“A liberdade na internet enfrenta uma grande ameaça”, afirma cofundador do Google

Por , em 17.04.2012

A internet virou motivo de preocupação para o cofundador do Google, Sergey Brin. Em entrevista ao diário inglês The Guardian, Brin afirmou que os princípios universais da internet enfrentam suas maiores ameaças até hoje.

Ele acredita que os governos nacionais pressionam as empresas e os provedores de internet a fim de tentar controlar o fluxo de informação na web, o que os torna as principais ameaças à liberdade na internet, na opinião do executivo.

E Brin deu nome aos bois. Segundo ele, outros vilões são a indústria do entretenimento, que tenta acabar com a pirataria, e empresas como Apple e Facebook, que controlam quais programas podem ser lançados em suas plataformas, obstruindo a criatividade no mundo virtual.

“É assustador”, afirma o executivo do Google. “As regras deles são muito restritivas”, acusa Brin, principalmente pelo fato de o Facebook não querer compartilhar dados de seus usuários com outras empresas, o que, para os usuários, é ótimo.

Em nome dessa liberdade, o Google cessou suas operações na China no começo do ano passado, tentando evitar que o governo do país pudesse acessar informações dos usuários.

A mesma preocupação com relação às restrições de uso e à censura se estende para outros países também, como a Arábia Saudita e o Irã. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • ALAN BARBOSA:

    Não existe Liberdade, a partir do momento que você nasce numa Nação a pessoa tem que seguir as Leis da Nação em que nasceu e vive. Liberdade seria se você não precisasse seguir Lei de nenhuma Nação.

  • Vitor Bugulin:

    Toda pessoa independente de sexo,cor,raça e credo religioso,tem o direito de expressar a sua opinião e não sofrer nenhum tipo de constrangimento ou retaliação.Este deve ser um direito observado em toda a rede mundial de computadores,quem deve achar o que presta ou não presta é os próprios internautas.

  • Orlando Rios:

    Que pose de bom mocinho!.
    Quem viu um empresário matar uma galinha que produz ovos de ouro ?. Ao contrario, ele tenta matar as raposas que querem jantar sua galinha.

    Ele apenas defende o seu bolso e o filão que descobriu. Se fosse mais conveniente para ele (+grana) ficar do outro lado, ele já estaria lá.

  • Volney:

    Segey Bin junto a Larry Page e Vint Cerf são os gênios da internet.

Deixe seu comentário!