Uma pílula que deve ser ingerida uma vez ao mês por gatos e cachorros está em fase de testes por cientistas de Nova Jersey, nos Estados Unidos. Os pesquisadores afirmam que o remédio é eficiente para acabar com pulgas e carrapatos nos animais domésticos.
Peter Meinke e sua equipe do Laboratório Merck, que estão desenvolvendo o medicamento, afirmam notar uma necessidade em meios mais eficientes de controlar pulgas e carrapatos, devido ao número crescente em animais domésticos.Estimativas mostram que, em 2007, havia 71 milhões de cachorros e 81 milhões de gatos nos Estados Unidos.
Muitos pós, sprays e outros tipos de remédios são disponibilizados, mas muitos donos preferem a conveniência de remédios orais, como pílulas. Esse tipo de medicamento consegue alcançar mais partes do corpo do animal, não é eliminado na chuva ou no banho, e não é transferido do animal de estimação para o seu dono. Existe apenas uma pílula eficiente para o tratamento de pulgas nos animais, mas não é eficiente contra carrapatos.
Testes realizados com o novo medicamento mostram que ele é eficaz durante um mês contra os dois parasitas, e não mostrou efeitos tóxicos. Os cientistas obtiveram o medicamento a partir de um fungo que se mostrou eficiente contra ecoparasitas. [Science Daily]