10 principais passos para eleger um Papa

Por , em 9.12.2011

O Papado é uma das funções mais antigas no mundo. E já que essa posição envolve muitos rituais pouco compreendidos, tem atraído muitos boatos. Como alguém vira Papa? Aqui estão 10 passos para eleger um Papa:

10 – A morte do Papa anterior

A morte do Papa anterior não é estritamente necessária para a eleição de outro. A lei diz que ele pode renunciar a qualquer momento, mas até hoje nenhum escolheu isso, e desde a Grande Cisma, os Papas têm sido competentes.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o Papa Pio XII fez uma carta de resignação no caso de ser aprisionado. Exceto nesses casos extremos, o homem eleito costuma ficar pela vida inteira no posto.

No caso de morte, alguns rituais acontecem. Primeiro, um médico checa sinais de vida no Papa. Se não há nenhum, o Cardeal Camerlengo, o camareiro, vai chamar o nome verdadeiro do Papa três vezes, para ver se ele responde. Antigamente, o Cardeal batia com um martelo de prata na cabeça do moribundo, mas isso foi abandonado.

9 – Declaração de morte

Uma vez que o Papa é dado como morto, o Camerlengo remove o Anel do Pescador, para posterior destruição. O adereço, símbolo dos apóstolos como pescadores de homens, é único para cada Papa. A destruição previne a fraude de documentos. O Camerlengo finaliza um reinado ao declarar a morte, antes mesmo dos oficiais da Câmara Apostólica, uma das partes administrativas da Igreja.

Cartas formais são enviadas para cada um dos Cardeais, informando o acontecimento e garantindo a presença deles no funeral e nas eleições. Há certo debate sobre esse tipo de ritual nos tempos eletrônicos, mas já que a mídia realiza o trabalho, acaba sendo desnecessário fazê-lo.

8 – Sede vacante

O período entre a morte do Papa e a nova eleição é conhecido como Sede Vacante (assento vago). Nessa etapa, as cabeças administrativas da Igreja renunciam, com exceção de três oficiais – o Camerlengo, o Cardeal Vicar de Roma e o chefe das Celas Apostólicas. Todos os outros servem ao Papa, e a morte os afasta.

7 – Enterro do Papa

O corpo do Papa é limpo e vestido de forma ritualística. Uma missa é celebrada para a alma do homem, e então o Rito de Visitação começa. O corpo é colocado na Basílica de São Pedro ou de São João de Latrão, para que as pessoas possam prestar homenagens.

Na Basílica de São Pedro, o caixão cipreste é colocado dentro de um de chumbo ou zinco. Então é colocado dentro de outro de olmo, e selado com presilhas de ouro. O Papa então é enterrado embaixo da Basílica.

6 – Novena

A novena corresponde aos nove dias de reza matinal oficial para o Papa. Em cada um, uma missa é celebrada por um Cardeal diferente. Esse período é usado pelo Decano do Colégio de Cardeais para preparar os arranjos da eleição. Os cardeais também o usam para se conhecer. Oficialmente, não é permitido que eles discutam a eleição, mas com certeza eles o fazem.

Geralmente, há grande cobertura da imprensa italiana sobre os Cardeais com chances de virar Papa. Ser o favorito geralmente é ruim, existindo até um ditado para isso: “entra na eleição Papa, sai Cardeal”.

5 – Conclave

A eleição de um novo Papa costumava levar muito tempo. Isso acontecia devido ao tempo que os Cardeais levavam para chegar a Roma, e também a indecisão geral. Antes da eleição de Gregório X, em 1271, a Igreja Católica ficou sem o pontifício supremo por dois anos e nove meses, já que nenhum candidato conseguia apoio suficiente. Para obrigar os Cardeais a escolher o novo Papa, as autoridades locais trancavam-nos com pouca comida; a condição acelerou a escolha.

Desde então, as eleições são feitas em conclave (do latim, em um lugar fechado). Todos os Cardeais, com menos de 80 anos na data da morte do Papa, ficam incomunicáveis no local. Eles não ficam mais na Capela Sistina, mas em um conjunto de salas fora do Vaticano. Aqueles com mais de 80 anos podem entrar para dizer o voto, mas não participar.

4 – A votação

Para ser eleito, o Papa precisa ter dois terços mais um voto. Os cardeais recebem um papel com as palavras impressas ‘Eligo in sum mum pontifical’ (Eu elejo Pontifício). Cada um escreve então o nome da pessoa que deseja como Papa, dobra o papel duas vezes e leva até um altar. Aqui ele jura: “Eu chamo como testemunha Cristo, o Senhor, que será meu juiz. Meu voto é para aquele que perante Deus acredito merecer ser eleito”. Ele coloca o voto em um cálice.

