Quem já viu fotos e vídeos do nosso sol feitos por ferramentas espaciais, como telescópios espaciais, sabe que ele pode ser ainda mais belo e incrível do que imaginamos.
E nossos “brinquedinhos” – instrumentos de alta tecnologia como o Solar Dynamics Observatory (Observatório Solar Dinâmico), da NASA – nos surpreendem cada vez mais, como este novo vídeo da superfície do sol.
[box]O Observatório Solar Dinâmico foi projetado para ajudar os cientistas a ter uma melhor compreensão de como o sol influencia a Terra e seu ambiente espacial próximo. Centra-se na atmosfera do sol, chamada de coroa.[/box]
Feita com imagens capturadas em março, a animação traz detalhes fantásticos do astro rei.
O sol é feito principalmente de plasma, uma sopa de elétrons e átomos que perderam seus elétrons, atados em campos magnéticos. A presença desses campos magnéticos é visível no vídeo sob a forma de “círculos” gigantes em movimento, que giram e voltam a se ligar com a superfície da estrela. O plasma é mais frio e, portanto, mais escuro.
Nesse momento, a atividade na nossa estrela é baixa. No final de março e início de abril, houve alguns vislumbres de maior atividade, com labaredas e ejeções de material da coroa. A previsão é de atividade relativamente baixa através desse mês.[DiscoverMagazine]