Ícone do site HypeScience

Luta com espadas longas: um incrível novo (velho) esporte

Se você é uma dessas pessoas que nem pisca quando vê uma luta com espadas em filmes de ficção, então talvez esse esporte chame sua atenção! E, digo mais: talvez seja perfeito para você. Chamado de luta com espadas longas, é o renascimento de uma antiga arte esquecida.

A luta com espadas longas

Essa modalidade pode ser o que a gente chama de novo-velho esporte. A arte marcial era bastante disseminada entre os europeus há muitos anos, e era chamada de HEMA. Ela incluía movimentos com vários tipos de espadas e é um esporte muito acessível.

Ao contrário do que você pode imaginar, a modalidade não requer o uso de trajes teatrais e armaduras em estilo medieval. Os praticantes usam roupas normais, com algumas proteções em lugares estratégicos, que se parecem com os aparatos dos lutadores de esgrima, por exemplo.

As lutas têm regras complexas e usam um sistema de pontuação baseado nas regras antigas da modalidade. Os competidores usam espadas de aço com lâminas não afiadas, para que sua segurança seja garantida. Afinal, a ideia é praticar um esporte e não transformar as lutas em uma partida de Mortal Kombat.

O que define uma luta?

Habilidade e técnica, especialmente no caso das lutas com espadas, são as variáveis que definem os resultados. Tamanho e força aqui não são um grande documento.

Tempo de luta

As lutas costumam ser rápidas e às vezes até brutais: a chave para a arte está em dar um golpe certeiro e evitar o contragolpe do adversário. No entanto, até mesmo os melhores lutadores acabam ganhando grandes hematomas, que exibem com certo orgulho. Isso com certeza é uma herança medieval da modalidade. [io9, NY Times]

E aí, se animou? Você também pode aprender luta medieval

Você também podem praticar os vários estilos de luta medieval:

Mais informações sobre a HEMA Brasil: http://goo.gl/OtSooY

Sair da versão mobile