Anosmia: a completa falta do senso de olfato

Por , em 4.03.2011

Você sabe o que é anosmia? Você acreditaria se sua filha dissesse que não sente nenhum cheiro?

Muita gente está familiarizada com as palavras cegueira e surdez, de forma que a perda desses sentidos não é tão surpreendente. Mas as pessoas podem perder a habilidade de cheirar, também.

Não é tão debilitante, mas quem tem anosmia, sabe certamente o valor do olfato. As pessoas não percebem o quanto pode ser ruim, mesmo que todos nós tenhamos experimentado a sensação de cheiro diminuído temporariamente como parte de um resfriado, por exemplo.

De que forma isso acontece? Por lesão no nervo olfativo, obstrução das fossas nasais ou outras doenças, como por exemplo, uma grave infecção brônquica. Segundo pesquisadores, existem algumas maneiras comuns de perder o sentido do olfato: uma doença crônica dos seios nasais, uma infecção viral, a inalação de algo tóxico ou um ferimento na cabeça.

Dentro de seu nariz, há um agrupamento de células chamadas neurônios olfatórios. Esses neurônios possuem receptores de odor, que captam as moléculas minúsculas lançadas pelas coisas (como uma laranja recém-descascada, um saco de pipoca, uma flor). Os neurônios, em seguida, passam as informações para o cérebro, que interpretam o cheiro.

Diferentemente da maioria dos nervos, as fibras nervosas olfativas do cérebro são continuamente substituídas, assim, as pessoas podem, ocasionalmente, recuperar o sentido do olfato conforme novas fibras crescem.

Os médicos alertam que a falta do olfato pode ser perigosa. Os anósmicos não iriam notar um vazamento de gás, o cheiro de comida estragada ou o cheiro de fumaça, por exemplo. Muita gente joga comidas fora da geladeira simplesmente se suspeitam que estão lá há muito tempo. A higiene pessoal também é uma grande preocupação para alguns.

Mas o maior efeito é com certeza sobre a percepção do sabor dos alimentos. Isso cria dificuldades sociais para as pessoas.

Os cheiros atingem os neurônios olfativos ou através de suas narinas, ou através de uma via ligando o céu da garganta a seu nariz. Se essa segunda passagem está bloqueada, as pessoas são incapazes de captar odores e, consequentemente, sabores.
Nem tudo são desvantagens. Existem lados positivos, como não se importar com os cheiros ruins, por exemplo. Tarefas potencialmente fedorentas, como limpar a geladeira, não devem incomodar os anósmicos.

E você? Você ou um membro da sua família já perderam a capacidade de cheirar? Como isso teve impacto na sua vida? [MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

41 comentários

  • Ana Elisa:

    Há anos q não sinto cheiro de nada, mas já senti. Porém, sinto gostos dos alimentos. De fato, maior problema é ñ identificar queimados.

  • Magali Martins:

    Tnho um olfacto e paladar muito bons, estou gripada há 2 dias que não sinto cheiro nem sabor…e já ando louca para poder voltar ao normal:(

  • Adriane Santos:

    olá,eu nao sinto cheiro nenhum ja fiz tomografia e esta tudo normal,mas e horrivel,pois ja esqueci bolo no forno por mais de 5 horas ja ficou gas ligado e nao percebi ,se nao é meu esposo ou minhas filhas ja teria acontecido uma tragedia .gostaria que tivesse uma soluçao

  • Marijane Martins:

    Gente, tb fiquei assim por vários anos. Mas graças ao meu bom Deus, descobri que o meu problema era simplesmente ressecamento das vias. Uso soro fisiológico comum num frasco VAZIO de Noex ou Busonida várias vezes ao dia. O frasco tem que estar vazio e limpo. Boa sorte a vcs!!!

  • Sinesia Maria:

    Eu fiz uma cirurgia de uma hernia que suturou e depois disso fiquei sem sentir cheiro.Sera que posso voltar a sentir cheiro?Isso me atrapalha muito pois o que mais gosto de fazer é comida e nada pior do que você refogar a comida e não sentir o cheiro,alguém me ajuda por favor…

  • Erick Weil:

    eu também não sinto cheiro algum desde que nasci, e acho até engraçado todos essas matérias que falam sobre anosmia enfatizarem tanto a falta do paladar… porque para mim que nasci assim acho maravilhoso comer e sinto sim o sabor da comida muito bem inclusive não vejo tantas dificuldades nessa doença, talvez o pior mesmo é não saber se o gás está vazando ou se a casa está pegando fogo, isso realmente é perigoso, mas fora isso não sentir cheiro não me incomoda

    • Marcelo Ribeiro:

      Que bom que não incomoda. Deve ser pior para quem tem olfato e perde mais tarde.

