Ícone do site HypeScience

A maravilhosa nebulosa Olho de Gato

A imagem composta acima combina as últimas observações do Telescópio Espacial Hubble com novos dados captados em raios X do Observatório orbital Chandra e revela emissões surpreendentemente intensas, indicando gás superaquecido.

A NGC 6543 é uma nebulosa planetária com padrões que deram o seu nome popular: Olho de Gato. Em 1995 o Hubble fez a primeira imagem de suas curvas brilhantes em cores falsas que, envolvem uma estrela como o nosso Sol que está morrendo, a aproximadamente 3 mil anos-luz daqui.

As emissões de raios X aparecem em azul e roxo. A estrela central da nebulosa está imersa em nuvens de gás emissoras de raios X, de milhões de graus Celsius de temperatura. Outros bolsões de gás quente emissor de raios X parecem estar rodeados de gás mais frio que emite ondas em luz visível, uma clara indicação de que a nebulosa está se expandindo para modelar os filamentos e estruturas da nebulosa.

Observando a Olho de Gato os astrônomos conseguem ver o destino sombrio de nosso próprio Sol, que entrará em sua própria fase evolutiva de nebulosa planetária em cerca de 5 bilhões de anos.

Baixe esta imagem nas resoluções:

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”. [Astronomy Picture of the Day]

Sair da versão mobile