Após todos votarem, três Escrutinadores contam. Cada voto é lido em voz alta. Se ninguém consegue o número necessário, os votos são queimados, e tudo começa de novo. Quando isso acontece, fumaça preta emerge da chaminé, e o mundo sabe que nenhum Papa foi eleito. Quando o resultado é favorável, fumaça branca aparece.

3 – Aceitação

A pessoa que recebeu o número de votos necessários é requisitada pelo Decano dos Cardeais, ou seu vice no caso de ter sido eleito, a aceitar ou não a posição de Pontifício Supremo. No caso afirmativo, ela vira Papa imediatamente. Aquele que não gostaria de ser Papa geralmente avisa antes do início da votação.

O novo Papa então diz o nome com o qual gostaria de ser conhecido. Essa tradição começou com o Papa João II, que tinha o nome Mercúrio. Pareceu impróprio o uso do nome de um deus pagão, então ele pegou o de seu antecessor, João. Assim que o novo nome é escolhido, os Cardeais se comprometem ao novo Papa.

2 – Anunciamento

Nesse momento, multidões estarão na Praça de São Pedro para ver o escolhido, atraídas pela fumaça branca. Antes que seja apresentado na sacada de São Pedro, ele precisa vestir as roupas papais. Para garantir que o novo Papa tenha roupas que sirvam bem, vários modelos são feitos, para todos os tipos de corpo.

O novo Papa se veste em uma sala vermelha, perto da Capela Sistina, conhecida como “A sala das lágrimas”. Uma vez pronto, ele é anunciado aos peregrinos da Praça com as palavras “Habemus Papam!” (Nós temos um Papa!).

1 – Coroação/Inauguração

Na época que o Papa ainda era um secular dono de terras na Itália, era costume que ele participasse de uma coroação magnífica, onde recebia a tiara papal. Entretanto, os Papas recentes optam por cerimonias mais simples. Uma missa é celebrada e ele recebe um manto (pallium), uma faixa de lã sobre os ombros, e o Anel do Pescador. Esse será usado até a sua morte, quando o processo irá começar novamente.

Bônus

Existem mitos de que, após a eleição, o Papa eleito deve se sentar em uma cadeira com um buraco no assento. Aconteceria então um exame visual ou manual da genitália papal. Se o examinador se convencesse de que o eleito era homem, ele deveria gritar “Testiculos habit et bene pendents!” (“Ele tem testículos, e eles estão firmes!”).

Infelizmente não há evidência histórica de que essa cerimônia alguma vez aconteceu. A necessidade do teste parece ficar na figura da Papisa Joana: uma mulher que supostamente escondeu a feminilidade, conseguindo subir as escadas do poder religioso, até virar Papa. Mas já que não existem provas disso, o ritual íntimo parece não ser necessário.[ListVerse]

Se gostou deste artigo confira também 7 papas nada santos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 1,00 de 5)

86 comentários

  • Diego Miranda Miranda:

    Quanto a cadeira ela realmente existe no museu do Vaticano , esmo que a igreja diga que e uma cadeira de banho , segundo o livro ”A papisa Joana” de Donna Woolfolk Cross.

  • ODEMIR:

    Como é linda a nossa tradição , é o próprio cristo dizendo:” tu és Pedro e sobre esta rocha edificarei a minha igreja”

  • Toinho:

    “Ele tem testículos, e eles estão firmes!”
    Já pensou se fosse verdade? Papas tarados e.e

  • Milton Pereira de Alencar:

    Caríssimos Comentaristas.

