidade. “Deus nos salvou e chamou para a santidade, não em atenção às nossas obras, mas em virtude do seu desígnio, da graça que desde a eternidade nos destinou em Cristo Jesus,” (2Tm 1,9), Deus abençoei a todos.
    César Augusto

  • Flávia:

    o nome de joão paulo segundo em latim é ioannes pavlvs secvndo
    veja a conta usando os números romanos
    i o a n n e s = 1+0+0+0+0+0+0 = 1
    p a v l v s = 0+0+5+50+5+0 = 60
    s e c v n d o = 0+0+100+5+0+500+0 = 605
    1+60+605 = 666 o nome calculado como o apocalipse diz

    AQUI ESTÁ A PROVA
    ESSE PAPA NÃO FOI UM SANTO E SIM UM SATANISTA!

  • Flávia:

    PESSOAL ACREDITEM…NA BIBLIA FALA SOBRE AQUELA BESTA QUE SUBIRÁ DO ABISMO!ESSA BESTA TEM UM NÚMERO,O NÚMERO É 666,É O NÚMERO DE UM HOMEM
    E NO LATIM OS NOMES DAS PESSOAS PODIAM SER SOMADOS COMO NÚMEROS
    ENTÃO FIZERAM ISSO COM OS NOMES DESSES 7 PAPAS,E O UNICO QUE DEU 666 FOI O PAPA JOÃO PAULO…ISSO QUER DIZER!QUE ELE VIVERÁ DE NOVO (OBS:ELE JÁ ESTÁ MORTO).ELE SERÁ USADO POR SATANÁS PARA VOLTAR A VIDA E ENGANAR OS POVOS DO MUNDO TODO!MAIS GENTE ACREDITEM EM MIM POR FAVOR…ELE SERÁ UM DEMONIO USANDO UM CORPO PARA AFASTAR AS PESSOAS DE DEUS,MAIS NO FINAL JESUS VENCERÁ E SÓ LEVARÁ COM ELE AS PESSOAS QUE NÃO CAIRAM NA LADAINHA DA BESTA! POR ISSO GENTE QUANDO ISSO ACONTECER..NÃO FIQUEM MARAVILHADOS COM AQUELE HOMEM QUE VIA DIZER QUE VOLTOU DA MORTE!POIS ELE SERÁ SATANÁS..A BESTA DE SETE CABEÇAS COM A FERIDA…NÃO CAIAM NA DELE QUANDO ISSO ACONTECER!
    FIQUEM COM DEUS,E NÃO DEBOCHEM DISSO…POIS ISSO ACONTECERÁ!

  • Vaid:

    Acho importante trazer à lembrança estes fatos históricos, não para promover o linchamento moral da Igreja Católica, mas sim, para que haja uma reflexão melhor de todos aqueles que desejam se tornar seguidores de qualquer tipo de fé, doutrina ou religião. A moral de seus líderes devem ser questionadas, combatidas, pois acambam refletindo de forma equivocada o conteúdo moral, a característica geral da instituição ou organização de pessoas. Não é sem motivo que somos vistos no exterior como o país da prostituição e com uma gestão administrativa corrompida. Além, é claro, de todas as falhas das Igrejas Católica, Evangélicas e outras instituições religiosas ou não.
    Ótima matéria!

  • jernei:

    Independentemente de qualquer credo, creio que não existe ser humano santo, nunca existiu e nem existirá, pois todas essas coisas foram inventadas por humanos: religião, pecado, salvação, papa,santo, igreja, ciência, etc. Na realidade tudo que o homem cria ou inventa é passível de falhas, erros e desvios de conduta. Os desvios de conduta de padres, pastores, políticos (os mais safados), policiais, médicos, advogados(os mais safadosII)acontecem há milênios e vão continuar acontecendo. Quem não devia se desviar da conduta ou da ética preconizadas eram os cientistas, mas até eles se desviam.

  • Celso Machado:

    Só foram sete? não seriam 70 vezes 7? 🙂

  • jose:

    LAMENTÁVEL VER TANTAS OPINIÕES DIVERGENTES E PIOR AINDA COM TANTOS ERROS DE PORTUGUÊS. SERÁ QUE PESSOAS COM TÃO POUCO CONHECIMENTO DA SUA PRÓPRIA LÍNGUA SABE O QUE ESTÃO FALANDO?

    UMA COISA É NECESSÁRIO DEIXAR BEM CLARO: JESUS CRISTO ESTÁ VOLTANDO E NÃO É BOM PERDER TEMPO COM BANALIDADES E SIM PREPARAR-SE PARA ENCONTRAR COM ELE.

  • Adilson Giffoni:

    Cara Natasha Romanzoti,

    Edir Macedo Bezerra ou simplesmente Edir Macedo dono de várias empresas no Brasil e no exterior algumas muito conhecidas como: TV RECORD e a IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS.

    Criou uma igreja e constituiu uma fortuna em poucos anos feito que a igreja católica realizou em séculos.

    Assistam aos videos:
    http://www.youtube.com/watch?v=1dRnRTSOTFw
    http://www.youtube.com/watch?v=shv9Dus5rgU&feature=related

    Eu acho que isto basta. Não podemos julgar podemos apenas apresentar os fatos.

  • Germano:

    Colegas,

    Não consigo ver a igreja católica pagando por nenhuma crueldade que foi ou vem sendo feita.

    Na verdade, ainda sustentam um sistema hierárquico inútil, cheio de pompas, que exige cada vez mais um absurdo de recursos. Estes são extorquidos, muitas vezes, da aposentadoria miserável de pobres senhoras idosas inocentes (como a minha avó) para manter homens desocupados por opção.

  • Anyse:

    É muito interessante demonstrar outra vez que a Igreja é feita de homens pecadores, não muito diferentes de mim ou de você… Acho que a Igreja Católica já pagou um bocado pelos seus inúmeros sacrilégios, claro que nunca vai poder mudar o passado, mas Joao Paulo II foi um Papa Santo, que mesmo sem ter tido culpa das loucuras que a Igreja Católica já praticou, pediu perdão à humanidade.
    Mas uma pessoa que afirma que não é católica por causa de coisas que outros “católicos” fizeram, essa não é uma pessoa inteligente.

    • CLAUDINEI:

      SANTO NADA O CARA ACEITA UMA MARCA DA SACERDOTIZA DE SHIVA NA TESTA USA UMA CRUZ VERGADA QUE FOI FEITA PELOS SATANISTAS PARA ZOMBAR DE CRISTO REI, ESSE SO MESMO SANTO DO PAU OCO E BEM OCO
      SERIO MESMO SOU CATOLICO MAS ESSA RELIGIAO DEVERIA SER CHATOLICA ABESTOLICA COM TODO PAGANISMO ROMANO

  • Rodrigo Paim:

    Os homens mais santos da Igreja … não quero nem saber o resto

  • Renata:

    Que graça o Sr Vinicios querendo defender a igreja católica…Não são somente algumas manchas, e sim uma culpa de sangue muito grande, sangue de inocentes, que nenhuma benfeitoria que a religião faça irá apagar. Não adianta querer tapar o sol com a peneira porque a verdade está aí e é incontestável.

  • André:

    De certa forma, os Papas são os sucessores dos Imperadores Romanos, só que numa Europa ainda mais obscurecida… Roma era uma civilização bizarra, e foi derrotada pelos bárbaros, ainda mais… por assim dizer… bárbaros =) Com a ascenção dos bárbaros aos postos de poder na Europa, em lugar dos generais romanos, o poder em Roma se desloca dos Imperadores para os Papas… daí, natural que os últimos herdem também a personalidade dos primeiros… =)

    Uma reclamação: Faltou na lista o Papa que se associou ao fascismo italiano, abençoando suas atrocidades…

  • Marcelo:

    Pesso sua autorização para publicar no meu blog.
    http://o-grande-conflito.blogspot.com/

  • Thiago:

    Vinicius, até gostei do teu comentário, mas me ofendeu mesmo o teu português.

  • Germano:

    Vinicius Mota,

    0) Vinicius IV (1995-2011)———————
    Conhecido como o Papa que assassinou e esquartejou a língua portuguesa.

  • Val Brand:

    Acredito em Deus e tenho o Sr. Jesus como meu único e suficiente salvador, mas não sigo e não acredito em (nenhuma) religião.
    O Papa é tratado como um Rei, ele habita um castelo adornado de pérolas e ouro. Os falsos pastores também proliferam e enriquecem às custas da miséria dos seus seguidores.
    É claro que não podemos generalizar, devem existir bons padres e bons pastores… Quando eu conhecer um padre ou um pastor que não arranque o couro das suas ovelhas, eu colocarei neste post, por enquanto… Fui………..

  • Rhuan:

    Omg, eu não gosto de frequentar religiões, mais adoro estudar sobre o assunto e realmente é assustador o caso do ultimo padre.
    ele era paranoico.

