9 crimes bizarros relacionados ao Facebook

Por , em 13.08.2011

Era da internet. Todo mundo passando vergonha, todo mundo sendo desmascarado, pego nas mentiras, pego nas verdades… e cometendo crimes. Você pode achar que não, mas não é porque está na internet que é virtual; às vezes é bem real, e é uma prova contra você.

1 – A mulher presa por “cutucar” alguém no Face

Em um caso de indefinição entre as linhas da vida e da realidade virtual, uma mulher quebrou a lei cutucando alguém pelo Facebook! Shannon Jackson infringiu a lei quando cutucou um contato em sua lista do Facebook por violar uma ordem de restrição. A ordem proibia especificamente qualquer contato telefônico, ao vivo, ou qualquer tentativa de se comunicar com o requerente.

A violação de uma ordem de restrição no Tennessee, EUA, local onde Shannon mora, é uma contravenção punível com até 11 meses e 29 dias de prisão, bem como uma multa de até 4 mil reais.

2 – O homem preso por fingir ser um príncipe marroquino no Face

No Brasil e nos EUA, fingir ser uma celebridade é praticamente uma tendência. Há uma enorme quantidade de perfis de celebridades falsos por aí. O governo marroquino, entretanto, aparentemente não é muito fã desta tendência, e em 2008 prendeu um homem por criar um perfil no Facebook alegando ser irmão do rei Mohammed VI.

O homem, de 26 anos de idade, chamado Fouad Mourtada, foi preso e acusado de “práticas de vilão”, uma ofensa muito terrível – e vaga. Neste ponto, não se sabe exatamente o que ele disse no perfil falso e se suas intenções eram más ou apenas satíricas, mas seja o for, não estava divertindo o governo marroquino.

3 – O atendente de emergência condenado por postar fotos criminais no Face

Mark Musarella, um profissional da saúde que atendia emergências postou fotos no Facebook de uma mulher espancada e estrangulada chamada Caroline Wimme. Ele foi condenado a 200 horas de serviço comunitário depois de se declarar culpado de má conduta. Aos 48 anos de idade, ele também perdeu sua licença de técnico de emergência médica. Agora, os pais da menina estão processando o Facebook por permitir que as fotos fossem mostradas.

4 – A menina condenada de decapitar um rato e postar imagens no Face

Uma jovem escapou da prisão em um caso de crueldade contra animais. Ela filmou-se cortando a cabeça de um rato e postou as imagens no Facebook. Naomi Anderson, 23 anos, se declarou culpada da acusação de crueldade contra animais, e disse que tinha usado uma faca para cortar a cabeça do rato; o animal levou 40 segundos para morrer. Naomi não pode ter outra acusação em 18 meses e foi condenada a 180 horas de serviço comunitário.

5 – As pré-adolescentes acusadas de hackear e postar fotos sexuais no perfil de uma “amiga”

Duas meninas pré-adolescentes foram acusadas de invadir página do Facebook de uma colega de classe e postar fotos de sexo explícito. Elas foram condenadas por cyber perseguição e invasão de computador de primeiro grau. As meninas, com idades entre 11 e 12 anos, estiveram sob investigação desde que a família da suposta vítima contatou a polícia.

As duas utilizaram informações de senha da vítima para postar conteúdo sexualmente explícito em sua página do Facebook. Elas também postaram mensagens que indicavam que a vítima estava disposta a realizar atos sexuais com as pessoas.

As rés também mandaram mensagens para alguns meninos para combinar atos sexuais. Jon Knight, padrasto da vítima de 12 anos de idade, disse que sua família está aliviada que o caso resultou em acusações criminais; ele estava com medo de não ser levado a sério.

6 – O casal preso por comer uma iguana rara e colocar as fotos no Face

Um casal americano fez uma refeição de iguana em extinção que os levou a prisão nas Bahamas. Eles foram pegos depois que autoridades do país viram as imagens da comilança no Facebook. O casal, Vanessa Starr Palm e Daniel Alexander Rust, postou fotos incriminadoras que incluíam “os suspeitos capturando uma iguana, partes de uma iguana em um grill, dois homens comendo pedaços de iguana”, etc., segundo a polícia.

