Vídeo: “tentáculo” solar é filmado em estonteantes detalhes

Por , em 11.09.2012

Quem olha daqui da Terra dificilmente imagina o que acontece na superfície do sol: toneladas de partículas superaquecidas são lançadas ao espaço a velocidades impressionantes. Eventos como esse, chamados de ejeções de massa coronal (EMC) ou erupções solares, fazem com que a gente se sinta grato por estar 150 milhões de quilômetros de distância do Astro Rei.

Abaixo, você confere uma filmagem de uma EMC feita pelo Observatório de Dinâmica Solar da NASA. Essa emissão, por sinal, não foi direcionada diretamente para a Terra, mas causou uma interferência na magnetosfera do nosso planeta e provocou auroras polares na noite do dia 3 de setembro.[PopSci, Foto]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

4 comentários

  • Murilo Mazzolo:

    Poderiam explicar como e porque acontece essas Erupções solares. Tipo se não me engano acho que tem alguma coisa a ver com os Gases “entrando em conflito”, ou alguma coisa do tipo… alguém pode me explicar? Obrigado!!

  • Alberto Campos:

    O que ocasiona esta ejeção de material solar para o espaço? Eu acredito que seja de alguma fonte externa. Alguma energia vinda de fora, como por exemplo raios gama. Estes raios podem destruir a vida na terra, como provavelmente aconteceu no passado e acontecerá no futuro, dependendo de sua intensidade. Eles tambem se chocam com outros planetas e satélites.

  • Gilmar Oliveira Ferreira:

    Caramba, a explosão é muito rápida, é sorte da gente não levar uma dessas na nossa cara.

    Um dia o Sol acerta. : )

  • Andre Luis:

    Mas que espetáculo que deve ser assistir uma aurora ao vivo!!!!

Deixe seu comentário!