    Antes de tudo,envios-lhes meus cumprimentos de elevado respeito.
    Lí todas as eloquenteso opiniões emitinas por Vossas Senhorias, que traduzem o que sentem no coração, materializadas neste espaço virtual que convergem sobre o tema religião, inspiradas pricipalmente sobre a figura secular do Papa e de DEUS, e, que foram tomando outros rumos.
    Procurei compreender cada frase, cada sinal fonético com suas semânticas textuais e contextuais, com minha limitada capacidade cognitiva. E, nessa incursão abstrata procurei me guiar pelas mensagens fluorecentes de cada emitente. Nessas entrelinhas ví luzes de todas as cores que me auxiliavam nas visualizações das pegadas para esse caminho. Nesse colorido de idéias heterogêneas descortinavam pontos comuns e desdobramentos conflitantes emergidos pelas forças do conhecimento ora acumulados e pelas emoções.
    Não obstante,vale dizer que cada cabeça é uma sentença. O grau de crença em algo superior que domina nossas almas e o universo são consequências de nossa formação, são frutos do que nos ensinaram. Acreditar ou não vai depender de nossa reflexão.
    A fé é o corolário dessa situação conplexa ora em pauta, é consequência de uma suposta verdade já estabelecida desde a nossa fecundação.
    Não é uma coisa ou fato que se possa discutir ou destruir com excelência suas verdades usando poucos verbetes ou argumentos pálidos para descrever essa imensidão ainda desconhecida por nós.
    Esse assunto é muito importante não devemos postesgar.
    Outrossim,o universo que pertencemos é infinito, não sabemos ainda nada sobre ele, somos seus eternos escravos.
    Ora entendo, que qualquer DEUS que exista na mente de cada um de nós,seja ele quem for, existencial ou hipotético, acredito que ele quer que a razão domine nossas emoções, que nossas almas se engradeçam inspiradas nos princípios da ética da irmandade e da decência.
    A fortaleza do homem está substanciada pela razão.
    Cada assunto aquí fragmentado (Papado, Protestante, catóico, cético, crente e congêneres)têm seus adéptos e seguidores por vários motivos que devemos tratar com cautela e sabedoria, trocando idéias delineads pela luz dos ideais superiiores, para o nosso bem.
    Seja qual for sua opiniçao tem o meu total respeito, espero que estejas certo nas suas afirmações eventuais sobre este tema.
    Um abraço fraterno para cada um dos senhores.

    Milton Pereira de Alencar
    (verdadeiro escravo da natureza)

  • WILSON:

    SOU FELIZ POR SER CATÓLICO ! O que os outros dizem não me importa ! A fé me basta e sou feliz por ter CRISTO no coração !

  • walfrido lourenço de souza:

    Realmente quem dim isso é um grande burro. Olhe em volta e vê todas essas bolas que enchem a imensidão do espaço e veja se, para o seu Criador, que tudo fez com apenas a Sua Palavra, seria difícil fazer acontecer todas essas coisas que você desdizeu. E o que seria a sabedoria desse “biólogo” ou “físico” sei lá o que perante o que fez o mundo? Grande porcaria é a sabedoria desse sábio perante Deus!

  • Miguel:

    Eu até entendo o debate entre católicos, evangélicos, espíritas, muçulmanos e outros segmentos religiosos. O que eu não entendo e não me conformo, são os que se dizem “ateu graças á Deus” ficarem perdendo o seu precioso e ocioso tempo discutindo temas e opiniões que não lhes dizem respeito, visto que não acreditam em nada que eles não possam ver ou tocar. Têm apenas o prazer mórbido de críticar e ofender a crença e a fé das pessoas e o que é pior tentam se passar por cultos e intelectuais, sendo que, os que deteêm essas qualidades preferem se ocupar com outros tipos de assunto.

    • walfrido lourenço de souza:

      É, isso mesmo. Finalmente tenho um ajudante de opiniões. Tenho dito que, a discussão religiosa é para quem é religioso, seja dessa ou daquela igreja, seita ou crença. Quem se diz ateu, se orgulha disso, não tem nada a fazer nesse assunto, principalmente para criticar o que não conhece.

    • CASTOR:

      ninguem aqui ta dizendo que é ateu

      o pessoal esta contestando a igreja … e não a Deus
      o que é diferente

    • Miguel:

      Meu querido se você não e ateu, então não tem porque se sentir ofendido, pois meu comentário foi bem direcionado e, se você observar com atenção algumas opiniões, com certeza vai entende o que escrevi. Um abraço!

  • Luís Hideo:

    Pequenas igrejas, grandes negócios. Grandes igrejas…

    • Curioso:

      Grandes igrejas, enormes negócios. Enormes Igrejas…

  • Jonatas:

    O luxo do vaticano, assim como a riqueza da Europa, venho historicamente em grande parte ao custo da escravidão e exploração de outros continentes. O ouro que enfeita as paredes por onde o papa passa venho daqui, do Brasil, da América do Sul. Os diamantes, por sua vez, foram arrancados do continente africano, de onde também arrancaram a mão de obra escrava para seus engenhos e edificações. Nós somos descendentes de europeus, mas também de africanos, índios, mas ninguem pode negar que o atrazo de outras culturas do mundo foi pelo imperialismo europeu, e a sua igreja católica foi e é uma das ferramentas disso. Levaram o ouro dos nossos índios e em troca destruíram a sua cultura, evangelizando-os. Hoje a Europa está em crize, e esses países que foram suas colônias no passado estão emprestando dinheiro para ela. Isso é prova de que esse mundo velho dá voltas.

    • Siozim:

      Ta bom cara, ninguem ta pedindo aula de história n ¬¬

    • Jonatas:

      Talvez você não precise de aula de história tanto como precisa de aula de boas maneiras.