  • Vinicius Mota:

    Cara Sra Natasha Romanzoti
    É visivel sua nacassidade de cravar o dedo na ferida da igreja católica, nao sei se fais isto porque é PROTESTANTE ou ATEU, bom seja lá o que for se foi capas de reunir augumas das manchas da igreja de sao Pedro tenho sertesa que se abrir bem os olhos conseguirá ver também que esta é a que alimenta os famintos cura os infermos e acolhe os desabrigados, já a tao “santa” igreja protestante fas isto em escala bem menor não é?(deve ser porque nao sobra dinheiro das mançoes dos “patores”)
    Achei curioso a senhora citar o seguinte trecho: “Martinho Lutero contra os métodos inescrupulosos da igreja para arrecadar fundos baseados no medo das pessoas de não ir para o paraíso”, mas esse nao é um metodo muito semelhante ao que os protestantes estao usando ainda hoje?? ou seja a parte facil (apontar os erros) foi feita, mas e a dificil(fazer diferente) como fica??
    Pesso dasculpas aos que se sentirao ofendidos, é só um pronunciamento de quem se ofendeu com voces.

    • Cesar:

      Acho que você tem um problema, está disputando quem é mais sujo, o presente dos protestantes ou o passado dos católicos…

      A propósito, nenhuma igreja luterana está envolvida neste caos de teologia da prosperidade (“dê tudo que tu tem para nós – ahem, quer dizer, para deus, que você vai ficar rico”).

      A venda de indulgências e lugares no céu foi uma coisa vergonhosa, é só admitir isto e seguir adiante. A propósito, originalmente Martinho Lutero não tinha a intenção de criar uma nova igreja, mas de reformar a católica.

  • alex:

    A salvaçâo é umdom gratuito de Deus pela fé em Jesus Cristo efesio 2:8,9. Nâo existem purgutório cristo já pagou nossos pecados e nós nâo precisamos pagar mais nada leia Isais 53 e verás que que ele já pagou todas a nossas dívidas. Purgatório foi inversão do papa gregório, essa afirmação está anulando amorte vicaria do nosso salvador, se eu tenho que purgar meus pecado suponho entâo que cristo morreu envão,não, devemos examinar cuidadosamente as escrituras. leia 2pedro 2:1,2,3,4,5,6.

  • alex:

    gostaria de comentar sobre este asunto covosco

  • Samoel Bianeck:

    O problema é a segueira religiosa:
    O Papa é Deus, o Pastor é Deus, que escreveu a bíblia oi Deus, o Alcorão o Javé….
    As referências atitudinais e psicológicas entre o fundamentalismo religioso de quaisquer denominações – sejam os evangélicos, católicos, islâmicos, judeus, umbandistas, candomblecistas, espíritas, etc – e o empregado convertido ao cultismo das organizações empresariais no mundo dos negócios guardam visíveis semelhanças.

    Por exemplo: a vida, no seu sentido mais amplo, não é um valor por si mesmo, a não ser quando associada ao coletivo dos crentes para os religiosos e aos colegas de trabalho para o empregado da organização deificada. Só na integração e na participação com seus semelhantes – na comunidade religiosa ou na organização corporativa – o indivíduo se sente pessoa, preserva o seu próprio eu.

  • JAN PIN:

    Debate entre evangélicos (protestantes) e católicos sobre a Biblia e o purgatório:

    O problema com os protestantes é que eles só podem aceitar o que está escrito na Bíblia. Isso é o mesmo que dizer que após a ressurreição de Jesus Cristo Deus sem matem em absoluto silêncio.

    Que quer dizer os protestantes com isso? Que só vale o que está na Bíblia?

    Leia com atenção porque isto está escrito na Bíblia também:

    Ora, na própria Bíblia está escrito que “Muitas outras coisas há que fez Jesus, as quais, se se escrevessem, uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que seria preciso escrever” (Jo. XXI, 25). Logo muitos outros feitos por Jesus mantidas na historia graças a “tradição” cristã que não está escrito na Bíblia mas se matem na doutrina Católica justamente porque tem ensinado “passado” de uma geração para outra.

    Portanto, nem tudo o que Jesus fez está na Bíblia.
    E São Paulo escreveu:

    “Permanecei, pois, constantes, irmãos, e conservai as tradições que aprendestes ou por nossas palavras ou por nossa carta” (II Tess. II, 15).

    Portanto, São Paulo afirma que nem tudo o que ensinou está na Sagrada Escritura, pois manda que os cristãos guardem as tradições que lhes transmitiu por palavras, além do que ensinou por cartas.
    Se você procurar em nosso site, encontrará outras respostas a protestates a quem tenho explicado tudo isso que, agora, lhe escrevo de novo. Consulte nosso site e leia as cartas refutando as loucuras protestantes.
    Quanto ao purgatório, a posição do auto denominado pastor que você cita se fundamenta no erro luterano de que todos os pecados são iguais, que não há pecados graves e pecados leves.
    Pergunta ele: “o que podemos entender por “faltas leves? ”
    E depois, quase no final de sua mensagem, diz ele:

    “Em verdade vos digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23.43). Esta foi a resposta que Jesus deu ao ladrão que se mostrou arrependido e clamou por salvação. Ora, aquele ladrão com certeza carregava o peso de muitos pecados, pecados leves e pesados.” (O negrito é meu. A contradição é dele).

    Mas então, admite ele que há pecados pesados e outros leves?
    Que existem pecados maiores e menores, está na Bíblia. Por exemplo, “O que me entregou a ti tem maior pecado “, disse Cristo a Pilatos. (Jo XIX, 11)
    Então, como esse tal de Airton afirma que crê só no que está na Biblia e nega que haja pecados de diferente gravidade, quando a própria Bíblia ensina que há pecados maiores e menores?
    Você vê, meu caro Carlos Alberto, como agem esses protestantes . Eles manipulam a Bíblia para enganar os católicos, citando alguns textos e ocultando outros.
    E, provado que há pecados maiores e menores, tudo o que ele diz cai por terra.
    Cristo ensinou ainda que há desigualdade nos pecados quando disse aos fariseus que eles reparavam num cisco no olho do próximo e não viam a trave no próprio olho. (Cfr. Mt. VII, 3). Logo, há pecados que são como um cisco e outros que são como uma trave. E Cristo condenou os fariseus que “coavam um mosquito e engoliam um camelo” (Mt XXIII. 24).
    Mentiu, pois o pseudo presbítero ao dizer que não há pecados leves e graves.
    Não fazer a distinção entre pecados leves e graves leva a considerar Deus ou excessivamente duro, porque condena por uma pequena falta, ou excessivamente mole, porque nada puniria.
    O autor que você cita se estende em considerações tentando provar que nã existe o purgatório.
    Em primeiro lugar, ele diz que o livro dos Macabeus não é válido, não seria inspirado. E a prova que ele dá para isso é que “Macabeu, como os demais apócrifos, nunca foi citado por Jesus, nem por qualquer livro canônico.”
    Jesus não citou todos os livros da Bíblia; entretanto, eles continuam válidos. E quem decide quais são os livros inspirados e que devem fazer parte da Sagrada Escritura? Os homens? Não. Quem decide isso é a Igreja, e ela definiu quais os livros que pertencem ao canon revelado. Lutero e os protestantes negaram o valor dos Macabeus exatamente por isso. Mas o livro dos Macabeus fazia parte da chamada Bíblia dos Setenta que Cristo normalmente citava.
    É o protestante quem decide:

    “Noutras palavras, o livro de Macabeu não é considerado de inspiração divina, não servindo, portanto, para o conhecimento da verdade e crescimento espiritual. Ademais, os apócrifos foram escritos entre Malaquias e Mateus, ou seja, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, período em que cessou a revelação de Deus”.

    Cessou? Quem decidiu isso? O protestante que se auto intitula “presbítero da Assembléia de Deus”?
    Ao tentar rebater o texto de São Mateus que afirma Mateus 12.32: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”, diz o pseudo “presbítero”: Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo”. Nada indica sobre a possibilidade de, no Purgatório, as almas serem perdoadas. Ademais, o texto fala que TODOS OS PECADOS serão perdoados (qualquer tipo de pecado), não havendo chance de os arrependidos levarem consigo “faltas leves” para serem queimadas.”

    Ora, o texto afirma que os pecados contra o Espírito Santo nunca têm perdão, nem aqui, nem no outro mundo, enquanto que outros serão perdoados no mundo futuro.
    Pecado perdoado não significa que ficará impune. Os pecados que nos são perdoados acarretam punições. Deus nos perdoa a pena eterna, o inferno, mas isso não significa que teremos perdoadas as penas temporais que os pecados nos acarretam. Davi, mesmo depois de perdoado, foi punido por Deus.

    “Também o Senhor transferiu o teu pecado: não morrerás. Todavia, como tu pelo que fizeste deste lugar a que os inimigos do Senhor blasfemem, morrerá certamenteo filho que te nasceu” (II Samuel, XII, 13-14).