Não se sabe exatamente como o caso chegou à polícia, mas, aparentemente, muitas pessoas relataram. Palm e Rust foram acusados de violar uma lei de proteção animal e foram liberados sob fiança. Eles enfrentarão um tribunal em breve. Como se isso não bastasse, um oficial das Bahamas disse que o par “também poderia ser acusado sob a lei americana que torna ilegal cometer um crime em um país que tem uma relação com os EUA”. Maravilha.

7 – Adolescente acusado de contratar um assassino pelo Face

Um adolescente enfrenta 11 a 22 anos de prisão depois de concordar com um acordo judicial por acusações de ter usado o Facebook para tentar contratar um assassino para matar uma mulher que o acusou de estupro.

West Chester, 19 anos, aceitou o acordo judicial sob a acusação de estupro, solicitação criminal de assassinato e outras acusações. Em julho de 2010, uma mulher de 20 anos que ele estuprou chamou a polícia para apontar um post em sua página no Facebook oferecendo 500 dólares (aproximadamente 815 reais) pela “cabeça de uma menina”.

8 – O homem preso por uma solicitação de amizade no Facebook

Quando você tem uma ordem de restrição contra você, é preciso ter cuidado nas redes sociais. Um britânico de 37 anos com uma ordem de não contato após assediar sua esposa com mensagens de texto e chamadas telefônicas acabou pedindo para ser amigo dela no Face. Quando ele criou um perfil na rede, marcou a opção que gostaria de convidar como seus amigos todos os seus contatos existentes. Isso foi uma violação de seu “nenhum” contato. Ele recebeu 10 dias de prisão, mas cumpriu apenas sete após o seu advogado argumentar com o tribunal que ele tinha se “confundido”. Que bom que ele não a cutucou.

9 – O adolescente flagrado no Face por falar de seu crime de vandalismo

Depois de fazer uma “brincadeira” estúpida, que resultou em 247.000 dólares (mais de 400 mil reais) em reparos e no fechamento de cinco meses de uma biblioteca pública por causa da inundação de um banheiro, um adolescente escreveu sobre isso no Facebook, o que levou a uma admissão pública de culpa em tribunal.

O crime aconteceu em Portsmouth, Reino Unido, onde o menino confessou usar papel higiênico para entupir ralos no terceiro andar, no banheiro dos homens da Biblioteca Central de Portsmouth, e ligar as torneiras, resultando em uma inundação épica.

O adolescente aparentemente tentou protestar a sua inocência. Mas mudou seu fundamento quando foram apresentadas provas de seu vandalismo: uma transcrição dos comentários do Facebook que ele fez com um de seus companheiros. Enquanto ele havia dito aos policiais que não tinha feito nada, respondeu a uma pergunta no Facebook dizendo que era “mais ou menos” culpado, e que tinha guardado segredo, mas alguns amigos sabiam.[Oddee]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

41 comentários

  • Vielmond:

    Pessoalmente , raríssimas vezes uso o Facebook, em particular por falta de tempo…….mas não deixo de responder . Em geral, as motivações para seu uso são varias, desde a promoção pessoal, a solidão, procura de amigos ou parentes, encontros com estranhos com final feliz ou não (casos de dissoluções de amizades, casamentos e parcerias afins, e outras ocorrências duvidosas ou mesmo que relevam da área policial) . E não me refiro ao lado “comercial”e político , fatores de mudanças radicais…

  • datoru01 .:

    Sinceramente, achei que iria encontrar alguma punição injusta, mas TODAS, todo o tipo de punição foi JUSTA. Só que tem alguns merdas de brasileiros que vão dizer o contrário. Isso porque o brasileiro tem a visão distorcida do que é certo e errado.

  • Cesar Radtke:

    aina bem que no Brasil não é crime dizer que a jornalista é uma gata.

  • Augusto Henrique:

    lol entao quer dizer que eu posso ser preso so por comer uma iguana ? a gente nao come galinha ? a gente nao come carne ?

