Andar para trás ajuda a pensar

Por , em 12.05.2009

Da próxima vez em que você estiver enfrentando um desafio, você pode querer dar alguns passos para trás. Literalmente. Pelo menos é o que sugere uma recente pesquisa holandesa.

“Quando você encontrar uma dificuldade, andar para trás pode aumentar sua capacidade de lidar com o problema” diz Severine Koch, coordenadora dos estudos.

Ela e sua equipe pesquisadores estavam interessados nos efeitos de alguns movimentos, como alcançar algo, ou arrastar alguma coisa em sua direção. E, quando as pessoas se afastavam de algo, seu cérebro se tornava mais alerta.

Aparentemente, andar para trás, ou seja, estar se afastando de algo, faz com que o cérebro entre em um modo que evite conflitos e começa a pensar em soluções para o problema.

Para provar essa teoria, os cientistas escolheram 38 voluntários. Os participantes passavam por um teste em que o nome de uma cor (vermelho, por exemplo) estava escrita em outra cor (azul, por exemplo). Eles deviam dizer qual era a cor da tinta em que a palavra estava escrita (e não a palavra que estava escrita) o mais rápido possível. E, enquanto isso, andavam para frente ou para trás.

Como o cérebro entra em modo de “alerta” quando andamos para trás, ficamos mais atentos. A porcentagem de erro quando os voluntários caminhavam para trás foi bem menor.

A conclusão do estudo foi que andar para trás sempre ajuda no processo cognitivo. [WebMD]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Ramon De Souza Vieira:

    Rapaz! Que isso, esse site sempre se superando! Gostei, queria fazer as provas andando pra trás uehueheue

  • Alessandro Monroe:

    interessante

  • VideoAulas ByAna:

    Hum… ideia interessante… O problema é achar um lugar seguro para andar para trás enquanto lê um livro…
    😉

  • Sergio:

    Quando estiver bêbado vou dirigir de marcha ré….kkkk

  • Bruno FV:

    Vou andar pra trás quando eu tiver em um dilema ou em um problema difícil á partir de agora =P

  • Jonny:

    hahaha que legal, pena que não tenha espaço na minha saula de aula

Deixe seu comentário!