    E os judeus que viram no deserto os milagres feitos por Deus, e nem assim agiram bem, Deus os perdoou pela súplica e intercessão de Moisés, mas determinou, mesmo depois de te-los perdoado, que sofreriam uma punição: nenhum deles entraria na terra santa (Cfr. Deuter. XXXIV 1-5).
    E ao próprio Moisés, que era santíssimo, Deus puniu, não permitindo que ele mesmo chegasse à terra prometida porque duvidou, um instante, do poder de Deus (Cfr. Num. XXVII, 12-15; Dut, XXXII, 51).
    Portanto, mesmo o pecado que nos é perdoado continua a exigir uma compensação. Permanece uma dívida que pagamos ou nesta vida com penitências e sofrimentos, ou na outra , no purgatório.
    O pseudo prebítero assegura que “O Purgatório seria a porta de entrada do céu, a sala de espera. O Purgatório seria certeza de salvação! O dogma diz isso. Então, fica a pergunta: faz alguma diferença rezar ou não rezar pelos entes queridos que padecem no Purgatório? Com reza ou sem reza não irão para o céu? Com ou sem reza, esmolas, penitências ou velas não estão salvos? Tem algum cabimento orarmos por almas que já estão com passagem comprada para o céu? Os fiéis economizariam milhões de dólares diariamente se as rezas do sétimo dia fossem suspensas.”
    É verdade, sim. As almas do purgatório já tem a salvação garantida. Não são as nossa orações por elas que as salvam. Nossa orações por elas apenas abreviam suas penas no purgatório, já que por si, elas já não podem ter méritos.
    O que o autor nega é que as almas possam merecer umas pelas outras, tal como Cristo mereceu por nós.
    E depois de negar o dogma da Comunhão dos santos, o tal “presbítero” Airton vem fazer uma lição de economia capitalista, lamentando o dinheiro gasto com velas e rezas.
    E comentando o texto de São Paulo: “Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (I Cor III, 15), diz ele:

    Apenas para constar:
    Não foram o Protestantes que catalogaram(escolheram) os livros que compõe a Bíblia. Foram os Católicos e isso levou mais de 200 anos!
    Finalmente não confundam traduzir com catalogar livros que compões a Bíblia Sagrada.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    FICO IMAGINANDO SE ESSAS DISGRACEIRAS FOSSE CASOS DENTRO DO PROTESTANTISMO, CERTAMENTE JA TERIAM SIDO BANIDOS.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “O homem pode ser fraco ou mau em seus pensamentos, sentimentos e atos, mas nunca em sí próprio, pois a natureza humana em si é boa e forte”. (Ramana Maharshi).

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    César Santos, realmente está escrito na Bíblia em 1João 4, 7-8: “Queridos amigos, amemos uns aos outros, porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não o conhece, porque Deus é amor”. Ninguém pode se aproximar de Deus com o coração cheio de ódio, rancor e mágoas. Porque como está escrito, Deus é amor. Nós somos responsáveis por nossos próprios atos e palavras. Deus é tão infinitamente sábio que coloca à nossa frente “água e fogo”. Muita gente prefere o “fogo”. Milhões de pessoas estão passando fome nesse momento. Mas os grandes milionários desse mundo fingem que não sabem. Por isso, Jesus disse ao homem rico que o abordou: “Se você quer ser perfeito, vá, venda tudo o que tem, e dê o dinheiro aos pobres, e assim terá riqueza no céu. Depois venha e siga-me”. (Mt 19, 21). Essa vida é passageira, além de ser imprevisível. A vida que Deus tem preparado para os que praticam a Justiça e o Amor é eterna. Por isso, um bom conselho: prefiram a água, porque o fogo queima.

  • César Santos:

    Ahh é esqueci, a biblia fala que o pecado não tem poder sobre a morte, todos que morrem tem o pecado perdoado porque Jesus pagou por isso, e o salario do pecado é a morte, ninguem fica preso pagando por pecado leves ou grandes.. Estudem a Biblia. Pra não serem engandos, mais como estudar a biblia, tem um livro chamado; O que a Biblia Realmente Ensina.

  • César Santos:

    Tão tudo doido, a biblia fala que deus é um Deus de amor, como é que um Deus de Amor, punir um filho (que seria nós) num lago de fogo, purgatorio não exite, a bilbia compara a morte como um sono profundo (Eclesiate 9:5,6,10; Salmos 146:4), tu fala que quando uma pessoa morre continua vivo, é mentira, quando lazaro morreu o proprio senhor Jesus, comparou a morte de Lazaro num descanso e sono profundo, traduzindo a blibia não ensina que exite Inferno, purgatorio, estudem a biblia pra não ser enganado, O Proprio senhor Jesus disse que nos ultimos dia virão falsos cristos, e tá cheio; é só ligar a TV e o Radio.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Eduardo, realmente, Jesus Cristo realçava seus ensinamentos, afirmando: “Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça”, como bem lembrou o Pedro. O Senhor Jesus nos ensina que devemos sempre entrar em acordo com o próximo, pois caso contrário, ao fim da vida seremos entregues ao juiz (Deus), que nos colocará na prisão (o que a Igreja Católica denominou de purgatório); dali não sairemos até termos pago à Justiça Divina toda nossa dívida. A condenação nesse caso não é eterna, como ocorre no inferno. Em 1Pedro 3, 18-19, indica-nos também a realidade do purgatório: “Pois o próprio Cristo morreu por vocês. Uma vez por todas ele morreu pelos pecados; um homem bom pelos maus, para nos levar à Deus. Ele morreu no corpo, mas foi ressucitado no espírito, e no espírito foi e anunciou o Evangelho aos espíritos que estavam presos. Estes eram os espíritos daqueles que não tinham obedecido a Deus, quando ele esperou com paciência nos dias em que Noé estava construindo o barco. As poucas pessoas que estavam no barco, oito ao todo, foram salvas pela água”. Em 1Pedro 4, 6 mais uma evidência da existência do purgatório: “Foi para isso que o Evangelho foi anunciado também aos mortos, para aqueles que foram julgados em suas vidas aqui na terra, como todos os homens são julgados. O Evangelho foi anunciado também a eles, para que em sua vida espiritual vivam como Deus vive”. Em Lucas 12, 47, existe mais uma referência ao purgatório: “O empregado que sabe qual é a vontade do patrão, mas não se prepara, e não faz o que ele quer, será castigado com chicotadas bem fortes. Mas o empregado que não sabe o que o patrão quer, e faz alguma coisa que merece castigo, esse será castigado com chicotadas fracas”. Em Mateus 12, 32, Jesus Cristo dá a entender que alguns pecados serão perdoados depois da morte: “Se alguém disser alguma coisa contra o Filho de Deus, será perdoado; mas quem falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem nesse mundo, nem no mundo que há de vir”. Na “prisão” ou limbo dos antepassados, onde os espíritos dos antigos estavam presos, e onde Jesus Cristo foi pregar o Evangelho, a Igreja Católica viu a figura do purgatório. O texto indica que Cristo foi pregar àqueles que outrora, nos dias de Noé, tinham sido rebeldes. Temos, portanto, um “estado” onde as almas dos antepassados aguardavam a salvação. Não é um lugar de tormento eterno, mas também não é um lugar de alegria eterna na presença de Deus. É um “lugar” onde os espíritos aguardavam a salvação e purificação na presença do próprio Cristo.

  • Eduardo:

    Boa noite a todos. Obrigado Miqueias, pelo elogio.

    Pedro, permita-me explicar a minha posição. Não vejo a minha posição como sendo fundamentalismo e sim como defesa da Bíblia.

    Como pessoa, eu estou convencido de que existe uma verdade no que tange a religião e sinceramente acredito que essa verdade se encontra na Bíblia.

    Realmente, como o senhor disse, palavras matam, mas isso de maneira alguma pode se referir a Bíblia. Ela mesmo diz metaforicamente que sua palavra é mais afiada que uma espada de dois gumes (que tem corte nos dois lados) e que penetra fundo, até alcançar a alma – Hebreus 4:12.

    Ela também revela sobre si mesma que TODA a escritura foi inspirada por Deus e que é muito proveitosa para muitas coisas, tais como para ‘endireitar’ e ‘repreender’. – 2 Timóteo 3:16-17. Ou seja, ela ensina a fazer as coisas do modo certo do ponto de vista do nosso criador.

    Isso quer dizer que ela derruba filosofias e tradições implantadas por religiões e que não vieram de Deus. E derruba mesmo. É somente para isso que ela existe. Para nos ensinar o caminho certo. Caminho que Jesus se referiu como sendo estreito e apertado. Mateus 7:13-14.

    Isso, Pedro, NÃO tem nada haver com ser fundamentalista, fanático ou qualquer outra coisa. Como já postei aqui outras vezes, eu respeito muito a fé de quem é católico. Tenho católicos na família. Mas com sinceridade, um exame mais sério do que a Bíblia realmente ensina, entra em choque direto com a igreja católica.

    A propósito, sobre a citação que o senhor fez sobre a Bíblia dizer que Deus é Deus de vivos, mas não de mortos, está correta. Está na Bíblia e confirma os textos que citei.