    • walfrido lourenço de souza:

      Quo 9o mundo dá voltas dá, e que houveram erros houveram. Mas a gente credita parte disso à ignorância, à fraqueza e à ambição humana da época, principalmente porque as pessoas taambém eram muito crédulas e ninguém tem estrelas na testa para as pessoas adivinharem se são boas ou más. Os pastores protestantes também tem feito coisas horrorosas e nem por isso aparece, porque eles não são conhecidos mundialmente. Os Papas e Padres sim, principalmente daquela época. Mas ninguém pode desdizer os princípios da Igreja Católica, que não são esses erros cometidos e alardeados pelos contrários. Os princípios da Igreja Católica não são os eros cometidos pelos seus comnponentes mas sim o amor, a fé em Deus, a salvação das pessoas. Mas não se preocupem, a grande maioria dos seus integrantes tratam disso ao pé da letra. Alguns é claro se desviam, como em outras religiões também. Mas ninguém procura ver a obra social da Igreja Católica, ficam só procurando onde há falhas para ficar criticando.

  • Guilherme:

    Sou muito feliz por ser Católico e não ligo para aqueles que adoram falar mal da Igreja, porque, independente do que digam, a Igreja sempre será o Farol em meio ao oceano de pecadores!
    DEUS sempre pai e amigo!

    • Jonatas:

      Deus pode ser tudo isso e mais, sim. Mas a igreja, farol? acho que é por isso que as sociedades estão naufragando… Jesus nem fundou igreja, pregava ao ar livre, entre os pobres, prova de que nenhuma edificação luxuosa é necessária para se encontrar o caminho do cristianismo.

    • CASTOR:

      a igreja pode até ser um farol mesmo … porque querendo ou não … la você aprende muito sobre a palavra, faz você se sentir bem consigo mesmo e em paz …

      mais por outro lado:
      eles negam que os pastores e padres aproveitam da sua posição, são corrupitos e falsos
      e dão a cara a tapa mesmo assim, porque Jesus ja fez isso no passado, em uma situação completamente diferente … sobre negar o nome de Deus
      sendo que Jesus mesmo alertou contra os falsos profetas

      isso não é dar a cara a tapa … é ser muito bu##o !
      e ta na biblia

    • Marchello crz:

      Meu caro, você tem o direito de acreditar no que quiser, agora não mude o significado da bíblia! Cristo fundou sim uma Igreja, mas ela esta no protestantismo? Não. O protestantismo, isto é as teses: sola scriptura e livre exame produzem = IURD, nem preciso citar mais nada. Cristo sabendo que isto poderia acontecer, deixou sim uma igreja de 2.000 anos. Entende que as teses do seu protestantismo são falhas e coloca em contradição as sagradas escrituras. Dando razão aos ateus de plantão, que nem deveria comentar nada, já que não acreditam em nada, deveriam jogar palitinhos. Sem a noção católica, os protestantes escorregam feio na interpretação da bíblia, isto é fato. E se Cristo não fundou a Igreja católica, menos ainda esta de acordo com as teses que vocês defendem.

    • Jonatas:

      por isso que as sociedades estão naufragando

    • walfrido lourenço de souza:

      Parabéns, Guilherme! É isso aí. A Igreja Católica é a única funda por Nosso Senhor Jesús Cristo quando dise: “…tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela”, como vem tentando prevalecer mas não conseguirão. A gente até respeita certos princípios das “igrejas” evangélicas, mas eles não nos respeitam. Ficam buscando erros onde não existem na Igreja Católica para depois “profetizarem”. Outros metendo o bedelho onde não lhes competem, já que se dizem ateus. E ha aqueles ficam inventando coisas que não existem para tapear as pessoas buscando vantagens pessoais. É quando gosto de ouvir o Padre Quevedo, após desmentir religiosa e científicamente tais colocações e dizer no final: “…esse é mesmo um sembergonha!”

  • Danilo:

    Já tinha aprendido tudo isso ai em Anjos & Demônios!! 😀

  • Lorraine:

    Gente, calma, só pode falar mal do papa quem é católico, quem não é não precisa tocar no nome dele porque ele não afeta em nada os outros. É igual a bíblia, quem montou e escreveu a biblia foram os católicos, só eles tem direito de reclamar. Agora uma coisa é certa: para os católicos ele é o portavoz de Jesus mesmo. Na jornada mundial da juventude em 2013, vai lotar, no Rio estão esperando mais de 4 milhões de jovens. Outra coisa: para quem quer saber o que é a igreja católica, comprem “Uma Historia que nao é contada”. Mas só consegue ler quem gosta de historia e de ler. Quem nao gosta vai continuar a encher este blog de bobagens. Fui!

