Achados e perdidos: sonda lunar soviética

Por , em 3.05.2010

Fotos ajudaram cientistas a localizar a sonda que estava perdida desde 1971. Em novembro do ano anterior uma nave pousou na lua e liberou duas sondas no satélite.

Uma das sondas, chamada Lunokhod 1, tinha como missão recolher amostras e tirar fotos (como de praxe), mas, dez meses após o pouso, a sonda parou de enviar dados e sua localização na Lua era desconhecida.

Durante os anos os cientistas responsáveis continuaram enviando sinais, esperando receber uma resposta, mas nada de sinais.

Então os cientistas concluíram que a sonda deveria ter caído em uma cratera e que seu receptor de sinais estava bloqueado.

Mas no fim de semana passado fotos de uma sonda da Nasa mostraram onde, afinal, está a Lunokhod 1. E a surpresa foi que a sonda respondeu aos pulsos de laser enviados pelos americanos, mostrando que está em ótimas condições.

Os pesquisadores esperam usar os dados coletados pela sonda soviética para entender melhor a Lua. E ninguém melhor para explicar tudo sobre o satélite do que um robô que está morando lá há mais de 30 anos. [MSNBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • The Solar System:

    Que sonda velha os pneus parecem de bicicleta e as lentes com o cano do Titanic e parece uma caixa de sapato coberta com um pano, já vi que a tecnologia antigamente era pior do que se imaginava.

    • leandromaia:

      parece um brinquedo do chaves!!!

  • Cesar:

    A fotografia não é de um Lunokhod, parece de um projeto estudantil imitando um Lunokhod, e não foi feita na Lua, nem em Marte.

    Aqui tem uma imagem do Lunokhod (e não foi feita na Lua): http://www.aerospaceweb.org/question/spacecraft/russia/lunokhod1.jpg

  • Jaum:

    CQC, vc só se esqueceu de uma coisa: “A Lua não tem atmosfera”.
    rçrçrç

  • CQC:

    novidade…a lua é vermelha????

    a noticia fala que o satelite foi lançado na lua e que recentemente foi encontrado,mas a imagem mostra que a atmosfera lunar é vermelha,nao cinza!

    ou sera que o satelite foi fotografado na terra ainda???
    o satelite parece bem velho para estar na terra ainda.

  • Lucas:

    Muito legal isso. Pelo menos uma coisa que preste da URSS.

  • Ruben Zevallos Jr.:

    30 anos? Esperam obter o que? Duvido que ele tenha memória ou sensores atuais… penso que eles querem aproveitar o que está lá… sem o custo de ter que enviar algo.

  • Denis Lima:

    Americanos usando uma sonda soviética kkkkkk

Deixe seu comentário!