Ícone do site HypeScience

8 estonteantes GIFs espaciais

As animações abaixo foram feitas pelo astrofotógrafo finlandês J. P. Metsävainio, usando dados de objetos do espaço profundo (e alguma licença artística). Confira:

Nebulosa do Pelicano


A Nebulosa do Pelicano fica a 2.000 anos-luz de distância de nós, na constelação do Cisne. Ela é rica em formação de estrelas.

Nebulosa do Véu


A Nebulosa do Véu é uma enorme remanescente de supernova observada pela primeira vez em 1784. A luz da explosão da supernova original provavelmente atingiu a Terra mais de 5.000 anos atrás. Possui mais de 90 anos-luz de diâmetro.

Aglomerado estelar Melotte 15


O aglomerado estelar Melotte 15 fica na Nebulosa do Coração. Com aproximadamente 1,5 milhões de anos de vida, está localizado ao longo da porção norte da Via Láctea, a aproximadamente 7.500 anos-luz de distância da Terra.

Mais uma versão Aglomerado Estelar Melotte 15


Outro olhar sobre esse objeto espacial.

Nebulosa Laguna


A Nebulosa Laguna é uma gigantesca nuvem interestelar na constelação de Sagitário. É considerada uma nebulosa de emissão, cujos gases ionizados emitem radiação principalmente no comprimento de onda na faixa da luz visível vermelha.

Aglomerado globular NGC 6752


NGC 6752 é um aglomerado globular na direção da constelação de Pavo. O objeto foi descoberto pelo astrônomo James Dunlop em 1826.

Nebulosa do Girino


Na secção inferior direita da nebulosa de emissão IC 410 (também chamada de Nebulosa do Girino) veem-se dois “girinos”. Na verdade, eles são casulos de formação de estrelas de cerca de 10 anos-luz de comprimento, formados por poeira e gás mais denso e frio, esculpidos pelos ventos estelares e radiação das estrelas do aglomerado.

Nebulosa Tromba do Elefante


A Nebulosa Tromba do Elefante é uma concentração de gás e poeira interestelar no aglomerado de estrelas IC 1396.

Sair da versão mobile