Abovemarine, o aquário PILOTADO por um peixe chamado José

Por , em 17.09.2014

Aquários são definitivamente objetos interessantes e belos. No entanto, ao observar um, é inevitável não pensar em como essa situação deve ser ruim e entediante para os peixes, aprisionados em um pote de vidro quando deveriam estar desbravando rios e oceanos imensos.

Isso inspirou, em parte, Adam Ben-Dor a construir o Abovemarine: um aquário sobre rodas omnidirecionais, que permite que o seu único ocupante o conduza para qualquer direção.

Uma câmera situada acima do tanque rastreia o movimento do peixe dentro dele. No caso do vídeo abaixo, o condutor é um peixe de briga siamês (Betta splendens, que leva esse nome devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécie) chamado José.

“Ao longo de um período de algumas semanas eu treinei meu peixe José a saltar para fora da água e pegar comida do meu dedo. Ele também aprendeu a me seguir enquanto eu me movia em volta de seu tanque. Inspirado por essas interações, o Abovemarine é um veículo que permite que José, ou qualquer outro peixe, vagueie livremente”, explica Adam.

A câmera traduz a direção que o animal está nadando, de maneira que o Abovemarine se mova na mesma direção. É como se o peixe pudesse dirigir um carro. Como é possível ver nas imagens, esta pequena liberdade deixa José interagir com outras espécies, incluindo seres humanos e outros animais.

Adam também notou que, surpreendentemente, uma vez que José se acostumou à sua casa móvel, até nadou para trás quando chegou perto de um objeto para impedir o tanque de colidir com ele.

“Somos encorajados a fazer perguntas que desafiam as nossas noções preconcebidas sobre peixes e outros seres vivos. Será que os peixes têm intenção? Será que o peixe entende o que está fazendo? Peixes têm memórias?”, questiona o inventor.

Talvez peixes sejam mais inteligentes do que imaginamos. E, certamente, são animais de estimação mais divertidos do que a maioria de nós acredita. [Gizmodo, Ben-Dror]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

Deixe seu comentário!