Essa minúscula criatura é metade canguru e metade velociraptor

Por , em 22.09.2015

Olha essa coisa fofa! A parte de cima se parece com um rato, mas de onde será que vêm essas pernas?

Os jerboas, como esses bichinhos são chamados, têm dois outros membros como qualquer outro roedor, mas eles são minúsculos e ficam dobrados contra o rosto. Como um velociraptor.

Veja 7 Curiosidades sobre esse animal:

1. Tamanho não é documento

De acordo com Talia Moore, da Universidade de Harvard (EUA), que estuda a locomoção destes animais roedores, os jerboas são do tamanho de um punho.

2. Os pés deles são ridiculamente pequenos

Os minúsculos pedaços de pé que realmente fazem contato com o solo são os dedos dos pés. Algumas espécies até parecem que estão usando sapatos, por conta dos tufos de pelo em seus dedos. Essas fibras rígidas agem um pouco como raquetes, dando ao roedor alguma superfície extra nos desertos de areia como os do Norte de África, da Península Arábica e na Ásia – lugares que os jerboas chamam de lar.

jerboa animais roedores

3. As penas dão velocidade

As pernas alongadas conferem ao jerboa uma velocidade incrível e a habilidade de pular como um pequeno canguru.

4. A cauda é responsável pelo equilíbrio

Grande mesmo é a cauda longa deles, que desempenha um papel importante em seu no equilíbrio. Moore e outros pesquisadores precisam fazer trabalho mais detalhados para determinar exatamente a mecânica desta anatomia inusitada, mas pela manipulação de sua cauda, percebem que ela provavelmente pode ajudar o animal a estabilizar seu corpo quando ele estiver correndo em torno do deserto.

5. Estes animais roedores são vegetarianos

E tem um gosto especial por sementes, que não só os garante a nutrição necessária, como também água – tanto que eles nunca precisam beber.

Aqui está o problema, porém: jerboas compartilham não só um habitat com o gerbilo, ou rato-do-deserto (sim, ele ainda existe na natureza), mas também um nicho, como a preferência por algumas sementes. E isso pode ser problemático por causar uma competição em torno de um alimento que já é escasso por natureza no deserto.

6. Aves de rapina são inimigas

Ambas as espécies têm um outro problema sério: aves de rapina.

No entanto, enquanto o gerbilo tende a procurar uma relativa segurança em meio a árvores, o jerboa opta se arriscar em lugares abertos. Por quê? Bem, como você pode perceber pelas imagens, o jerboa tem a habilidade de se mover com agilidade e saltar tranquilamente. E é isso que ele faz quando uma ave predadora se aproxima. Ao invés de simplesmente correr, ele pula em zig zag, confundindo a predadora.

jerboa

Um gerbilo simplesmente não pode fazer isso. Logo, ele tem a sabedoria de se esconder para se proteger.

7. Gerbilo não é concorrente

Apesar de habitarem o mesmo nicho e se alimentarem de algumas mesmas sementes, eles podem conviver sem concorrer, se explorarem diferentes micro-habitats. Na verdade, se você colocar um jerboa e um gerbilo em uma gaiola, eles simplesmente não se importam um com o outro.

Viu só como o jerboa é gente boa? [wired]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!