Adesivos antidepressivos não ajudam a diminuir vontade de fumar

Por , em 8.09.2010

Uma pesquisa recente afirma que adesivos antidepressivos não ajudam os fumantes a largar o cigarro.

O eldepryl (nome genérico da selegilina) é usado para tratar mal de Parkinson, depressão e demência, tanto na forma de pílula quanto em adesivos de pele. A selegilina também ajuda a manter os níveis de substâncias químicas como a dopamina, que na ausência de nicotina são reduzidos.

Dois estudos anteriores afirmavam que a pílula ajudava a diminuir a vontade de fumar em pessoas que queriam largar o vício. Apesar disso, diferente do esperado, o medicamento em forma de adesivo não ajudou a diminuir o desejo de nicotina e nem tornou largar o cigarro mais fácil.

Na pesquisa mais recente, 243 adultos fumantes usaram um adesivo de pele contendo selegilina ou um remendo de placebo. Eles também frequentaram uma clínica que ajuda quem quer parar de fumar (os tratamentos de cessação do tabagismo requerem tanto sucesso comportamental quanto componentes farmacológicos).

Ao final de oito semanas, 26% dos pacientes no grupo da selegilina estavam abstinentes há pelo menos uma semana, enquanto quase 30% do grupo placebo estavam abstinentes no mesmo período. Em 25 semanas, 17% do grupo de selegilina e 19% do grupo placebo estavam abstinentes, e com 52 semanas, cerca de 20% das pessoas em ambos os grupos estavam abstinentes.

Os pesquisadores encontraram diferenças de gênero nos resultados: 28% das mulheres estavam abstinentes em 52 semanas, em comparação com 16% dos homens.

As pessoas que estiveram sob um tratamento baseado em recompensa tiveram melhores resultados com a selegilina. Este efeito faz sentido, segundo os pesquisadores, porque a dopamina promove sensações de recompensa no cérebro.

Porém, a terapia comportamental administrada junto com os adesivos foi o que pareceu ser o tratamento mais eficaz de todos, principalmente pelo fato de que os participantes no grupo do placebo tiveram mais sucesso em diversas etapas. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!