    Jesus ensinava ali sobre a ressurreição para um grupo de religiosos que não acredita que isso fosse possível. Então Jesus citou textos antigos das Escrituras hebraicas (conhecido como Velho Testamento) e então concluiu com as palavras mencionadas. Fenomenal! A Bíblia diz que as pessoas ficaram fortemente impressiondas com este ensino. Confira aí, por favor: Mateus 22:23-33.

    Jesus disse isso porque para Deus, a ressurreição dos mortos é tão certa que é como se tais servos fiéis dedicados estivessem de fato vivos, ou como Jesus disse de Lázaro, apenas dormindo. 😉

    Boa noite.

  • miqueias charles:

    Parabéns Eduardo,sinto determinação nas suas palavras,veja também sobre a inquisição,sec.XII…XIII…E conivência do Vaticano nas duas grandes guerras mundiais,que levaram aos campos de concentração os judeus ciganos e outros infelizes.E os casos de abusos com crianças já num período bem recente e que lei nenhuma os condena???

  • Pedro:

    Eduardo, não seja fundamentalista. “Quem tem ouvidos para ouvir ouça’ , dizia sempre Jesus, ao encerrar suas palavras. Se alguém for interpretar ao pé da letra a Bíblia, sai de baixo, hein! ‘A letra mata, o espirito é que dá vida’. Nosso Deus não é deus de mortos, mas DEUS DA VIDA. É interessante que o fundamentalismo sempre rouba textos para seus próprios interesses. E o grande mote deve ser o AMOR, A VIDA e a Vida em plenitude. Fica com Deus.

  • cristiano:

    Salve galera…

    Excelente trabalho!

    só um detalhe… a data de nascimento do Papa Julio II está errada… o correto é 1443, de acordo com a Wikipedia! Aquele abrass

  • Eduardo:

    Sr. Everton. Boa noite, novamente.
    Agradeço ao senhor pela resposta e por expor seu ponto de vista. Não estou aqui para causar desconforto, mas como é um fórum livre, me sinto a vontade para expor o que eu conheço.

    A palavra “Purgatório” não existe na Bíblia e nem o seu ensino nas entrelinhas conforme sugerido. Se o senhor der uma boa conferida na sua Bíblia poderá analisar a fundo o que realmente acontece quando morremos. Aliás, essa é uma das mais profundas perguntas com que se confronta a humanidade.

    Sobre esse assunto ela é muito clara quando afirma que os mortos não estão conscientes de nada (há várias religiões de denominações diferentes que entendem corretamente esse fato e ensinam os seus seguidores)

    Vamos aos textos mais conhecidos: Eclesiastes 9:5-10. Diz ali que os mortos estão inconscientes. Ou seja, não sabem de nada. Não têm mais amor, nem ódio. Nem recordações. Porque tudo foi esquecido.

    Isso é melhor entendido no Salmo 146:3, 4. Aqui notamos que no momento da morte, nossos pensamentos apodrecem, perecem, acabam, findam, etc.

    E nessa linha de raciocínio, a Bíblia vai mais além e explica para que ninguém fique com dúvida o que é a morte, ao compará-la a um sono. Quer ver? Confira aí: Salmo 13:3.

    Também quando Jesus ressuscitou Lázaro, referiu-se a ele como alguém que estava dormindo. Não disse que ela estava no céu, no inferno, ou nesse tal purgatório. Quando ele disse que Lázaro dormia seus discípulos não entenderam então porque ele tinha que viajar para onde Lázaro estava. Foi aí que Jesus falou de modo mais claro sobre o que estava acontecendo. João 11:11-14.

    Evidentemente que essa verdade pura não deve nos apavorar, porque a Bíblia sempre apresentou uma solução para quem está morto. Como vimos aí no último texto que eu citei, uma ressurreição é possível. Afinal, pare e pense: se quem morre continuasse “acordado” ou “vivo”, para que ressuscitar? Pesquise a origem e o significado da palavra “Ressurreição” e entenderá melhor o que acontece.

    Outro ponto é que o Salmo 115:17, como já havia citado, ensina que quem morre não louva a Deus. Derruba a idéia de que os mortos estão no céu (os bons)

    Os que vão para lá, terão que ser ressuscitados primeiro. Voltar a viver. 🙂

    Boa noite!

  • Um cara qualquer:

    Mais um artigo cheio de discuções entre crentes e ateus…

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Eduardo, na Bíblia não existe a palavra purgatório. Existe um local onde as pessoas que cometeram pecados leves e não se arrependeram antes de morrer, estão lá pagando por esses pecados. Existem vários trechos na Bíblia indicando a existência desse local. O própio Jesus Cristo se referiu a ele: “Entra em acordo com teu adversário, enquanto ainda estás a caminho com ele; não aconteça que esse adversário te entregue ao juiz, e o juiz, ao policial, e sejas lançado na cadeia. Em verdade te digo: de lá não sairás enquanto não tiveres pago o último centavo”. (Mateus 5, 25-26).

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Jaci, a palavra católico é derivada do grego catholikos que significa universal.

  • milena:

    eu nao comento aspectos religiosos pois é um assunto muito delicado, cada um segue e respeita o que quer…

  • thiago:

    Os comentários são a melhor parte desse post.
    Eu espero que um dia as pessoas se livrem dessas bobagens de igreja e sejam mais conscientes.
    Vivam melhor e façam um mundo melhor, vocês não precisam disso.

  • Juvanildo:

    Aí esqueceram de colocar o Bento XVI, sujeito do mal. Esse camarada é acusado de ser conivente com atos de pedofilia e tem um irmão que cometeu varios atos de crueldade com crianças.

  • O Comentarista:

    Nem os próprios católicos conhecem a sua religião.

    “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas…”
    Sun Tzu

  • jaci:

    jesus foi quem criou a primeira igreja católica. a palavra catolica em latim quer dizer cristão! e o que vem depois disso vcs sabem…

  • Eduardo:

    Sr. Everton: ainda pesquisando o assunto, achei fontes afirmando que Agostinho acreditava que as crianças não batizadas iam para o inferno…

    Procure o senhor mesmo na internet. É fácil. O google ajuda bastante.

  • Eduardo:

    Prezado sr. Everton, primeiramente, boa noite.

    Padres católicos ensina sim, que crianças não batizadas vão para o inferno se morrerem. Ensinaram isso para uma pessoa muito achegada a mim que com razão caiu fora dessa igreja, mas não antes de entrar em profunda depressão e quase morrer junto com a sua filhinha que tinha somente 3 dias de vida e nem mesmo saiu do hospital.

    Ainda bem que ela conheceu a verdade sobre esse assunto e seu sofrimento ficou somente relacionado a perda da sua filha, não ao fato de um Deus de amor ter mandado a criança pro inferno!!!

    Agora, como gosto de ser verdadeiro no que falo, procurei o assunto na internet, em fontes oficiais católicas. Uma dessas fontes realmente diz que a criança não vai para o inferno, mas para o limbo, que segundo essa mesma igreja ensina não é nem o céu e nem o inferno. – é o famoso purgatório. Já ouvi falar, não é?

    http://defesacatolica.org/index.php?option=com_content&task=view&id=176&Itemid=28

    Fica claro que nem mesmo entre seus líderes, padres, bispos, e outros, o assunto é conciso. Vocês não se entendem. Nem vão!! Esse ensino não está na Bíblia. Como pode, né?

    Até a questão de as criancinhas irem para o limbo já está sendo revisto pela igreja católica… Isso com certeza é porque as pessoas estão ficando mais esclarecidas e estão sumindo das igrejas.

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2007/04/20/ult1766u21285.jhtm

    Primeiramente, gostaria de defender a Palavra de Deus. Portanto, estou sob a obrigação de dizer que a Bíblia não ensina sobre esse tal de limbo. Trata-se de um ensino demoníaco, criado tão somente para amedrontar as pessoas e é inspirado pelos demônios para colocar Deus como sendo um perverso malvado que pune as pessoas. É como eu citei no outro texto. Deus ficou irado com quem sacrificou criancinhas… Deus não gosta de ver o sofrimento, ainda mais quando é infundido a uma criança indefesa. Outras crenças de punição também se encaixam nisso!

    Concordo com você: nós humanos nascemos em pecado e precisamos nos reconciliar com Deus. O batismo, no entanto, é um símbolo de que a pessoa se arrependeu de seus pecados e que se dedicou a Deus. Leia a sua Bíblia, por favor, e você mesmo verá que eu estou dizendo a verdade.

    Jesus não se batizou para lavar pecados, ele não tinha. E isso não foi colocado em pauta por mim. Você é que entendeu isso, não sei como. Mas deixo claro que eu e outros aqui neste site, sabemos muito bem disso. 🙂

    Se seguir meu conselho para ler a sua Bíblia, notará que ela não contém o ensino do limbo e também não encontrará nem uma única ordem de batizar criancinhas. Os apóstolos não batizaram nem uma criancinha. É esquisito, não é? Se tal ação fosse bíblica, isso DEVERIA constar nela. A Bíblia é um ‘manual’ para que sigamos de perto e assim façamos a vontade de Deus. (2 Timóteo 3:16-17) Se não está na Bíblia, então é invenção! – Gálatas 1:8

    Na Bíblia, todos os relatos de batismo registrados, sem excessão foram de pessoas em idade de tomar uma decisão consciente.

