A Terra agora tem uma nova lua, do tamanho de um carro

Por , em 3.03.2020

No dia 19 de fevereiro, astrônomos do Catalina Sky Survey no estado americano de Arizona observaram um objeto de luz bem fraca atravessando o céu. Nos dias seguintes, pesquisadores de outros seis observatórios ao redor do mundo também avistaram o objeto, chamado de 2020 CD3, e calcularam a sua órbita.

Com base nesses cálculos, eles confirmaram que o objeto tem se aproximado cada vez mais da terra nos últimos três anos. O Minor Planet Center, que monitora pequenos corpos no espaço, anunciou que o objeto não tem ligação com nenhum objeto artificial, o que indica que isso seja um asteroide capturado pela gravidade terráquea conforme passava pelas redondezas.

Este é o segundo objeto conhecido que já foi capturado por nosso planeta. O primeiro foi o 2006 RH120, que ficou nos rondando entre setembro de 2006 e junho de 2007 até escapar pela tangente.

Nossa nova minilua tem entre 1,9 e 3,5 m, cerca do tamanho de um carro. Ela tem uma órbita ovalada de 47 dias, passando por fora da lua. Por ser instável, o objeto provavelmente vai se distanciar da Terra, possivelmente agora no mês de abril, segundo informações do pesquisador Grigori Fedorets, da Universidade Belfast (Reino Unido).

O objeto deve continuar sendo observado para que os pesquisadores confirmem que ele não é um lixo espacial. [NewScientist]