    • Druida:

      Sim. Mas são animais criados comercialmente pra isso e longe de risco de extinção, agora, quem caça capivara, cervo do pantanal, anta ou tatu pra comer, ou qualquer espécie nativa, aí sim, é crime

  • tim:

    Hhahahahahha, muito boa!

  • Elza:

    O Facebook é uma maneira de nos relacionarmos com os nossos amigos trocando impressões ás vezes para nos distrairmos e outras vezes sendo essas conversas úteis para nós.
    Há que ter discernimento e não praticar crimes como os aqui mencionados.

  • claudemir da silva:

    vamos tomar cuidados ao usar a internet para não cometer besteira

  • Danibyo:

    Com certeza…com a internet não precisa nem sair de casa pra cometer um crime! É só usar deste meio com falta de responsabilidade para sofrer as consequências!

  • Raton:

    Por mim esse tal de facebook MORRE. Nao tenho e não gosto, cheio de fasidades e palhaçadas.

  • José Calasans.:

    não faco questão do face.

  • Claudio Marcelo de Souza:

    Fico no Facebook apenas pelo motivo de ter algumas pessoas amigas e conhecidas que insistem para que eu continue.
    Mas já tive muitas decepções no que diz respeito à “segurança”.
    Há uma verdadeira “neurose” com o que se refere às senhas, às entradas, aos contatos. Tudo para eles é fraude, é invasão de privacidade, e outras coisas dessa espécie. Tanto é que já tive várias contas e não conseguia permancecer, pois eles sempre dizem pra criar outra senha pois que a atual foi clonada, etc.
    Mas, agora arrumei uma maneira de acabar com esses problemas e estou comseguindo permanecer.

    • Exordium…:

      Realmente,Quando O Facebook Cisma Dar Crise De Paranóia,Alguém Sai Perdendo E Não São Eles…¬¬
      Já Perdí Uma Conta Por Ter Conectado Em Outro PC Q Não Era Daqui De Casa…Me Jogaram Na Parede Com Testes E Mais Testes,Dai Simplesmente Abandonei A Praga Daquela Conta…¬¬
      É Muita Neurose À Troco De Nada…

  • Ferreira:

    Pessoal idiota que fica postando. até comendo um dorito. isto não é nenhuma surpresa. Que o maior inimigo do criminoso é a tendência de confessar para alguém.

  • silvio daniel:

    todo cuidado e pouco,eu ja disse que isso o facebook e pra comunicacao,nao para abusar

  • Lena:

    E pensar que no Brasil, aos 16 anos esse tipo de jovem têm o direito de votar e eleger nossos representantes…

    O lado podre da Internet é que os covardes sentem-se escudados por trás do monitor e ficam à vontade para escrever e fazer coisas que não diriam nem fariam cara-a-cara com as pessoas.

    Para muitos, a libertinagem está institucionalizada.
    Ideais de LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE? Nem pensar!

    Lena

  • Flávio:

    5 – AS PRÉ-ADOLESCENTES ACUSADAS DE HACKEAR E POSTAR FOTOS SEXUAIS NO PERFIL DE UMA “AMIGA”

    Tá bom… e essa foto dessa menina??? Poderia estar aí?

  • juliano:

    Escrevi cada palavra feia, apague logo. rsrsrsrsrs

  • juliano:

    Tenho uma leve impressão de que quando leio o que pessoas fazem, 80 porcento é merd3. Poxa vida, acho que gosto de ler mais sobre descobertas ciêntificas.

    • juliano:

      *por cento *científico escrevi tudo errado, estou com pressa

  • Antonio L.Garcia:

    Big Brother is Watching You (“O Grande Irmão está te observando”)

  • Antonio L.Garcia:

    Mil Novecentos e Oitenta e Quatro ,O grande Irmão profecia de George Orwell.Esta é a realidade atual estamos sendo vigiado ,nos proprio estamos no cerceando

  • Kel:

    Por isso que digo no Facebook você não esta seguro,nesse caso ajudou a punir pessoas que fizeram mal uso, mas e enquanto a falta de privacidade ? Não ao Facebook

  • Kel:

