Você conhece a “cor mais feia do mundo”, a Pantone 448 C?

Por , em 29.01.2020

Pantone é uma empresa estadunidense conhecida pelo Sistema de Correspondência Pantone (com a sigla PMS em inglês), um sistema padronizado de reprodução de cores. Ao padronizar as cores, designers, gráficas e muitas outras empresas do mundo inteiro que trabalham com cores conseguem um resultado exatamente igual, sem alterações e diferenças.

Cada cor é descrita por sua localização, por exemplo o PMS 130 é um amarelo ocre. Até países já usam o PMS para especificar as cores exatas de suas bandeiras. Os números de cor e valores da Pantone são propriedade intelectual da empresa, e o uso gratuito da lista não é autorizado.

A cor Pantone 448 C é conhecida como a “cor mais feia do mundo”, descrita como um marrom escuro monótono.

Ela é tão desagradável por arremeter a muco e excrementos que a partir de 2016 foi eleita por vários países para ser cor de fundo de embalagens de cigarro, na tentativa de dissuadir o consumidor de utilizar esse produto. A Austrália, Nova Zelândia, França, Reino Unido, Israel, Noruega, Eslovênia, Arábia Saudita e Turquia já adotaram esta prática, recomendada a todos os outros países pela Organização Mundial da Saúde.

Inicialmente, esta cor era conhecida como “verde azeitona”, mas os produtores de azeitona de vários países solicitaram a mudança da descrição, com medo que a associação com esta cor em particular causasse uma queda na venda do fruto da oliveira.

Cor do Ano Pantone

Desde 2000, a empresa elege a “Cor do Ano”, que dita tendências no mundo da moda, arquitetura e design em geral. Lembra daquela febre de 2016 por produtos da cor Rose? Eletrodomésticos, relógios de pulso, capinhas para celular, malas, sandálias e até metais do banheiro desta cor inundaram o mercado. Isso, porque a Rose Quartz foi a Cor do Ano de 2016.

Claro que algumas cores são melhor aceitas pelo público consumidor que outras, e o Rose Quartz de 2016 fez tanto sucesso que permaneceu popular nos anos de 2017 e 2018, ofuscando as cores Greenery e Ultra Violet dos anos seguintes.

A Cor do Ano de 2020 é o Classic Blue, um azul escuro bastante sóbrio e elegante. A escolha é feita depois de uma análise de tendências a partir da indústria de entretenimento e arte recente.

Podemos dizer com certeza que a 448 C nunca vai ser eleita como Cor do Ano pela Pantone, mas ela não deixa se ser útil para situações bem específicas, como causar nojo. [Pantone, Promo Marketing Magazine]

2 comentários

  • Patrícia Fidélis Silveira:

    Gosto de todas as cores e essa não deixo de fora. Acho que depende muito da roupa que é confeccionada. Acho até muito elegante, ainda mais se combinar com branco, bege, etc

  • Guilherme Junqueira de Almeida:

    Minha cor predileta é o azul.

Deixe seu comentário!