Ícone do site HypeScience

Andar para trás ajuda a pensar

Da próxima vez em que você estiver enfrentando um desafio, você pode querer dar alguns passos para trás. Literalmente. Pelo menos é o que sugere uma recente pesquisa holandesa.

“Quando você encontrar uma dificuldade, andar para trás pode aumentar sua capacidade de lidar com o problema” diz Severine Koch, coordenadora dos estudos.

Ela e sua equipe pesquisadores estavam interessados nos efeitos de alguns movimentos, como alcançar algo, ou arrastar alguma coisa em sua direção. E, quando as pessoas se afastavam de algo, seu cérebro se tornava mais alerta.

Aparentemente, andar para trás, ou seja, estar se afastando de algo, faz com que o cérebro entre em um modo que evite conflitos e começa a pensar em soluções para o problema.

Para provar essa teoria, os cientistas escolheram 38 voluntários. Os participantes passavam por um teste em que o nome de uma cor (vermelho, por exemplo) estava escrita em outra cor (azul, por exemplo). Eles deviam dizer qual era a cor da tinta em que a palavra estava escrita (e não a palavra que estava escrita) o mais rápido possível. E, enquanto isso, andavam para frente ou para trás.

Como o cérebro entra em modo de “alerta” quando andamos para trás, ficamos mais atentos. A porcentagem de erro quando os voluntários caminhavam para trás foi bem menor.

A conclusão do estudo foi que andar para trás sempre ajuda no processo cognitivo. [WebMD]

Sair da versão mobile