    • walfrido lourenço de souza:

      Legal, Lorraine. Você é uma das poucas pessoas que não perde seu tempo para falar bobagens como muitos, e sim para ditar palavras esclarecedoras a essa gente ingênua, muitas delas burras mesmo.

  • CASTOR:

    apesar de tudo … tem gente que não acredita na mafia que existe nas religiões

  • fábio:

    Prezado Sr. Decio.

    Religiões existem pela simples razão de todos incluindo eu e vc termos uma necessidade espiritual.
    Os humanos foram criados assim.
    Infelizmente o homem tem usado em seu favor essa necessidade para cometer todos tipos de crime possíveis para obter vantagens e controle sobre todos os outros.
    Por essa razão , vc tem visto cruzadas, homens bomba, secrificios humanos, pastores evangélicos enriquecendo etc…
    Mas não perca esperança, existe sim um Deus um “criador” que realmente se importa com cada um de nós e que nos providenciou um manual para a vida – a biblia.
    Então continua a procurar que certamente Deus fará que vc o encontre.
    “E conhecerás a verdade e ele vos libertará…”

  • Jonatas:

    Templos religiosos podem ser muito úteis. Na Holanda por exemplo suas instalações estão sendo usadas como bibliotecas e cafeterias, e salões de festas, devido ao abandono do cristianismo no país. Pela primeira vez em séculos viu-se alguma utilidade nessas luxuosas edificações.;

  • LIZOKA:

    A Igreja Católica durante muito tempo imiscuiu-se na política dos países europeus,sempre buscando dominar,ter as rédeas do poder nas mãos,enriquecendo e ,com a conivência dos reis,amedrontar o povo.Ainda bem que,atualmente,não é mais assim:aconcorrência é muito grande…todas as ¨religiões¨querem sua fatia do ¨bolo¨e a credibilidade das pessoas não é a mesma…As ameaças de castigos eternos nem às crianças convencem …Em nome de DEUS ,quantos crimes foram cometidos……

    • CASTOR:

      a manipulação é tanta …

      esses dias eu fui na igreja … o pastor mandou ler um passagem que falava sobre os 10% do dizimo

      e la tava escrito mesmo que agente deveria oferecer a décima parte da nossa produção a obra de cristo
      mais na sequencia tbm dizia que agente deveria sacrificar animais como prova do arrependimento dos pecados cometidos até ali

      por que a igreja não mata animais então ?
      porque a igreja não prega isso ?
      só o dizimo ?!

      quando Jesus morre na crus ele simplifica tudo … ele diz que agente só precisa aceitar ele como o unico e eterno salvador

      o tal do crente le tudo na Biblia … mais só entende o que o pastor ou o padre pede !!!

      por isso não vou a igreja !!!

    • CASTOR:

      quem me negativou … tente me convencer que eu estou errado … minha mente esta aberta a isso

    • Jonatas:

      Esqueça. Eles não tem como convencer nenhum ser pensante, e como tentam.

  • divanildo:

    algumas dessas sugetoes que foi atribuidas ao papado ou igrejas evang.
    eu acho todas contraditórias porque eu acridito em fotos como a parapsicologia
    o homem enventou a religiao para direcionar o homem por meio de supertiçao criando deuses e ceus ou demonios e inferno,…

  • Clara Telis:

    Tanta bobagem pra que ? O que um papa faz ,a não ser dar sermões (que muitas vezes não servem pra nada) e continuar com uma tradição.Não saíram do século 15.

  • josemar silva dos santos:

    A religião é um meio criado pelos homens sob a influencia do mal,no qual um pequeno grupo pensante pode dominar nações inteiras sem luta, ou levá-los a morrer sem questionar nada,alem disso tambem deturpa o evangelho, usando o nome do Todo Poderoso para justificar seus meios sujos e violentos,todas as religões matam ou ja mataram em nome de deus,e a religião que foi mais eficiente nisto é a católica, a babilonia que está preparando o caminho para o anti cristo fujamos dela enquanto é tempo.

    • CASTOR:

      concordo com tudo que disse !!!

      e acredito em Deus mesmo assim !… mais infelizmente o $$$$ acabou com a religião

  • maia:

    nos tempo da minha vó , ser padre era vocaçao…. hoje é profisao………..

  • Beto Plucênio:

    Muito interessante! Mas no item cinco a palavra “cachão” não estaria se referindo a “Caixão”?

    • Jonatas:

      Cachão é um cacho bem grande.

