A censura online também acontece no Brasil

Por , em 21.09.2010

Você acha que essa história de censura na internet é problema apenas da China? Pense duas vezes.

A Google soltou um relatório chamado Google Transparency (Google Transparência), que mostra a censura que os governos exercem sobre a internet em cada país. Além de mostrar os números de cada nação, o relatório também mostrou que a censura está crescendo.

O Google Transparency é um mapa interativo em que você pode conferir quantos pedidos o nosso governo fez para que o Google removesse ou bloqueasse determinado conteúdo.

Além disso, dá para analisar os pedidos de acordo com o período. Usando a ferramenta dá pra ver, por exemplo, que o governo iraniano pediu para bloquear uma grande quantidade de conteúdo nas eleições de 2009.

Outros países, que você não imaginaria que exercem censura, o fazem. A Alemanha, por exemplo, bloqueia conteúdo de cunho neo-nazista enquanto a Turquia bloqueia o YouTube por ele conter vídeos que seriam ofensivos.

Quanto ao Brasil, em relação ao conteúdo removido, nós somos os campeões, pelo menos no período de 2010. Confira o relatório completo aqui. O primeiro número são pedidos de quebra de sigilo e o segundo, pedidos de remoção de conteúdo. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • leofranco:

    Pessoal, antes de colocar para fora todo esse sentimento de indignação, tentem entrar na fonte e analisar as informações um pouco mais. Das 389 remoções pedidas pelo Brasil, 319 foram pedidos para alterar / remover informação falsa no ORKUT. Nada de conteúdo jornalístico ou algo do genero. Portanto o Brasil só fica na frente nesse ranking pelo óbvio: É o pais com mais usuários de Orkut no mundo.

    abraços

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    ñ a sensura na net, pois aqui so entra quem quer.

  • michel:

    é de dar nojo viver no meio de vermes, como politicos que em vez de correr pelo povo, corre pelo dinheiro.

    toda censura È burra. mas eu quero ver esses burros metidos a espertos no julgamento final :C

    isso me fez lembrar uma ótima piada d advogado:
    “um advogado em estado terminal, quase sem voz, cercado pela familia no hospital, derrepente chama sua filha, religiosa, pedindo a ela uma biblia. a filha buscou e seu pai começou a ler avidamente, depois de um tempo, todos da familia estranho o fato daquele homem que sempre foi ateu, lendo a biblia com tanto interesse.. até que perguntaram, mas PORQUE tanto interesse na biblia??
    o advogado nem se virou e prontamente respondeu:- estou procurando uma brecha na lei.”

  • Farofa:

    Kleber o que acontece é o seguinte, sempre que você usa esses aplicativos, depois que você fez o upload de arquivos, esses arquivos são enviados com cópia para os administradores do serviço. Se ele verem que tem conteúdo impróprio eles removem mesmo… Isso está no Contrato de Adesão, Tenho certeza que você não leu ele, apenas clicou em “Eu concordo”. O mesmo acontece com sites de download por exemplo o 4shared, o easyshare, entre outros, se você “upa” conteudo impróprio ou não respeita os direitos autorais (não só em livros, como em musica, filmes, ebooks, fotos, etc..) eles vão remover o arquivo, as vezes removem sua conta dependendo do tipo de arquivo, e as vezes além de remover o arquivo e conta, eles podem te mandar uma multa (bem pesada, diga de passagem), ou enviar um pedido judicial para o orgão competente (no caso do Brasil um dos orgãos competentes em caso de crimes digitais é a Policia Federal) se você postar fotos de p0rn0grafia infantil, dados sigilosos, etc…)

    Você disse que não compartilhou, mas quem garante, que você não passou o usuario e senha para alguem, o Skydrive é um disco virtual que você acessa de qualquer lugar que estiver, basta saber o seu usuário e senha, coisa que hoje em dia não é muito dificil descobrir, ainda mais você usando o Window$ (que é uma m3rDa em caso de segurança digital e extremamente vulneravel a pragas digitais), qualquer pessoa rodadndo linux, noções de programação e o basico do conhecimento necessario (que não é dificil de encontrar na internet, se quiser provas basta digitar na Google: técnicas hacker, como invadir computadores, camuflar cavalos de troia) consegue pegar dados pessoais seus…

    Fica a dica, antes de criticar um serviço, dizendo que eles não respeitam sua privacidade, leia o contrato de adesão e não somente clique em “Concordo”, outra coisa que você poderia fazer é não colocar p0rn0grafia em discos virtuais, discos virtuais são para DOCUMENTOS importantes, e não uma extensão do seu HD, exatamente como um pendrive

  • Jocelia:

    Infelismente estamos vivendo um Estado de Direito, e não um Estado Democrático de Direito. Pensem nisso quando forem as urnas.

  • Kleber:

    Bom dia, deixo aqui meu protesto, a alguns meses atrás resolvi fazer um download de um produto da microsoft, um tal de skydrive para armazenar fotos e arquivos do meu computador, pois bem, algumas semanas depois tive meu skydrive desligado pelo administrador com TODOS MEUS ARQUIVOS. A alegação de fotos impróprias e quebra de conduta no uso desse armazenamento foi o motivo da remoção de minha conta ?!?!. Então pessoal o que vocês acham disso? O material é meu, só eu tinha acesso a ele, não compartilhei arquivo com nenhuma pessoa e mesmo assim desligaram o tal SKYDRIVE. Estamos cercados de pessoas sem nenhum tipo de ética e moral, gostaria de saber onde eles conseguiram permissão para vasculhar meus arquivos, falta de respeito total.

  • Elizabeth:

    Nunca antes na história de democracia desse país o governo censurou tanto a imprensa como agora. Povo desinformado é povo fiel…

  • Brasileiro:

    Grave isso – censura é algo inadmissível em uma nação democrática – estaria o brasil se encaminhando a uma nova era de repressão, manipulação, censura e etc, exatamente como a china?
    Triste, me fez ficar com vergonha de ser brasileiro

  • César:

    O Bovidino não sabe a diferença entre “moderação” e “censura”…

  • Bovidino:

    Se não me engano, este site também faz ‘censura’.
    Apenas chamam de ‘moderação’ que é um nome mais elegante.

  • Jorge:

    Olá, ja tinha lido sobre isso em outros site, ja faz ate algum tempo. Nas discussões que se seguiram chegamos a uma conclusao que o orkut é responsável pela maior parte das queixas e como o orkut é mais usado no brasil os valores sao bem mais altos.

    Abraços.

Deixe seu comentário!