    Por isso que digo no Facebook você não esta seguro, isso é mais uma formo de mostrar que tudo que vc faz lá esta sendo vigiado,nesse ajudou a punir pessoas que fizeram mal uso, mas e enquanto a falta de privacidade ? Não ao Facebook

    • Jadson:

      Posso estar errado, mas em nenhum lugar da internet é muito segura, principalmente nas redes sociais em que postamos fotos, informações pessoais, etc. Para quem tem mais habilidade em informática, não é difícil pegar várias informações de alguém e criar um perfil fake para prejudicar a mesma. Por exemplo, o hypescience pede nosso e-mail para comentários, e quem nos garante que algum cracker não acesse o banco de dados do hype para mandar toneladas de spam’s para nós?
      Não podemos generalizar esse assunto.

  • paulo fernando lessa:

    OLÁ PESSOAL ! VAMOS UTILIZAR CONSCIENTEMENTE E, ENTRE OUTRAS COISAS LOUVÁVEIS, PARA O BEM DA MAIORIA, VAMOS DENUNCIAR POLÍTICOS CORRUPTOS E SUAS TRAPAÇAS. TENTEMOS MELHORAR NOSSO PAÍS E, CONSEQUENTEMENTE, NOSSO BEM-ESTAR E NOSSAS CONSCIÊNCIAS. TCHAAAUUUU.

  • Flor de Lis:

    Nossos jovens estão perdendo a noção de limite (se é que já não a perderam totalmente); cometem crimes cada vez mais cedo… O que será de nós ao criarmos em nosso meio “pequenos criminosos”? Hoje eles cometem crimes virtuais; amanhã, se as providências cabíveis não forem tomadas, estarão nas ruas ajudando a proliferar ainda mais violência… que venhamos e convenhamos, já tem proporções desmedidas. Não possuo um perfil no Facebook, mas vejo o site como uma diversão, um espaço que deveria – como todos os outros – ser usado única e exclusivamente para horas de divertimento saudável.

  • drew:

    alguns sao justos as punições más outras sao exagero e tentativa de controle.
    Espera até 5 de novembro…

  • sergio:

    Eu achei otimo se todas as redes denunciasem os abusos e crimes cometidos virtual seria bem melhor pra todos que usam pro bem.

  • cllecio:

    ja que o face é tao pratico porque nao denunciam os politicos de nosso brasil aposto que nenhum sera preso vc duvida..

  • murilo silva:

    quem pensou que só no nosso amado brasil tem muito lesado, me dá grande alegria saber que lesados existem em outros lugares…

    • Elcio R S:

      …tipo da alegria suspeita…tomara que seja somente êrro de redação !

  • otamir mendes:

    Ninguém pode ser julgado duas vezes pelo mesmo crime, então quem cometeu atos ilegais no facebook, já foram julgados e condenados, então é crime caluniar e criticar-los,não cabe mais julgamento, o que eu posso dizer não entre nessa, é fria.Não existe crime perfeito, existem crime mal investigado.

  • Elza:

    LAMENTO QUE SE USE O FACEBOOK PARA COMETER ESTES CRIMES AQUI MENCIONADOS.

    • Vitor:

      Eu lamento que esses jovens ja estão vazios de espírito fraterno. E usem qualquer meio de mídia social para mostrar ao mundo que crianças e adolescentes em redes de relacionamentos não funcionem.

      Pais—- ALERTA!

  • Jadson:

    Tá aí mais uma prova que a função “cutucar” não vale a pena…

    • Douglas>>Volker:

      pode crer, não cutuque onca com vara curta, mas agora convenhamos ha tanto que se fazer.

  • Vitor:

    O Facebook não está controlando nada!!! Se os ofendidos e os culpados não apresentarem quixas formais,não vira nada!!!! Não sei como é no Brasil, onde a ” Liberdade de Expressão” é confundida com libertinagem!

  • Hugo:

    Por isso que uso o telégrafo…

  • vicente:

    eu nem uso facebook e so de ler isso ai e que eu não uso mesmo mt friscurinha

  • Milena Karla:

    É isso aí! Facebook ajudando a combater crimes! D+!!

Deixe seu comentário!