  • Gabriel:

    O papa é uma espécie de anti-cristo ou seja é instituído pelos ILUMINATIS

  • Miguel:

    Nada além de política e busca pelo poder. De espíritual mesmo não tem nada, só acordos e conchavos, se fosse de Deus não precisaria de eleição. E em resposta a um dos comentários pergunto: Quem são mesmo os que religiosos costumam andar com uma cruz pendurada no pescoço, na frente do peito????

  • Danilo M.:

    quanta besteira!!!

  • josé valdir:

    Toda igreja é ROUBALHEIRA PURA! Tem é que fechá-las

  • Pimenta Malagueta:

    Eu concordo com Cherry , quando Jesus Cristo esteve na terra ele escolheu homens simples para discipulos ( pescadores , carpinteiros e coletores de impostos ) e a maioria analfabeto e ordenou que nao levasse dinheiro nenhum com eles , e onde eles pregassem ali comessem e dormissem …Hoje o papado é praticamente um reinado , onde o Papa vive com todo luxo e modormia até morrer ( alguém ja viu um papa magro ? ) … Mas infelizmente esses abusos nao estao so na igreja catolica , as igrejas ditas evangélicas também sao uma vergonha …é muito triste ..

    • Juneo Maia:

      não só hoje. Acho que sempre foi assim.

  • gerson:

    Muito boa a matéria com isso muitos vão sendo alertado

  • luiiz antônio:

    A biblia diz que o anticristo estaria sentado em um trono se passando por DEUS o papado é apenas uma demonstração do que esta por vir,eles compctuão com os pecados que para a sociedade não acredita que é por esta morta espiritualmente.

    • Danilo M.:

      acho que você está confundindo o pap com o Edir Macedo!!!

    • tavares:

      Desculpe a intromissão mas,um não seria exatamente a efígie do outro?Senão vejamos:
      Edir Macedo nunca fez voto de pobreza,mas é rico;o Papa já fez voto de pobreza,mas não é pobre
      Edir Macedo comanda uma nação,o papa comanda o Vaticano( o Vaticano ou o mundo?)
      o papa tem um reino dentro de reinos,Edir Macedo tem reinos menores dentro do seu reinado;
      finalmente,nenhum dos reinos é representante de Deus aqui na Terra pois,quem deseja ser “deus”não tem a mínima noção da divindade,pois,como disse o mestre dos mestres:”todo aquele que quiser me seguir,tome a cada dia a sua cruz”.A cruz de Cristo não tem aparência de papamóvel,tampouco se parece com a Igreja Universal.A cruz de Cristo tem sinal de amor,esperança,compreensão,humildade estes quatro itens estão fora de cogitação tanto no papa como no Bispo……………..

    • walfrido lourenço de souza:

      Eeeeeh! Essa foi boa! Pura verdade. Porque o Papa só vive em mordomias na Igreja, mas se ele sair ou qualquer padre sair, vai só de cuecas. Tudo o que gozam pertence à igreja, para ele trabalhar (e o seu dever é trabalhar bem). Agora o (p)Edir Ma(is)cedo…Vejam só umas das mansões que ele tem nos EUA! A sua “igreja” é a única que eu conheço que, além da obrigatória contribuição com os 10% de dízimos, ainda tem a “fogueira santa”, aquela que obriga os seus fiéis e vender o que tem de mais caro e dar tudo (mas tudo mesmo, 100%) á igreja…

  • AZTECA:

    Ops,enganei-me:o ítem é o número 7.

  • AZTECA:

    No item 5,enterraram o caixão “per omnia secula seculorum “…

  • Walter:

    As sociedades evoluem. As religiões as seguem de longe e a contragosto. Não se tornaram mais humildes e tolerantes. Apenas perderam o poder que tinham sobre as pessoas. Já não inspiram o medo e, cada vez menos, o respeito.

  • jops:

    mas cultura de que crença !!!!!!!!!!!

  • rogenio:

    reforçando o comentário do big bang, que achei fantástico:
    APROVEITEM PRA FALAR BASTANTE MAL DA IGREJA CATÓLICA, DOS PROTESTANTES, DOS ANGLICANOS, DE TODOS OS CRISTÃOS AGORA PQ QDO O FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO ESTIVER NO LUGAR DELAS VCS OU SEUS FILHOS E NETOS ESTARÃO ENROLADOS EM LENÇÓIS NEGROS E BURCAS, SE PROSTRANDO DIANTE DE UM BARBUDO DE TURBANTE Q DECIDIRA SOBRE O Q VC PODE OU NÃO FAZER. JÁ COMEÇOU, A CHAMADA PRIMAVERA ÁRABE E O COMEÇO DO FIM DA CIVILIZAÇÃO JUDAICO-CRISTÃ. APROVEITEM SUAS PLUTOCRACIAS ENQUANTO E TEMPO!