      Eu, quando estou constipado, não sinto o sabor de absolutamente nenhum alimento. Todos que eu conheço também não sentem.

  • Simone Azevedo:

    Faz um mês que estou com os sintomas… investigando!!

    Não sinto cheiro algum!!! Pode ser fraco ou forte, bom ou ruim!! Não sinto NADA!!

    Acho q o paladar tb tá dando pane!!

    Bem… veremos o que vai dar!!

  • Thayna Moraes:

    Eu não sei… mais as vezes eu tenho que ficar tipo.. a forçando o nariz pra poder sentir o cheiro,porque as vezes não sinto cheiro de algumas coisas.. e respiro mais com a boca do que com o nariz.. será isso ? o.O abraços..

  • Paula Galindo Vieira Ferreira:

    Eu nasci sem olfato, minha tia também , e sim é horrível,não como quase nada por causa do meu paladar,entre outras coisas como precisar que me digam se preciso escovar os dentes.Enfim tenho que viver com isso.

  • Bruno Akacio Barros:

    poxa eu sofri um acidente e tbm perdi o olfato desde então vem ocorrendo esses fatos cmg de (que cheiro bom né, que catinga é essa tás sentindo?) e sempre temos que explicar ou até de lembrar aquele q está ao nosso lado pois até nossos familiares esquecem e fazem essas perguntas que nós comentamos aqui

    • Bárbara Gabrielle:

      Olá, voce conseguiu recuperar o olfato?

  • Victor Leorne:

    Oi,tbm não sinto cheiro,acabei de ter a curiosidade de pesquisar sobre esse mal que me persegue desde que nasci(rsrs),gostei de me informar e, agora posso dar respostas mais elaboradas qndo tiver que explicar alguem que vier dizer ” Tah sentindo esse cheiro ” ??.
    Obs: Tirando a parte de ter que mentir para as garotas dizendo que seu perfume eh bom,num sinto mta vontade de sentir cheiro não !! 🙂

    • Kell Santiago:

      rsrs eu também não cinto cheiro algum, e essa de falar para as pessoas que elas estão cheirosas é demais. iii ! esqueci a panela no fogo…
      ” Tah sentindo esse cheiro ” ??rsrs

    • Kell Santiago:

      rsrs eu também não sinto cheiro algum, e essa de falar para as pessoas que elas estão cheirosas é demais. iii ! esqueci a panela no fogo…
      ” Tah sentindo esse cheiro ” ??rsrs

  • Florencio:

    Tenho 64 anos e nunca senti cheiro algum. Certo dia esqueci uma panela no fogo, estava sentado na sala, a panela começou a fumaçar e só percebi o que estava acontendo porque meus oculos escureceram.veja o perigo que a falta de olfato pode causar. Tá rindo é…espero que você nuca tenha este problema RSRSRS.

  • abigail:

    ola, tenho 25 anos. nunca senti cheiro/odor algum.
    nada , nada! ja fiz exames e nao foi diagnosticado nada!
    é constrangedor quando as pessoas perguntam : TA SENTINDO ESSE CHEIRO DE COMIDA ? AI Q FEDOR, TA SENTINDO?
    e ter q explicar todo dia : nao, eu nao sinto cheiro.
    todo mundo ri, outros nem acreditam.. mas enfim eu gostaria muito de dizer : NOSSA Q CHEIRO BOM!! AI QUE FEDOR !!rsrs

  • Muriel:

    Bom eu tambem nao sinto cheiro, nunca senti nada, no começo eu fazia de conta que sentia para os outros pq ficava com vergonha, so com uns 15 anos que fui falar para minha mae que nao sentia nada. Tenho muito problema com comida, q acho que jogo muita comida fora sem necessidade, pq nao sei se esta estragada, e tambem fico preocupada quando fiko muito tempo fora de casa pq nao sei se estou cheirando mal, essas coisas. Quanto a comida, eu consigo diferenciar bem, so nao consigo diferencias produtos saborizados, tipo , alguma coisa sabor baunilha, que é saborizado com assencia, essas coisas.
    Apesar de tudo isso nunca me preocupou, até o momento que me tornei mae, essa foi a unica vez que fiquei realmente triste por nao sentir cheiro, pois nao posso sentir aquele cheirinho de bebe que todo mundo sente e adora.

