O segredo para uma vida longa: Organização

Por , em 4.01.2009

Quando a maioria dos estudos enfocam nos traços negativos das pessoas como a depressão e hostilidade esta pesquisa recente enfocou no nosso lado positivo. Talvez elas pareçam tediosas, mas pessoas com maior autocontrole têm mais chance de serem saudáveis do que aquelas que assumem riscos.

A pesquisa realizada da Universidade da Califórnia sugere que traços psicológicos podem ser tão importantes ao prever a saúde como fatores médicos e sociais e que pessoas conscienciosas (que tem autocontrole, organização e diligência) vivem até quatro anos mais.

Segundo o professor de psicologia Howard Firedman, da universidade, “Não apenas os indivíduos conscienciosos têm melhores hábitos de saúde e assumem menos riscos, mas eles também [tem] empregos e casamentos mais estáveis e talvez tenham uma predisposição biológica para uma boa saúde”.

Pessoas altamente conscienciosas vivem uma média de dois a quatro anos a mais, tem menos chance de serem fumantes ou beberem em excesso e vivem vidas mais estáveis e com menos estresse, segundo a pesquisa que foi publicada na revista científica Health Psychology.

A organização e a diligência são os fatores mais importantes na longevidade, mas o autocontrole, eficácia, confiabilidade, ponderação, competência e a docilidade também são fatores que ajudam a melhorar a saúde.

Howard quer que suas descobertas desafiem as pessoas a pensarem que suas vidas são o resultado de suas ações citando que há algumas evidências de que as pessoas podem se tornar mais conscienciosas, por exemplo, quando conseguem trabalhos estáveis e bons casamentos.

O estudo de Howard analisou outros 20 estudos que focaram em traços da conscienciosidade relacionados à longevidade que envolveram 8.900 participantes dos EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Noruega e Suécia. [Telegraph]

Deixe seu comentário!