  • TaCo:

    Você comete o mesmo erro lógico de muitos:

    1- DEUS deve promover a justiça e eliminar o mau da terra!
    2- O DEUS do antigo testamento é mau e vingativo.

    Jesus veio anunciar o verdadeiro DEUS e seu Reino que NÃO é daqui!

    Jesus jamais prometeu riquezas, prosperidades e justiça aqui na terra, muito pelo contrário…”que quiser me seguir pegue a sua Cruz”

    Um pouco de conhecimento da história do Cristianismo lhe ajudará a entender…milhões de Cristãos foram perseguidos e mortos dos mais violentos modos á começar pelo próprio Jesus que foi crucificado…

    Leia o Evangelho…são algumas páginas que poderão fazê-lo entender muitas coisas…

    Boa sorte

  • Eduarda:

    O papa é um homem como outro qualquer mas ele é o chefe da igreja católica e como tal deve ser respeitado ! Muitos criticam a igreja católica mas ela é uma igreja que acolhe a todos e não obriga seu fiéis a cotas financeiras e nem a fazer nada por obrigação ! Para a igreja católica existe o “livre arbítrio” e só quem pode nos julgar é Deus ! Fico pensando o que os sepulcros caiados que ficam gritando nas ruas e louvando Deus aos berros tem realmente no coração e se realmente dormem em paz à noite !É muito fácil criticarem mas porque cada um não segue sua crença e respeitem a religião dos outros ?? Ser religioso não é carregar uma cruz no peito e sim ter peito de carregar a cruz de Cristo !

  • Zais:

    Nao seria muito mais fácil perguntar pra Deus quem ele quer, que seja o novo papa ??(kkk)
    É obvio que a igreja católica Nao é guiado por deus , claro que dentro dela existe pessoas de bem e fies, mas é so estuda historia né gente , de Deus isso dai nao é nao kkk

  • Capitão Caverna:

    De onde a igreja arruma tanto dinheiro???

    • AZTECA:

      Deve ser de uma mina igual a que abastece os nossos “dignos”
      políticos,Capitão!

    • Capitão Caverna:

      O país qe a igreja comanda(Vaticano)é MUITO peqeno pra errecadar tantos impostos.

    • Flor de Lis:

      Rapazes, a riqueza da igreja católica data de séculos atrás… pra ser mais exata eles vem trabalhando nesse ajuntamento desde o início da entidade. O que é conhecido do grande público não chega a ser a décima parte do que a igreja realmente possui.

  • Big Bang:

    Aproveitem pra falar bastante mal da igreja católica, dos protestantes, dos anglicanos, de todos os cristãos agora pq qdo o fundamentalismo islâmico estiver no lugar delas vcs ou seus filhos e netos estarão enrolados em lençóis negros e burcas, se prostrando diante de um barbudo de turbante q decidira sobre o q vc pode ou não fazer. Já começou, a chamada primavera árabe e o começo do fim da civilização judaico-cristã. Aproveitem suas plutocracias enquanto e tempo!

    • Chuck Norris®:

      Eu acredito na evolução da humanidade, não no retrocesso.

    • Gabriel.¿:

      ue mas todas as religioes se dominassem o estado ditariam regras, o ser humano sempre vai ser podre.

    • Chuck Norris®:

      Seria mais provável a humanidade se auto-destruir do que se deixar dominar por ditaduras religiosas. Alguns países são dominados, mas não creio que isto um dia será a realidade da humanidade. Se acontecer, seria melhor não termos evoluído, seria melhor termos continuado na Idade da Pedra.

      Não precisa ser ateu para se ter a mente aberta. A pessoa pode crer em um Deus do jeito dela, sem que para isso precise ficar parada no tempo como muitas religiões fazem com as pessoas.

      Existem religiões onde as pessoas têm a mente aberta. Mas infelizmente são muito poucas.

    • Big Bang:

      Quem sou eu pra te contrariar grande Texas Ranger!

  • Cherry:

    Que saudade dos tempos que os escolhidos para pregar a Palavra de Deus era pessoas simples , viviam como o povo sem qualquer luxo…A igreja catolica é a maior empresa do mundo , e ja faz muito tempo que nem Deus consegue ser aceito por ela..

    • Big Bang:

      Nossa!! vc e dessa epoca??? Caramba deve ter uns 1800 anos!

    • Marcelo Ribeiro:

      Isso nunca aconteceu. Sempre teve pompa, cirscuntância e muito dinheiro e poder envolvidos.

