A Austrália vai plantar um bilhão de árvores

Por , em 19.02.2019

O governo australiano anunciou que vai plantar um bilhão de novas árvores até 2050, como parte de uma vasta campanha destinada a cumprir as metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris.

Até 2030, isso contribuiria para a remoção de 18 milhões de toneladas de gás de efeito estufa por ano, em um país que atualmente produz mais de 500 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano.

De acordo com o primeiro-ministro Scott Morrison, o plano do governo também apoiaria empregos em um setor que contribui com mais de US$ 16 bilhões para a economia nacional.

Um relatório nacional de 2018 aponta que a Austrália tem a sétima maior área florestal do mundo, cobrindo 17% de sua extensão terrestre.

Plante uma árvore

A notícia se encaixa perfeitamente com uma nova pesquisa realizada por cientistas do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, que concluíram que uma ampla campanha de plantio de árvores em todo o mundo poderia afetar significativamente as emissões líquidas de gases de efeito estufa no mundo.

O pesquisador Thomas Crowther disse ao jornal The Independent que as árvores são “nossa arma mais poderosa na luta contra as mudanças climáticas”.

“É uma coisa linda porque todos podem se envolver. As árvores literalmente apenas tornam as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, melhoram a qualidade do ar, a qualidade da água, a qualidade dos alimentos, o serviço ecossistêmico, é uma coisa tão fácil e tangível”, esclareceu.

Um bilhão de árvores é um começo impressionante, é claro, mas ainda um longo caminho até as trilhões de árvores extras que Crowther e seus colegas julgam que a Terra poderia suportar. [Futurism, Bloomberg]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,96 de 5)

Deixe seu comentário!