  • Andréia:

    Bom pessoal infelizmente tive uma sinusite fungica e fiz uma cirurgia desde então nadika de cheiro, nossa to sofrendo demais com isso pois não sentir cheiro e nem gosto faz com que eu perca a vontade de comer pois parece sempre a mesma coisa, nunca imaginei que isso fosse causar uma certa depressão em mim, Deus fez tudo perfeito para que pudessemos ter o prazer de saborear os alimentos e sentir os aromas e infelizmente eu não estou mais sentindo isso. Tenho esperança de um dia voltar ao normal!!!

  • felipe:

    Tenho 18 anos e na minha vida nuca senti cheiro, e nem meus pais sabem disso, sepre uso desodorante, perfume e tal, sou cheroso sim, mas isso é só para os outros.
    Quando estudava no ensino fundamental, lembro dos peidos que largavam e todos começavam a falar do cheiro ruim, e eu sem saber o que se passava, mentia que estava sentindo tambem, e isso é horrivel.

    uma vez uma menina me perguntou se eu estava sentindo um cheiro bom, eu dei uma sulgada com o nariz e disse que sim, é obvio, dae ela começou a me cherar e disse que era de mim o cheiro, hahahah, eu agradeci e cheirei ela e disse que o seu cheiro era muito bom tb.

    ja tentei cheirar a privada e nunca senti nada e espero que algum dia eu possa sentir esse cheiro ruim. acredito que os cientistas possam fazer descoberta para recuperar isso.

    nao conheço ninguem com anosmia
    e acreditava que eu era a unica pessoa no mundo.

    fiquei contente em descobrir que existe mais pessoas assim como eu, para compartilho o que eu ja passei

  • Marina:

    oi a toda a gente.
    como várias pessoas aqui, também nunca senti olfacto, mas sempre tive paladar, e sinto bastante diferença entre comidas com vários temperos, ou sem nenhum.
    Não posso dizer que seja agradável, e chega a ser bastante perigoso, quando se cozinha ou assim, porque temos de ver a comida constantemente, ou ela queima sem sabermos.
    Não me sinto inferior e, como sou estudante de enfermagem, muitos dos meus colegas acham piada e dizem que é uma mais valia, quando cuidar de pessoas que cheiram muito mal.
    Uso perfumes (que escolhem para mim) e desodorizante, mas ás vezes, quando estou no meio da rua no fim do dia, e alguém passa e olha para mim, tenho sempre aquele medo que o desodorizante já não esteja a fazer efeito e que cheire mal.
    Existem alguns inconvenientes com que se aprende a viver, pois no meu caso ninguém sabe a causa e dizem que é incurável, mas eventualmente aprende-se ter uma vida como todas as outras pessoas. Muitas vezes até brinco com a situação, dizendo que vou acabar por me casar com o homem do lixo ou dos esgotos 😉

  • viviane:

    olá! fiquei muito interessada na sua matéria, é que sou uma pessoa que desperta a curiosidade de muitos ,sem contar com os que não acreditam que nunca senti cheiro em toda minha vida. já fui certa vez ao otorrinolaringologista ,ele disse que eu deveria procurar um neuro, já que eu tenho duas pessoas na família com o mesmo problema , ele alega que é genético. se vc poder entrar em contato comigo e me esclarecer melhor meu problema fico muito grata. sim eu sinto gosto , mas não consigo definir certos temperos , tais como canela, cravo ,entre outros mais . obg pela atenção .aguardo respostas. OBG!

  • daniele guedes:

    há 2 anos sofrir um grave acidente de moto,e desde esse acidente não sinto o cheiro nem sinto os sabores das coisas, não vou dizer que é bom,mais não me sinto incomodada

    • Bárbara Gabrielle:

      ei, voce conseguiu recuperar o olfato e paladar?