    Acredite: Deus é paciente! Ele sabe esperar a hora da pessoa dizer se quer ou não serví-Lo. E ele não pune crianças. Não as manda para o inferno e nem para o LIMBO!

    Jesus amava as criancinhas, sr. Everton. Jesus deixou isso muito bem claro, como aparentemente o sr sabe muito bem.

    Também quando Jesus disse que o Reino dos céus pertencia as criancinhas, não vinculou sua afirmação ao batismo. Então o que andam te ensinando na igreja não é compatível com a Bíblia.

    Pense nisso. Jesus chamou a muitos líderes religiosos de seus dias de guias cegos. E mencionou que se um cego guiasse outro, ambos cairiam num buraco. Analise as coisas antes de ficar ofendido.

    Respeitosamente, Eduardo.

  • jaci:

    everton carlos , eu sei que a biblia é o livro mais lido no mundo. porque se vc não compra ganha uma…

  • hahahahah:

    Jaci, você fala muita coisa sem fundamento. É IMPOSSIVEL a bíblia ter sido escrita pelos papas, porque o velho testamento não é cristão, é judaico, longo, já existia antes dos papas. e vc tbm deveria aceitar e entender, que o mesmo velho testamento é verídico porque tbm era usado antes do alcorão.

  • Sandra G:

    A Bíblia não foi escrita por papas, os papas escolheram os livros para fazer a Bíblia! São coisas muito diferentes…
    Nenhum homem tem capacidade de escrever tal livro, por maior imaginação que tenha..

    Resposta ao Everton Carlos da Costa Cardoso sobre o batismo das crianças:

    As crianças não têm pecado, são puras, inocentes… logo não necessitam de ser batizadas. Se uma criança falecer/partir com 8/9 anos não vai para o inferno.
    Depois dos 11, 12 anos é que é necessário o batismo…
    E o nosso corpo deve ser Todo emergido na água, entrar homem velho (com pecado) e sair homem novo (santo).. Não são pinguinhas que atiram na cabeça de alguém que limpa o pecado. Jesus não tinha pecado e entrou no rio. (Mateus 3:16)

    Jesus diz que o reino dos céus é das crianças!
    (Mateus 18:3/ Marcos 10:14/ Lucas 18:16)

    E que qualquer um que quiser herdar o reino dos céus que seja como 1 criança: Pura, Inocente, Humilde… Obedecendo sempre ao Pai, neste caso Deus!
    Em relação à descendência de Caim ou Seth (filhos de Adão), tiveram filhos com as irmãs sim!
    Tal como as filhas de Ló, tiveram filhos com o próprio pai (Génesis 19:36).

    Mas a Bíblia não é piada.. Todos nós somos pecadores e todos necessitados da Misericórdia de Deus… Quem quiser ser salvo, arrepende-se dos seus pecados e batiza-se em nome de Jesus Cristo! Fazendo uma vida em comunhão com Deus..

  • jaci:

    gente vcs nao entenderam o que eu quis dizer, eu falei dessa biblia que existe aí nas igrejas e livraria. assim como vcs eu não tenho o mano escrito aqui para saber se é real ou não o que nela esta escrito. eu falei dessa biblia que o vaticano reescreveu !!!

  • Rubão:

    A biblia é uma piada , tudo que esta descrito na biblia tenta mostrar o que todo mundo ja sabe … Que o ser humano é corrupto , mesquinho ,promiscuo,etc… Isso gera a guerra e caos . O que tem de divino nisso ?

  • Patrix:

    jaci
    A bíblia não foi escrita por papas, isso é fato!
    A bíblia é baseada em manuscritos antigos,
    onde estórias e história se misturam, permitindo várias formas de interpretação.
    Isso é o que vemos hoje, existe uma miscelânea de religiões cristãs e evangélicas, e cada uma delas afirma ser a “verdade”.
    Existe também os erros de tradução desses manuscritos…
    E como as pessoas “necessitam” acreditar em algo misterioso e profético, a bíblia é a pedra da vez!!!

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Jaci, primeiro, a Bíblia é o livro mais lido no mundo. Nenhum bestseller chega perto em número de livros vendidos no mundo. Segundo, é inútil fazer uma debate sobre a Bíblia com uma pessoa que é ateu.

  • jaci:

    a biblia foi escrita pelos papas ha mais ou menos 600 anos, para poder controlar o povo pobre , ignorante e analfabeto daquela época.o problema é que ainda hoje existe gente ignorante que acredita que a biblia foi escrita por profetas divinos que faziam milagres .naquela época eram poucos os que sabiam escrever.os unicos que tinham um pouco de inteligencia era justamente os papas, que não prescisavam trabalhar porque os pobres tinham que sustentar aquelas bundas gordas que ficavam cobrando dizimo ,dizendo que teriam um lugar no céu para cada um desses pobres e ignorantes .a igreja ainda tem esse poder de frear o povo .deus ,jesus e demonios não exitem ,somente na biblia que cada um de nos otarios tivemos que comprar e engolir essa merda goela abaixo, se não achavamos que iriamos para o inferno.todos nos só acreditamos em deus porque a biblia fala em demonio , que existe o inferno e que vamos queimar e agonizar eternamente lá. temos que cuidar de nossas familias e aproveitar a bem a vida ,porque temos smomente uma.

  • Rapha:

    Ó Jaci… Adão e Eva tiveram depois de Abel e Caim mais filhos e filhas. Logicamente ele poderia ter tido um caso com alguma irmã nao? E mais, a biblia do antigo testamento nao deve ser levada á letra. Poderemos olhar para as diversas situaçoes e interpreta-las como parabolas ou mesmo mitos como é o caso da arca de Noé e Abrãao.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Jaci, o que é sabedoria para os homens, é loucura para Deus. E o que é loucura para os homens, é sabedoria para Deus. Deixe de ser ingênuo, porque para Deus nada é impossível.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    Eduardo, a Igreja Católica jamais afirmou que se uma criança morrer sem ter sido batizada irá para o inferno. Homem, tenha sua alma para Deus! Como você pode dizer tamanha mentira! Outra coisa para retificar o absurdo que você falou: Jesus Cristo, como Filho de Deus, já nasceu santo. Não era necessário ser batizado. É tanto que João Batista não queria batizá-lo. Mas Jesus foi enfático: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça”. (Mateus 3, 15).

  • jaci:

    adão e eva foram os primeiros seres humanos da terra certo? e tiveram dois filhos homens. abel morreu assassinado pelo seu irmaõ caim.pois bem! com quem caim teve filhos? será que caim comeu a propria mãe para gerar seus proprios filhos? deveriam refletir sobre isso!!!

  • Beea 1810:

    ‘ porque será que as pessoas se apegam a fatos do passado, e ao invés de rezarem e pedirem que Deus perdoem essas almas pecadoras, julgam a religião e a fé do próx. A igreja naum obriga seus fiéis a segui-la, mas assim como todas as outtras eles pregam o que acreditam, e os fiéis seguem porque querem. Porque não param para falar de como a Igreja católica mudou, de como hj está tão diferente daquilo que era antes, sim ela errou matou quem disse q não? mas hj não é a mesma e eu escrevo por experiência própria. Se hj nas escolas falassem dos ensinamentos da biblia não teriamos o mundo que temos hj, pois des de criança aprenderiamos a mara e respeitar o nosso próximo como a nós mesmos. Mas infelismente não é assim que é, e cabe a nós procurarmos o que é bom, pois enquanto uns encontram na fé Católica Apostólica Romana o amor verdadeiro de Deus, outros perdem seu tempo por Julgar e caluniar o seu próximo !

  • carla souza:

    Sou catolica mas sinceramente ñ sigo os preceitos da igreja, e acho que ninguem segue realmente,na minha concepção ñ era para haver religião e sim crer que existe um DEUS, que ver tudo e pode tudo, independente de raça,classe social ou qualquer outra coisa, pq escuto tantas barbaridades em todas religiões, sou católica pq fui batizada no catolicismo e minha familia é toda católica,mas conheço muita gente e repito de todas as religiões que são tão egoistas,maldosas,invejosas e etc.
    Que pergunto tem a religião mas kd o DEUS ou os seus ensinamentos?

  • Sandra G:

    E só para acrescentar, Deus não nos proibe de casar para estar ao Seu serviço!

    Simão Pedro (Cefas) era casado!

    Paulo diz-nos isso… mas basta lerem um dos quatro evangelhos.. Por exemplo, em Mateus 8:14:

    “Tendo Jesus chegado, à casa de Pedro, viu a sogra deste…”

  • Sandra:

    A igreja católica começa logo por errar em ter ídolos… E as pessoas irem lá e curvarem-se perante as estátuas. Por alguma razão eles não gostam que se fale nos 10 mandamentos…

    Mas Deus não gosta de religiões, mas sim que cumpram a Sua Palavra com amor!