    • Candido:

      Para se dar um parecer é imprescindível ter conhecimento de causa, coisa que pelo jeito você não tem, ou seja, houve sim um tempo em que os cristãos eram mais simples e se preocupavam em pregar o evangelho na sua íntegra e simples como ele é. Agora para o cidadão que disse que há pessoas com “mentes abertas”, depende do que ele classifica e define isso, pois tem gente com a tal “mente aberta” que deixa entrar moscas, pulgas, carrapatos, lagartos, cobras, escorpiões e o pior de todos, serpentes. Claro que todos estes bichos que elenquei tem um sentido figurado. Já que você é “mente aberta” tente decifrá-los. De ante mão lhe digo que você não vai conseguir, porque a “mente aberta” que você tem, não tem essa capacidade. Doa a quem doer. E para finalizar: a igreja católica é uma grande Babilônia. Ah, não sabe o que é Babilônia, pesquise. Agora que interessante, um site que diz que é voltado para temas científicos, fazendo matéria sobre Papas, faz o favor né.

  • CASTOR:

    tem outro artigo aqui no HC falando sobre os piores papas da historia … rola orgia, cachaçada e tudo mais

    • lucas:

      em todo lugar tem gente que abusa de poder

    • CASTOR:

      só comentei de outro artigo do proprio site … nego negativa … rs lixo

  • Evandro:

    A grande meretriz que finge estar acima dos homens, e ocupando o lugar de Deus como intercessor pela humanidade.

    O Sistema Papal, o forte poderío católico, que dominio o mundo muitos séculos, foi gravemente ferido na Revolução Francesa, quando o Papa Pio XVI, se não me engano, era o atual papa. Desde então o vaticano, principalmente em 1800 – 1900, teve poquissimica influência sobre o mundo. Mas a partir de 1900 tem começado a se reerguer novamente, e nas últimas décadas, temos visto o Vaticano recuperando cada vez mais seu poder, influência, e status; e não mais apenas sobre a Europa, mas até mesmo sobre os EUA, e alguns paises arabes (algo, que há 20 anos atrás NINGUEM ACREDITARIA que seria possível acontecer).

    Se esta potencia continuar a crescer, e ao mesmo tempo, o mundo financeiro, social e politico em geral entrando em crise… o que será que poderá vir a acontecer? Eu não ficarei surpreso se daqui alguns anos, ou poucas décadas, ver o Papa como uma papel de destaque na ONU, ou como algum tipo de lider mundial. Os caras tem muita grana e poder popular.

  • Carlos:

    lol é interessante como esses artigos trazem o melhor das pessoas a tona… é pecado falar em igreja aqui hypescience!

    Pseudo Scientist Nerd Rage ON!

  • Juninho:

    “…o cachão cipreste é colocado dentro….”. O correto não seria “caixão” ?

    • Flor de Lis:

      Morte não só do Papa, mas também da gramática portuguesa!

  • Gui Melo:

    Falto uma: Pedofilia.

  • Chuck Norris®:

    O Papa vive como se fosse um rei. Vive cercado de luxo e tudo de bom. Ele para mim é uma pessoa como outra qualquer.
    Nunca vi os papas fazerem nada contra a fome.
    O Papa vem ao Brasil em 2013, com certeza haverá uma multidão.
    Para mim seria bom que ele ficasse lá no vaticano mesmo. Não faria diferença alguma.

    • vinicius gabriel:

      po, se vc num sabe do que ta falando eh melhor num fala. o papa coordena qualquer movimento de igreja e oferece recursos para paises pobres. o problema eh que nao eh muito divulgado, ou pelo menos nao tao divulgado como outras instituicoes da midia,que soh querem fama.

    • Luan P.:

      Ei cara , eu nao sei se voce percebeu , mas …… voce tá discordando do Chuck Norris kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Chuck Norris®:

      O Chico Xavier vendeu milhões de livros e morreu pobre. Tudo foi para ajudar os necessitados.
      Não sou espírita. Mas não tem como não admirar uma pessoa como ele. Ainda assim muita gente diz que ele era do mau.

      O Papa vive no luxo. Ele pode viver no luxo, não sou quem pago. Só sei que existe muitas pessoas desconhecidas pelo mundo a fora que fazem muito mais do que ele que tem condições para isto.

    • tavares:

      CONCORDO TOM TODAS AS LETRAS MAIÚSCULAS.ACHO QUE O PAPA NÃO TEM NADA DE HUMILDE SENÃO NUNCA CONCORDADRIA EM SER PAPA…..

    • fábio:

      Depois de tudo que a hístória nos tem mostrado, vc ainda acredita na igreja católica????

  • Curioso:

    Poderia ter como negativar ou positivar uma notícia do HC.

Deixe seu comentário!