  • miriam:

    ouvi falar sobre a soja pode fazer perder o olfato

  • JUNIA:

    CARAMBA,TENHO 29 ANOS E A MAIS OU MENOS UNS 5 ANOS NAO SINTO CHEIRO ALGUM,PRA MINHA VIDA NAO VEJO BENEFICIO NENHUM E ATE ME SINTO UM POUCO TRISTE POR NAO TER OLFATO,POIS JÁ ESTOU ME ESQUECENDO DE COMO É O MEU PROPRIO CHEIRINHO.

  • Muriel:

    Bom, eu tenho 24 anos e nunca senti cheiro de nada. quando era criança ficava com vergonha pq os outros falavam de algum cheiro e eu nao sentia mas depois acabei me acostumando. Nao sentia falta do olfato porque pra mim era normal, nao tinha como sentir falta de uma coisa que nunca tive, mas depois que meu filho nasceu eu senti sim, muita vontade de saber como era esse cheirinho de bebe que todo mundo fala e adora. mas tem uma coisa que nao sei, se essa doença tambem pode ser genetica, sera que meu filho tambem pode ter?

    • viviane:

      olá amiga ! tbm sou assim

  • valeria:

    depois q li esses comeentarios fiquei mas aliviada pois achei q era a unica q nao sentia cheiro e nem gosto ja fui a varios medicos eles dizem q e porque tenho sinusite e rinite as vezes qdo faço tratamento com corticoide o cheiro ate volta mas dura apenas uns 15 dias e depos torna a sair qto aos comentarios achei uns meio sem graça ja q se trata de uma coisa tao seria o q mais falou a coisa mas sabia foi o ultimo comentario do ep

  • Wellington:

    Há cerca de 7 anos fui submetido à uma cirurgia de septo nasal, polipose e cinusite (tudo de uma só vez). Desde então meu nariz “não funciona” muito bem. Normalmente não sinto cheiro. Às vezes meu nariz acorda animado. Aí passo o dia com o olfato bacana. Até hoje não me acostumei muito bem com a situação. Não uso perfumes, apenas desodorantes. E, claro, por causa dos outros.
    Valeu a reportagem

  • luciana:

    Cara, não ofenda minha geladeira! Olha que meu olfato é poderoso, eu consigo sentir cheiros mesmo dentro da piscina, ou andando no meio da poluição. Mas meu nariz trava quando levo aquela fumaçada de cigarro, aí meu, até os bronquios fecham e me dá falta de ar.

  • Geanne Furtado:

    tenho 27 anos e nunca senti cheiro e nem odor. Isso sempre me encomodou as vezes ate finjo que sinto alguma coisa pra nao dizer que nao sinto nada. Nao sinto nem cheiros fortes. Sinto muita falta do cheirinho dos meus filhos!

  • monica lopes:

    particularmente eu mesma nunca soube o que é ter olfato. mas, desejaria obter a cura,pois não relaciono as vantagens em minha vida ……………

  • Bicho:

    Para mim o maior problema reside na incapacidade de saborear os alimentos. Deve ser horrível!!!
    Mais valia comer por sonda!!

  • Juliano:

    Isso seria particularmente útil quando vc está num elevador lotado e alguém solta um pum….

  • JUCABALA:

    Poutz! Meu tio sofre desse mau, e o pior, ele é vendedor de produto de limpeza. Ele não sente o aroma dos alimentos é complicado. Ele só diferencia os sabores em azedo salgado e doce.

  • Marco Damaceno:

    Eu só consigo sentir cheiro se está muito forte. Do contrário, não.

  • Elizabeth:

    “Tarefas potencialmente fedorentas, como limpar a geladeira”
    Putz! Nem imagino como deve ser a geladeira da sra Melissa Dahl, que escreveu o texto…
    Pra mim, tarefa potencialmente fedorenta é limpar caisa de gordura.

  • Comentário ruim:

    Até que essa doença não é inútil se você mora em um lugar com esgoto a céu aberto.

  • Bruno Juncklaus:

    Bom, eu sempre digo que meu olfato é ruim, e isso nunca me encomodou, porém não sentir nada deve ser complicado mesmo.

  • EP:

    Não cheirar nada deve ser realmente muito ruim. Tipo, é tão boa a sensação de cheirar bem após um belo banho, ao passar um perfume, ao sentir o cheiro da comida recém-feita.

    Mas ainda assim prefiro não ter olfato do que ser cego ou surdo. Essas duas coisas sim devem ser complicadas!

Deixe seu comentário!