    A forma de chegar a Deus é simples… Seguindo as pisadas de Jesus, fazendo sacrifícios vivos! Sendo humildes e inocentes como uma criança…Amando a Todos.. não guardar rancor, ódio, não fechar o nosso coração..
    Está tudo na Bíblia… O manual para quem se quer salvar!
    P.S.- sacrifícios vivos não é andar a mutilar… é dar a outra face, seja numa discussão, seja num perdão… Amar como Jesus nos amou

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “Não julguem os outros, para que Deus não julgue vocês. Porque Deus os julgará do mesmo modo que vocês julgarem os outros, e usará com vocês a mesma regra que usarem com os outros. Por que você olha o cisco que está no olho do seu irmão, e não vê o pedaço de madeira que está no seu próprio olho? Como pode dizer a seu irmão: ‘Deixe-me tirar esse cisco do seu olho’, quando você tem um pedaço de madeira no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro o pedaço de madeira que está no seu olho, e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão”. (Jesus Cristo no Evangelho narrado por Mateus (7, 1-5).

  • Eduardo:

    Quando adolescente, fazendo o ginásio, decidi que quando tivesse idade para mandar no meu nariz, sairia dessa religião que meus pais me obrigavam a seguir. Aprendi na escola sobre as coisas absurdas da igreja católica. Seus líderes desde há muito tempo investiram nas cruzadas chamadas de ‘santas’, matando e queimando ‘bruxas’, ‘feiticeiros’, e ‘hereges’, ignorando a lição que Jesus nos deu quando Pedro feriu Malco por ocasião da prisão de Jesus (Mateus 26:52)

    Beatificaram e ainda beatificam pessoas como santos que de santos não tinham nada. Ensinam seus seguidores a orarem por esses santos. Mas Jesus nos ensinou a orar SOMENTE ao nosso Pai que está nos céus (Mateus 6:9-12) Aliás, a Bíblia diz que todos que servem a Deus devem ser santos que a grosso modo quer dizer separado, puro de coração. Não é privilégio de poucos. TODOS que quiserem ser aprovados por Deus devem ser sim, santos (Lev. 11:44; 1 pedro 1:15-16).

    Outra coisa que expõe a iniquidade dessa igreja: batizar as pessoas compulsoriamente, quando em geral, são meras criancinhas indefesas, por infudirem nos seus pais ingênuos a idéia de que se não o fizerem e a criança morrer, irá para o inferno! O quê? Um bebê? Claro que isso não ocorreria, mas só para seguir a idéia dessa igreja, imaginemos o que seria de Jesus se ele morresse menininho, então, hein? Deus iria mandá-lo para o inferno? Jesus se batizou com quase 30 anos!!! Leiam a Bíblia, por favor, e vejam que o Batismo é algo pessoal, feito de coração por quem quer fazer a vontade do Criador.

    Para fechar o assunto de queimar criancinhas, a Bíblia relata um caso em que os israelitas queimaram seus filhos como sacrifício em adoração a um deus falso. Deus ficou muito irado com as pessoas que praticaram esse ato animalesco. Como pode uma igreja agora acusar Deus de fazer isso? – Jeremias 19:5

    Sei que os católicos acreditam na Bíblia, mas muitos poucos a lêem. E os que o fazem, em geral, largam essa religião por motivos mais do que óbvios.

    Vou parar por aqui porque se eu continuar, o banco de dados do site estoura. Não quero que achem que sou intolerante, respeito as pessoas e tenho parentes católicos. Desculpem se as palavras pareceram fortes. Meu objetivo é apenas chamar a atenção para o que estão seguindo.

  • Patrix:

    WILLNEY DICS
    E por qual motivo um ATEU chamaria ao seu deus???
    Sem querer ofender, mas os únicos que acreditam que um deus pode “castigar” ou “salvar” são vocês religiosos!

  • WILLNEY DICS:

    Engraçado… dizem que não gostam de religião, mas é só estar numa cama de hospital ou perto da morte é que fica gemendo:” Meu Deus…me tira daqui…”

  • genas sotnas penteiro:

    A grande verdade é que religião, todas são podres sem distinção.. foram os religiosaos da época que conduzirão Jesus a morte.

  • maria donizetti tabanez ribeiro:

    As religiões têm a finalidade de religar o ser humano ao seu mundo de origem,o mundo espiritual,ou seja o divino.As pessoas que dirigem são humanos e,muitos portadores de neuroses e esquizofrenias.Seus lídertes muitas vezes são megalomaníacos,fazendo alianças com partidos políticos e usando do poder de persuassão com os indoutos nos assuntos da espiritualidade.E assim caminha a humanidade sem ideias proprias sendo manipulados por outros fazendo separações adotando hábitos que não levam a nada.DEUS une não separa.

  • happousai:

    Depois quando comento que as religioès são “podres”, aparecem um monte de pessoas cegas me negativando

  • Roberto Brasil:

    as pessoas nem sabem em quem acreditar , isso tudo desses papa ,festa em iates luxuosos com varias mulheres , padres pedofilos evangelicos na politicas é fim de mundo mesmo o bom é se apegar a DEUS

  • Rita B.:

    Religiões bah (todas), estou fora a muito tempo, graças a Deus.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e nem a morte poderá vencê-la. Dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus; tudo o que ligares na terra será ligado nos Céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos Céus”. (Jesus Cristo no Evangelho narrado por Mateus (16, 18-19).

  • Patrix:

    Sely e demais religiosos
    Concordo em partes… se acabassemos com os “exploradores da fé”,e isso inclui os “pastores superpoderosos”,aí sim, haveria abundância..
    Vc´s enchem a boca para criticar o catolicismo e nem fazem idéia de que toda essa micelânea de religiões cristãs vieram do mesmo “buraco” que a apostólica romana…
    Esses papas nada mais foram do que muitos líderes religiosos e “pastorzinhos” de hoje em dia são!
    Quantos fiéis, que mal tem para sustentar a família, apostam na fé, financiam a “obra divina” e terminam a vida sem nada, apenas com a falsa esperança de viver eternamente?

    Mas fazer o que!? A vida é assim.
    Enquanto existir pessoas que não acreditam na sua própria capacidade de conquistas, haverá exploradores espertalhões!!!

  • Paullin:

    Esqueceram de mencionar o Papa Léguas, que adora sacanear coiotes, eheheheheh…

  • SELY:

    SE ACABASSEM COM ESSES PAPAS, E FICASSEMOS SÓ COM OS NOSSOS PASTORES O MUNDO ESTARIA MELHOR,NÃO NOS FALTAVA NADA,IA HAVER HAMBUNDACIA,ERA UM MUNDO ABENCOADO.PORQUE ELES NÃO DEIXAM FALTAR NADA A SEU POVO AO CONTRARIO DESSES PAPAS.SEM MAIS.

  • Vagner Liu:

    Na verdade, Cristo nunca veio trazer ou pregar religião, o que Ele pregava era o amor a verdade e a justiça, mas pela ignorância dos homens foi intitulado o Cristianismo para que pudesse entrar no meio da sociedade religiosa,os reis de Roma viu que os fiéis tinham aumentado muito, então decidiram criar uma nova crença com novos ensinamentos para fins políticos e visando o lucro. Todo mundo sabe que o que Cristo pregou é a base de toda crença existente no mundo, por não haver falhas e por ser uma pessoa irrepreensível a sua palavra é fiel e verdadeira e não há engano nela.

  • Pedro:

    Atire a primeira pedra quem nunca cometeu um erro? A Igreja nunca negou que é composta de seres humanos, ‘santos e pecadores’. Houve muitos erros e haverá outros também, mas houve muita coisa boa e positiva. E é isso que dá valor à Igreja, ela é contingente, limitada e alberga pessoas que nem sempre acertam. É o desafio da fé, do desenvolvimento do ser humano, com as nuances históricas da cada época. Pode ser triste (e, de fato, o é). Mas, ela permanece de pé, há mais de 2 mil anos, apesar de todos os erros cometidos por seres humanos, que não são DEUS. Isto mostra que ela é de Deus, que Deus ‘respeita’ o livre arbítrio e que, nos momentos mais criticos, ele suscita pessoas de fé e de valor. Que tal estudar a história das religiões? Deus é um só e maior que todas as religiões. É somente Ele que nos salva e nenhuma religião. é bom que vejamos também a nossa limitação humana, pois, criticar é muito fácil, mas amar, confraternizar e partilhar parece ser difícil, não acham? Que tal começar a mudar: eu você e o outro. Mostre à Igreja que voce é melhor, sabe compreender, sabe dialogar, sabe fazer a paz e que você nunca vai cometer erros

  • ivone:

    O único papa que se salva é o Papa Gaio. Este é inocente, sò fala palavrão porque ouve o homem falar. O que falta aos que se dizem religiosos è conhecer e praticar o Evangelho de Cristo.

