A Ilha do Gato

Por , em 24.03.2011

A Ilha do Gato, também conhecida como Tashirojima, é um lugar do Japão onde os gatos são os melhores amigos do homem, e não os cães. Os moradores da ilha acreditam que eles trazem sorte e proteção e, como o local não foi completamente devastado pelo recente terremoto, mais pessoas passaram a concordar com a lenda.

Os gatos foram trazidos para a Ilha há muito tempo atrás para caçar os ratos que estavam acabando com a produção de seda do local, exterminando os bichos-da-seda. Os felinos cumpriram sua missão, se multiplicaram e se alojaram perto das casas dos pescadores para aproveitar as sobras. Após um tempo, as pessoas se afeiçoaram tanto pelos bichos que passaram a estudar seu comportamento para previsão do tempo e das condições de pesca. Eles até construíram um santuário para os gatos no meio da ilha, que acabou se transformando em atração turística.

Na Ilha, os gatos são mais numerosos que os humanos, há milhares deles. Desde 1950 a população foi caindo e, hoje em dia, o lugar tem cerca de 100 moradores permanentes. Já os gatos dominam o ambiente e são protegidos pelos locais, que não deixam nenhum animal predador entrar. A maioria dos gatos é “vira-lata”, mas, ainda assim, os homens e mulheres veneram os bichanos por sua beleza, sorte e capacidade de caçar os ratos.

Mesmo com tanta crença de boa fortuna, os moradores da Ilha (humanos e felinos) estão precisando de mantimentos. Os barcos não conseguem chegar até lá por causa da quantidade de escombros na água. As equipes de ajuda têm tentado abastecer a ilha usando um helicóptero.

[OddityCentral]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

20 comentários

  • marizete assis alves:

    Ô dó da ignorância deste Joni, leia e se informe mais a respeito dos felinos meu caro, não comente e nem fale mau do que vc desconhece por estupidez e falta de leitura. Gostei da matéria. Uma pena que esteja passando por tantas dificuldades este povo. Pesquiso muito sobre felinos, adoro, cada dia aprendo mais sobre eles, e minha convivência com eles é o máximo..rss

  • carlos valdene:

    essa ilha gato e um paraiso para um cachorro

  • Lees:

    Muito legal essa metéria A ILHA DOS GATOS! É uma pena que aqui no Brasil tem uns e outros que preferem envenenar gatos e cães!! AFF Depois ficam ai reclamando dos ratos e paratas em suas casas. As baratas e ratos não só tem que roer as roupas dos armários dessas pessoas, tem é que roer suas mãos e linguas!! AFF… Os gatos tem um papel importante na natureza que é controlar, baratas, ratos, cobras etc… Como tenho 5 gatos, não tenho problemas nenhum com esses bichos roedores e venenosos como cobras por exemplo. Moro ao lado de uma area verde e rio, que antes era infestado de ratos e, depois que me mudei para esta area meus gatos acabaram com as ratalhadas!

  • marie:

    Em primeiro lugar..a reportagem é em coreano,mesmo que a ilha seja no japão…tdo que não conseguimos entender soa bizarro,estranho e cacofonico..mas sem apelar p ignorancia..como cita alguns comentarios… e toxoplasmose podemos nos infectar com alimentos mal lavados ou mal manuseados!por favor…vamos ler mais pessoal!!!!!!¨Aprender é a unica coisa de que a mente nunca se cansa,nunca tem medo e nunca se arrepende.¨(Leonardo da Vinci) obs- e este aprender se refere a tudo…assim saberemos discenir o certo do errado.

  • louise:

    se lá tiver persas eu vou sair correndo daqui e vo nadando até lá. os persas são fofinhos :p 🙂

  • Dru:

    “A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. é aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras.” (Milan Kundera)
    Sem mais…..Mr. Kundera diz tudo!!!!

  • SP:

    ” A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pelo modo como seus animais são tratados. “(Ghandi)

  • Sandy:

    “A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza, com toda a liberdade, em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, num nível tão profundo que escapa ao nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. é aí que se produz o maior desvio do homem, derrota fundamental da qual decorrem todas as outras.” (Milan Kundera)

    Sem mais…..Mr. Kundera diz tudo!!!!

  • Dru:

    Absurdos como alguns destes comentarios e’ que mostra o quanto sera’ dificil uma evolucao humana…Sem generalizar, mas ainda trazemos resquicios de Neardenthal……ainda bem que estamos tendo selecao natural…

    “A compaixão pelos animais está íntimamente ligada a bondade de carácter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem. “(Arthur Schopenhauer)

  • BrunoPanda:

    “Mimimi / 26.03.2011
    Ah, que lindos… Gosto de gatos tanto quanto o pessoal dessa ilha, deve ser muito bom viver em um lugar assim, tipo o paraíso ”

    Tipo…propagação em massa de toxoplasmose.

  • BrunoPanda:

    Cara…que droga !
    Gatos são a minha fraquezza…

  • Mimimi:

    Ah, que lindos… Gosto de gatos tanto quanto o pessoal dessa ilha, deve ser muito bom viver em um lugar assim, tipo o paraíso 😀

    • Ezio Jose:

      Já imaginou ter que dormir numa noite em que eles entram no cio. Uau!

  • luciana:

    gente, que pesadêlo! os gatos vão comer as pessoas, e a jornalista, quem aguenta aquela voz de taquara rachada

  • Toneto:

    Quando comecei a ver o vídeo até ri, mas depois de 15 segundos ouvindo aquela jornalista, quase pensei: “extermine todos na ilha assim essa mulher não vai abria a boca”.

  • Joni:

    Ei sr. Burns, depois de tantos anos comendo peixe cru e insetos(eu sei isso é na china), até que um churrasquinho de gato ia bem…

  • Joni:

    Sim, muita ignorância e pessoas que não tem senso de humor. Eu gosto de gatos e eles não são enviados do capeta hauahuhahau
    Só descontraindo não leve a sério 😀

  • AFFFFFF JUKX:

    OLHA AAAAAA MERDA Q ESSE JONI FALOU
    GENTIIIIIIIIIII COMO TEM IGNORÂNCIA NESSE PLANETA

  • Sr. Burns:

    Se a dieta nessa ilha mudar para churrasquinho no espeto, já sabe.

  • Joni:

    O negócio é simples:
    gatos são enviados do Satã e tem poderes para causar catástrofes. Logo, pq eles iriam destruir a própria ilha onde moram????
    Viu,óbvio…

Deixe seu comentário!