Adolescência: Uma revolução no corpo e na mente

Por , em 6.10.2008

Aos 11 anos o corpo humano se prepara para transformações radicais e muda mais do que em qualquer outra fase da vida, pois está se preparando para entrar na puberdade.

O início da entrada da puberdade depende da genética, alimentação e outros fatores. Para todos ela começa no sexo.

O cérebro produz uma proteína que leva ao surgimento de uma cascata de hormônios sexuais que é disparada pelo corpo. As meninas começam a ovular. Os ovários produzem hormônios sexuais que atuam no desenvolvimento físico.

Esta foto, produzida em junho de 2008, mostra pela primeira vez o momento exato da ovulação humana

Esta foto, produzida em junho de 2008, mostra pela primeira vez o momento exato da ovulação humana

O crescimento se acelera, o rosto muda drasticamente e mais rápido do que podemos perceber. Meninos viram homens e meninas viram mulheres, ao menos do ponto de vista fisiológico.

Os testículos passam a produzir espermatozóides e também dez vezes mais testosterona do que antes. Com isso a laringe se abre e fica mais saliente (gogó), as cordas vocais ficam mais amplas e a voz engrossa. Os pelos crescem, a massa muscular se intensifica.

No cérebro, os neurônios formam milhões de novas conexões e ocorrem novas emoções: Pela primeira vez o sexo oposto nos atrai.

Com o primeiro beijo o coração bate mais forte, a pressão aumenta, os lábios se agitam, a face fica ruborizada, as pupilas dilatam por causa da atração sexual.

Texto produzido de trecho de documentário da BBC reproduzido no programa Fantástico , apresentado por Dráuzio Varela.

6 comentários

  • Nadja:

    Tenho cinco filhos,três deles já estão prestes a entrar nessa fase.Quero
    aprender o máximo possível para saber lidar com essa fase,principalmente,pelo avanço dos tempos.Desejo orientá-los a não
    cometer os mesmos erros que eu e não cometer os mesmos que os meus
    pais.Ou pelo menos tentar.Espero que seja possível.

    • yolanda:

      eu acho que essa fase tem que ser entendida e compreendida , por isso quando eu tiver meus filhos vou tentar ejuda-los!!!!

  • Paulão:

    è o fim dos tempos !!! meninas com corpo de mulher, alguns anos atráz 12 anos se brincava com bonecas, hoje elas querem bricar com bonecos ambulantes vai entender essas crianças!!!

    • Jean P. Carvalho:

      As crianças estão crescendo + rápido… depois, vc tem a mídia, q. quer vender coisas…basicamente, é isso…

  • Douglas Miranda:

    No dia que eu tiver uma filha, vou proibi-la de entrar nessa tal de Puberdade! Onde já se viu, vários adolescentes pensando só em sexo… Deveria ser barrada a entrada de menores nesse lugar… Essa tal de Puberdade tinha que ser fechada!

    Da série: “Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado.”

    • Andreia Gomes:

      não passou por isso tambem?

Deixe seu comentário!