  • Roodney:

    Embora não tenha tempo de fazer comentários acerca dos outros papas,tenho que dizer que pesquisei sobre os outros papas na wikipedia e embora eles tenham errado feio no que diz respeito a vida pessoal deles alguns fizeram coisas boas como o papa Júlio II que incentivou a espanssão cultural na itália.
    Mas fica uma pergunta que não quer calar:
    O que ciência tem a ver com esses papas?????

  • Roodney:

    A verdade sobre Leão X:É pura lenda , que tenha o Papa “comprado posição” e aos “oito anos” tenha sido “Arcebispo” virando “Cardeal aos 13”, “praticando passatempos voluptuosos”, como alega o fantasioso “pastor”, que desmascaramos.
    Leão X, nascido Giovanni di Lorenzo de’ Medici em 1475, foi Papa da Igreja Católica entre 1513-1521. Era filho de Lourenço de Médici e nasceu em Florença.
    Desde cedo dedicado a Igreja, Giovanni estudou teologia e direito canônico e foi eleito Cardeal em 1492, tomando residência em Roma, durante o pontificado do Papa Alexandre VI (Rodrigo Bórgia), um inimigo da sua família (que jamais “venderia-lhe” cargo). Giovanni viajou pela Europa e procurou passar despercebido na política do Vaticano, até ser eleito Papa aos 38 anos. Leão X conseguiu evitar a invasão da Itália pela França. Foi derrotado em 1515 pelo imperador Francisco I. Em 1516, estabeleceu relações do papado com a França, após um acordo que garantia a independência da cúpula da Igreja em relação ao estado francês. Transformou Roma em importante centro cultural, expandindo o poder da Igreja na Europa.
    Condenou as doutrinas luteranas e excomungou o amotinado monge Lutero, aquele que chamava Cristo de “adultero”. (Enciclopédia® Microsoft® Encarta 99/ Enc. Wickpédia/ Tischreden nº 1472, vol. II, pág. 107).

    Veja o que diz Lutero em sua tese Nº 51. “Deve-se ensinar aos cristãos que o papa estaria disposto – como é seu dever – a dar do seu dinheiro àqueles muitos de quem alguns pregadores de indulgências extorquem ardilosamente o dinheiro, mesmo que para isto fosse necessário vender a Basílica de S. Pedro”.

  • crazydogg:

    a editora conrad lançou a alguns anos atrás uma biografia do papa alexandre vi ,ela se chama “Borgia” e está dividida em 3 edições.
    fica ai a dica para quem quiser ler,a historia é muito boa, violenta e sensual, e muito bem ilustrada.

  • gloria:

    Faltaram todos os outros…

  • Nadja Di Paolo:

    Concordo com o Wilson; generalizar é absurdo.
    Säo tantos nomes, tantos dogmas, e “Deus” “TAO”, Jeová”. Jesus simplismente falava de amor ao próximo, näo de religiäo.

  • Jose:

    Até há pouco tempo, a Igreja pensou que era a guardiã da moral e queria impor os seus preceitos a todos, servindo-se inclusivamente do braço secular, ao mesmo tempo que se julgava imune à crítica. Recentemente, a opinião pública começou a pronunciar-se também sobre o que se passa na Igreja, pois todos têm o direito de debater o que pertence à humanidade comum. Há quem diga que, no caso, se trata de revanchismo. A Igreja tem dificuldade em lidar com a nova situação, mas, de qualquer modo, tendo sido tão moralista no domínio sexual, tem agora de confrontar-se com este tsunami, que exige uma verdadeira conversão e até refundação, no sentido de voltar ao fundamento, que é o Evangelho.
    Não se pode estabelecer uma relação inequívoca de causalidade entre celibato e pedofilia, até porque há também muitos casados, até pais, que abusam sexualmente de menores. Mas também não se poderá desvincular totalmente celibato obrigatório e pedofilia, sobretudo quando, para chegar a padre, se foi educado desde criança ou adolescente num internato, aumentando o risco de uma sexualidade imatura.

    Em todo o caso, será necessário pensar na rápida revogação da lei do celibato. Aliás, a Igreja não pode impor como lei o que Jesus entregou à liberdade. Enquanto se mantiver o celibato como lei, a Igreja continuará debaixo do fogo da suspeita.”

  • jorel:

    Tive uma idéia!!! Vamos propor ao Vaticano para vender todo ouro que possui na decoração da basílica e doar aos pobres?
    mas se eles acharem isso meio sem graça, convidamos toda a bispaiada e o papa e vamos vazer uma festa de arromba!!

  • Mia:

    A fraqueza do ser humano é tanta que ele se limita a buscar nas religiões aquilo que não consegue encontrar em si mesmo: segurança e responsabilidade!

    Precisa sempre contar com um deus p/ tomar qquer decisão e, se falha, a culpa (ou a vontade) foi do seu deus… ¬¬

    Com esses papas não deve ter acontecido diferente, provavelmente eles tbm acreditaram que deus estava olhando por eles enquanto cometiam todas aquelas burrices…

  • alvaro:

    primeiro, se vc for ateo nem leia isso, va dormir! vc acredita em Deus e na salvação eterna, acredita q o caminho de Deus é estreito, acredita no demonio, e q ele fara de tudo para desviar vc do caminho, e muito mais aos q ele acredita q podem atrapalhar seus objetivos? se o demonio luta contra qem é de Deus, vc gostaria de estar deste lado(de Deus) naum é? ENTAO VC È CATOLICO, e naum sabe. nunca se perguntou pq tudo da certo para sua igreja. nunca é atacada pela midia(a qual é manipulada pelo demo),sempre pareçe q estao certos afinal . JA os catolicos estao sempre alvos da multidao. concordo com os amigos, JIN, PATRIX, bovidino e outro mas. mas entendao, o mundo so qer poder, fariam tudo para isso, como a igreja catolica sempre foi ocentro do poder, o ideal mundano era o poder da e na igreja catolica, por isso pensem duas vezes antes de criticar, por achar q sabem a verdade, naum se enganem, estao vendados! a divisao da igreja sempre foi a maior burrice humana! pensem sua igreja nada mas é do q um sinonimo da minha, e ainda com cortes fundamentais, nada a mais, so a menos por tanto se estivermos errados em acreditar no poder de Maria por exemplo, ainda assim teriamos feito tudo oq fizeram, mas se estivermos certos vcs deixaram de fazer. pense, nossa divisao esta aumentando se ainda assim tiver duvidas acredite na BIBLIA, so nela, estara no caminho certo! amem!

  • marcio antonio:

    DESDE A MORTE DE JESUS CRISTO , A IGREJA CATOLICA E OUTRAS ESCONDEM A VERDADE DE NOS FILHOS DE DEUS , ENTAO POR QUE PREGAR MENTIRAS QUE NAO ESTAO NA BIBLIA PORQUE LEVAR AS PESSOAS PARA TANTA COISA ERRADA QUE TEM HOJE SAIBA. QUE NA BIBLIA ESTAO SOMENTES A VERDADE SE O HOMEM ENTRODUS O SEU JEITO AI ELE E SUBORDINADO DE SATANAS O PAI DA MENTIRAS …. ENTAO NAO SE DEIXE LEVAR POR PAPAS , PASTORES, ETC QUEM SALVA E A PALAVRA DE JEOVA E OBIDIENCIA E AMOR A ELE ……

  • anonimo:

    Walter, se Deus quer acabar com o mal e pode acabar com o mal, talvez não o faça, pq a maldade está no ser humano, e para isso, ele teria q acabar com a humanidade…

  • Eliakim Ferreira Oliveira:

    Esqueceram de acrescentar os papas que, na época das Cruzadas, assassinavam a sangue vários e vários judeus.

  • Antonio Germano Gomes Pinto:

    Fico abismado, não consigo entender!
    Em pleno século XI seres humanos, ditos racionais, classificados como homo sapiens, não sabem distinguir JESUS CRISTO, FÉ e RELIGIÃO da Igreja.
    A Igreja é formada por homens e mulheres onde há santos e pecadores
    Não se pode generalizar.
    Mas é assim mesmo, temos a tendência de preferir, de se sentir atraído para o mal, para o que não presta.
    Vejam por exemplo, já tivemos duzentos e tantos papas, salvo engano e entre eles vários, muitos e muitos santos…
    Este site, por exemplo, preferiu falar da minoria, trazer para evidência as exceções, os pervertidos.
    Por que será?
    Não confundam JESUS com a Igreja, com os homens.
    DEUS nos deus o livre arbítrio, o discernimento, se erramos é porque queremos.
    Santa ignorância…

  • antonio luis:

    Como dizes tu ao teu semelhante:tens uma trave no teu olho tendo voçê um Argueiro no teu próprio olho?hipócrita arranca primeiro o argueiro que está em teu olho para depois reparar a trave no olho do teu irmão.Estas palavras disse Jesus.Vamos parar com bairrismos religiosos.tocaram no assunto papas católicos.O ensinamento de Jesus Cristo está acima de qualquer papa ou pastor evangélico e esta história de o catolicismo proibir a leitura da biblia é pura intriga pois na epóca da tradução feita pelo Lutero,havia poucos recursos gráficos e a grande maioria da polpulação era analfabeta ou semi analfabeta.Portanto respeito aos sacerdotes que se dão ao respeito e adoração a Jesus Cristo e Deus Pai que são para todad a eternidade.

