A Apple sabe por onde você anda?

Por , em 5.05.2011

Muitos usuários de iPhone ficaram assustados com a notícia de que seus aparelhos guardavam informações sobre sua localização em uma pasta “secreta”. A preocupação com a privacidade incomodou alguns e deixou os mais neuróticos com os cabelos em pé. Dois jornalistas revelaram detalhes deste arquivo chamado “consolidated.db” que guardava informações que datavam de junho de 2010, data quando a Apple atualizou a seu sistema operacional, o iOS, para a versão 4.0.

A Apple não comentou sobre as alegações, mas, aparentemente a empresa não tem acesso contínuo aos dados acumulados nos aparelhos, segundo os jornalistas, um deles diz ser um ex-empregado da gigante da informática.

Os usuários se preocuparam porque tudo parecia bastante confuso. A Apple sabe ou não sabe por onde eu ando? Algumas coisas podem ser esclarecidas:

Como o iPhone acessa essas informações de localização?

Ele usa as torres de telefonia celular para triangular sua localização, mas o faz de maneira aproximada, porque não funciona como um GPS que usa satélites para definir exatamente o lugar onde uma pessoa está.

Com que frequência esta informação é salva?

Aparentemente em intervalos esporádicos, mas com freqüência, de acordo com Pete Warden e Alasdair Allan, os jornalistas que fizeram a pesquisa e publicaram a pasta secreta.

Onde a informação fica guardada?

No aparelho e no computador que foi sincronizado.

Quem tem acesso?

Na teoria, só você poderia acessar. A Apple aparentemente não tem acesso a essa informação, pelo menos não em tempo real, de acordo com os jornalistas. Então, é bem provável que a empresa não saiba onde você está neste exato momento. Outras empresas de telefonia móvel também gravam esse tipo de informação, mas, para ter acesso a elas, “é preciso uma autorização judicial, enquanto para outras pessoas que tiverem acesso ao seu aparelho celular ou ao seu computador, elas estarão visíveis”, disseram Warden e Allan. O arquivo não é codificado, então, qualquer um poderia saber por onde você esteve, desde um namorado ciumento até um investigador particular.

Alguém poderia roubar estas informações?

É possível que alguém que consiga acessar a pasta saiba quais foram seus passos desde junho do ano passado, mas para isso, eles teriam que por as mãos no seu celular ou computador para chegar até a pasta “consolidated.db”. [CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

9 comentários

  • Adrian:

    Eles utilizam para algo muito simples: rastrear iphones desbloqueados ilegalmente e mapear aqueles que nem poderiam estar em outros países…

    É o controle total sobre o produto.

  • Rodrigo:

    Ah isso ai ja é paranoia atualmente da para rastrear a maioria das coisas de um ser humano moderno faz.

    Mais mudando de assunto . A apple vai lançar mesmo um novo iphone . Vi este post e fiquei na duvida.

    http://tudumtecnologia.blogspot.com/2011/05/apple-deve-lancar-iphone-4s-lte-em.html

  • jjnicolau:

    PRESTE ATENÇÃO!!!

    VC TEM UM CARTÃO DE DÉBITO? POIS É!!! O BABACA DO GERENTE DA SUA CONTA RASTREIA OS TEUS PASSOS… SABE ONDE VC FAZ LANCHE RÁPIDO… EM QUAL SUPERMERCADO FAZ COMPRAS… QUE TIPO DE VESTIMENTA USA… SE VAI NESSA OU AQUELA LANCHONETE… ESSAS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES E, ABSOLUTAMENTE, O SEU GERENTINHO, AQUELE BABACA, SABE TUDO… ENTÃO QUAL É A PREOCUPAÇÃO SE ESTE OU AQUELE APARELHO PODE SABER SE VC ESTEVE AQUI OU LÁ? ESSA HISTÓRIA DE SER RASTREADO É MUITO MAIS SÉRIA DO QUE SE POSSA IMAGINAR… PRESTE ATENÇÃO!!!

  • Juliano:

    Não é só o iPhone não, o iPad e iPod touch (qualquer aparelho que use o iOS 4) grava esses dados! #TENSO

  • fernanda:

    horivel,mas queria trabalhar na apple só para espionar meus pretendentes,seria o maximo!

  • José Calasans:

    Cada dia que passa,fica mais difícil ter privacidade.Nós somos vigiados por satélite,programa espião,pelo celular e etc…Já estão querendo até implantar chip na gente,como se faz hoje em dia com o gado,aliás,estão pensando que somos gado mesmo,eu nunca vou permitir que alquém ponha uma coisa dessas em mim.

  • Max Landscheck:

    As empresas de telefonia fazem isso sempre, não vejo tanto problema nisso.

  • Joao:

    Já corrigiram esse negocio

  • Marcelo Augusto:

    Não é só pelo celular… Somos monitorados desde que ligamos um computador na rede… Quer ver ?? entre por exemplo no mercado livre… procure um produto que não tem menor importância, tipo, BÓIA PRA CRIANÇA. No dia seguinte, abra seu mail, hotmail, yahoo ou outro… e veja as propagandas que com certeza estarão lhe oferecendo as melhores ofertas das BÓIAS PRA CRIANÇA… cheguei até a receber um mail com oferta de máquina fotográfica que eu estava procurando na NET…

Deixe seu comentário!