Hubble fotografa galáxias colidindo (veja)

Imagens de galáxias colidindo mostram-nas girando, deslizando e escorregando uma na outra, espalhando destruição estrelar que dará origem a galáxias novas e maiores.
O Space Telescope Science Institute em Maryland, nos EUA, divulgou 59 novas imagens do Telescópio Espacial Hubble nesta quinta-feira para celebrar 18º aniversário de seu lançamento.
É um novo atlas do Hubble que ilustra como as colisões galácticas produzem uma memorável variedade de estruturas intrincadas nunca vistas antes em detalhes, segundo o Instituto.
As imagens são uma maneira de olhar para o passado. Leva centenas de milhões de anos para galáxias se fundirem e a luz de suas estrelas viajou por centenas de milhões de anos através do espaço.
O fato da órbita do telescópio estar fora da atmosfera da Terra, as câmeras do Hubble podem gerar imagens extremamente precisas.
Mas o futuro do equipamento é controverso, pois requer reparos regulares por astronautas para permanecer em condições de funcionamento. Depois do desastre da nave espacial Columbia em 2003, uma missão de reparos programada para o ano seguinte foi cancelada.
A NASA estava planejando abandonar o telescópio, extremamente popular entre os astrônomos. Depois de protestos a Agência Espacial dos EUA voltou atrás na sua decisão e uma nova missão de reparos do Hubble está planejada para Agosto.
Está programado para 2013 o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, que substituirá o Hubble. [Fonte]

As demais imagens podem ser encontradas no site do Hubble.
16 comentários
sei que não épossivel (pelo menos agora) mais seria bom estar lá para ver tudo isso… só de imaginar já é legal
Muito bonitas mesmo!
ESPETACULAR IMAGENS
Exelente!
Eu amo astronomia, sou fascinada por tudo que tem a ver com o Universo. Eu queria poder viver mais para ver as dercobertas futuras. E quem sabe um dia viajar pra Marte.
Gostem ou não, o Universo é infinito e eterno. Quanto mais potentes serão os telescópios futuros maiores serão as amplitudes do Cosmos. Além do espaço, nada mais há que espaço. O Universo não nasceu, porque sempre existiu. Quem quiser ficar louquinho de pedra é só estudá-lo, indefinidamente.
Também soou fascinado, Diógenes, conhecer o espaço ter a possibilidade da tirar a mente por um tempo da terra, esquecer as preocupações. Perceber que de nada adianta ficar louco com nosso planeta pois tão insignificantes somos.
Que a paz reine a mente dos astrônomos!
muito lindo estas colisões.
Eu amo o universo.
Espetacular! Belíssimas imagens!
Acho tudo isso muito legal,o espaço é infinitamente enorme,
como tem bilhões de galaxias pode acontecer sim essas colisões,sou facinado por astronomia,como não tenho telescópio fico olhando pro céu à olho nu mesmo.Direto vejo algo facinante no céu,é só ficar olhando q vc vai ver alguma coisa acontecer lá…
Magnífico!
O que achamos catastrófico não passa de uma coisa tão insignificante no universo como uma gota dágua caindo em uma tigela que só nos faz reconhecer quão pequenos somos diante disso tudo.
[…] para alarme, pois há chances muito maiores de um asteróide atingir a Terra antes disso. Pois essa colisão galáctica deve acontecer daqui a cerca de cinco bilhões de […]
Cada nova informação é importante para acrescentar mais e mais elementos ao conhecimento humano. Todo investimento nesta área é o que realmente importa.
Ao Mauricio, só tenho a dizer que NADA é impossivel para a inteligencia e o conhecimento que estão presentes no Universo bem como a matéria, energia e vida.
Se isto ocorreu há centenas de milhões de anos, fico imaginando se havia vida inteligente em alguma destas duas galáxias… imagine se os habitantes tiverem organizado uma fuga em massa de seu planeta e chegaram à terra? pode parecer meio louco, mas eu sempre tive essas idéias estranhas @_____@
Maravilha de imágens, esse telescópio deve ser tratado como um jóia rara da humanidade, e todos os esforços em mantê-lo na ativa deverão ser feitos. A Astronomia agradece, nenhum de nossos instrumentos poderia nos fornecer tamanha variedades e beleza do céu profundo.