  • Jin:

    Sabe por que existe religião, papas, pastores e afins, acompanhados de toda essa podridão?
    Simplesmente por que existe a morte. Se todos fossem imortais a grande maioria não estaria nem aí pra “louvar” Deus.

  • Liel Pires Ribeiro:

    Eles eram bem modernos.

  • ppóvoas:

    Que onda esse papa Estevão!!!

    hhehehe

  • Patrix:

    Wilson,
    Os Papas são humanos, mas pense, como líderes daquilo que pregam, devem dar o exemplo.
    Mas tudo bem, se o deus de vocês permite isso, vai ver, é porque ele é tão pior como esses líderes religiosos insanos.

    Como eu sempre digo: religião é a muleta do incapaz!!!

  • Édison:

    Walter, em seu primeiro parágrafo, você fala das religiões.Que na maioria são organizadas por homens. Já em seu segundo parágrafo você fala de Deus a quem não conhece. Cria sofisma e jogo de palavras, pode ser muito bom para se tornar popular. Mas conhecer o caráter de Deus pode fazer muita diferença em sua vida. Criticar a quem não se conhece pode ser muito perigoso.

  • Hugo:

    Faltou na relação o Pio XII, também conhecido como o “Papa de Hitler”.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    O atual – Bento XVI – não fica atrás (oooppssss !!) pois além da passagem obscura (e bota obscura nisso) como gestor financeiro do Vaticano, foi filiado à Juventude Hitlerista e atualmente dedica-se a proteger pedófilos nojentos.
    Enfim, nenhum deles foi santo, aliás, nem poderiam ser, já que são humanos e isto fica como atenuante …
    Abraços a todos !

  • Botelho:

    É por isso que devemos procurar sempre a verdade, mas sermos livres para questionar e estudar, tirando nossas próprias conclusões e não se vinculando a nehuma religião.

  • Luiz:

    Infelizmente a igreja católica está podre, os fiéis não tem culpa, pessoas procuram lá se aprovimar de Deus, porém nem queiram saber o que se passa nos bastidores da igreja, isto que vcs estão vendo é o mínimo , atrocidades maiores aconteceram e ainda aconteçem mundo a fora.

  • ira:

    LUCIANO ESCREVEU POUCO E DISSE TUDO.

    DE RESTO,SEM COMENTÁRIOS,POIS SE ASSIM ALGUEM FIZER ACABARÁ
    SE PERDENDO NESTE CIPOAL RELIGIOSO.

  • Luciano:

    Não precisa ser historiador pra saber das perversidades, omissões (nos dias de hoje também!) que essa poderosa instituição cometeu durante toda a história. É visível que ritos pagãos e satânicos imperam nessa “igreja”. Ela nada tem bíblica e da igreja cristã primitiva. Aliás, nesse quesito, o Brasil está muito carente de igrejas verdadeiras e cheio de shopping centeres, vendendo fé!

  • Pablo Moreno:

    Logo o papa atual BentoXVI entra na lista tambem.
    Na juventude fez parte da Juventude Hitlerista e depois de pegar seu cargo na igreja não pensa duas vezes antes de bancar o hipócrita e incitar o ódio.

  • anonimo:

    digam o que dizerem todos eles não passam de pedofilos,sem mais.

  • Eduardo:

    Com todo respeito a quem é católico. Mas essa religião milenar está cheia de poluições e atos sombrios em toda a sua história. Desde os primórdios sempre fizeram coisas erradas. Tentaram a todo custo evitar que a Bíblia fosse um livro acessível ao povo comum. Perseguiram pessoas como Tindale (que inventou a impressão com tipos móveis) que foi caçado como um animal até ser traído e capturado. A igreja tem culpa de sangue por se envolver em infinitas guerras. Vejam caso da segunda guerra mundial. A igreja católica (como tantas outras, mas nem todas) abençoaram os soldados nos dois lados dos campos de batalha! Como podem dizer que Deus estava apoiando tais atrocidades? E que dizer dos casos de pedofilia, uns atrás dos outros, sem parar, que estão vindo a tona em nossos dias? Ontem vi uma matéria dizendo que o banco do vaticano está sendo investigado por lavagem de dinheiro e que o governo italiano confiscou 23 milhões de euros do banco para checar procedência… Do jeito que a coisa está, não precisaríamos nem mesmo da Bíblia (não que ela não seja autoridade para expor essa igreja) para enxergar a nojeira que está atrás dessa religião, bastaria apenas olhar as obras que os líderes dela andam praticando.

    Mais uma vez: com todo respeito aos católicos que lerem meu texto. Apenas estou expondo fatos… a fé não pode ser cega. A Bíblia inclusive, condena a crença cega. – Provérbios 14:15.

    Pensem nisso!!

  • Everton:

    Logo, logo o Cardeal Hassinger vai estar nessa lista por falar as mais incríveis besteiras e incitar o ódio.
    Seria ma boa idéia falar dos 10 ‘santos’ mais danadinhos também…
    Que tal começarmos pelo São Cirilo?

  • claudemir da silva:

    e o papa joão paulo segundo, e bento xv o quer sera tem para contar deles

  • Walfrido Lourenço de Souza:

    Ainda bem que não encontraram os pecados de outros papas, senão o caso seria mais grave ainda. Mas como dito em comentário acima, o Papa é um ser humano sujeito a falhas. Não desse calibre, naturalmente. Pois Cristo disse: “…Tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”. Mas esses papas adulteraram totalmente o ordem religiosa, e certamente pagaram por isso (sem intenção de julgar). Sou católico e devo por dever de fé crer que não deveria ser assim e a fraqueza humana ultrapassou os limites toleráveis. Disso se aproveitarão os protestantes para lançar imprecações contra a Igreja Católica. Não nos esqueçamos, porém, que eles também “endeusam” e adoram os seus pastores. Mas tivemos exemplos dignificantes de verdadeiros Papas como Joao XXIII, João Paulo II e outros anteriores, que deram exemplos dignificantes de retidão e santidade à Igreja.

  • samuel:

    Não confundam religião com fé ou dejetos fecais com ouro, a comparação têm igual valor.

  • Bovidino:

    A ‘Igreja Católica Apostólica Romana’, que nada mais é do que uma empresa multinacional, com fins exclusivamente lucrativos, já com vários escândalos financeiros comprovados, proprietária de latifúndios incalculáveis, mantendo no Vaticano uma opulência descabida, em flagrante desrespeito à simplicidade pregada por Jesus, tem no Papa, o seu representante máximo, a quem atribuem inclusive a qualidade de ‘INFALÍVEL’.
    Como se isso não bastasse, está envolvida em milhares de casos de pedofilia e acobertamento de seus praticantes pela cúpula da igreja. Quer mais podridão do que isso?

  • Nosleu Amil:

    Wilson, ninguém pensa assim dos politicos…

  • jhon:

    E ainda dizem que o papa é a figura de Jesus Cristo aqui na terra!
    Eu não entendo.

  • dENNYs:

    O problema não são as pessoas que ocupam o poder,
    mas quem as colocam lá!

  • Walter:

    Por isso e por outras atrocidades que eu não acredito em nenhuma religião, são todas um comércio.
    Se Deus pode acabar com o mal mas não quer é monstruoso; se quer, mas não pode, é incapaz;se não pode nem quer é impotente e cruel;se pode e quer, por que não o faz?

  • miqueias charles:

    Muito bom Marcos,tem tambem o papa defunto,o papa anjo,o papa léguasea papinha de bebe..kkkkk.

  • wilson:

    O Papa é antes de tudo um ser humano,sujeito a falhas mas a IGREJA verdadeira está dentro de cada um!Assim como existiram Papas perversos,existem pastores,pais de santo,rabinos,politicos e governantes inescrupulosos!
    Não podemos julgar a igreja católica por alguns de seus dirigentes de má índole!!

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    É lamentável que em qualquer religião existam maus elementos
    da pior qualidade, desde que o mundo é mundo, e o pior é que alguns fiéis são cegos e surdos, aceitando de um todo, desses
    crápulas, que se escondem atrás de um “título”

  • miguel angelo lopes:

    fala sério se esta estoria é verdadeira eu não sou capaz de imagina as falsas , mas sabendo – se que tudo é possivél entre os homens e se isto é um fato o que fazer ?.

    att: miguel angelo lopes . sp

  • MARCOS:

    tem tambem o papa tudo…

  • Ananias:

    Quem vê batina, não vê coração!!!
    Ainda o Toninho do diabo dizia que era papa do capeta, e esses o que ser então????

Comentários fechados

Os comentários deste post foram encerrados.