Ansiedade na juventude pode causar ataque cardíaco no futuro

Por , em 29.06.2010

Ter uma rotina estressante e cheia de prazos e compromissos é um caminho certo para a ansiedade. Hoje em dia, rotinas como essa são muito comuns na juventude, desde o fim da adolescência até os vinte e tantos anos. Essa tendência leva ao risco não apenas de ter doenças cardíacas, mas também de se sofrer um ataque fulminante a certa altura da vida.

Por ansiedade, entende-se não apenas estar estressado o dia todo. Há juntamente com isso uma série de sintomas, como cansaço, dor de cabeça, tremor, sudorese, pânico e náuseas. Existem algumas teorias para explicar como:

Uma teoria diz que o estresse excessivo libera adrenalina em demasia. Esse hormônio se colocaria sobre as placas de gordura que revestem a artéria coronária, podendo rompê-las e fazer com que as placas de gordura soltas se acumulem na artéria e formem um coágulo, levando ao entupimento. Contudo, ainda não há estudos comprovando essa tese, que delimita em torno de 20 anos o tempo para que esse processo aconteça, ou seja, o estresse levaria a um infarto em longo prazo.

Um novo estudo, entretanto, descobriu que ansiedade implica em duas vezes e meia mais chances de ataque cardíaco. Foi um levantamento médico na Suécia, feito com 50 mil homens de 60 anos de idade, que teve acesso aos exames médicos de cada paciente nos últimos 37 anos. Assim, tem acompanhado os senhores desde que eram jovens de 23, daí a relação entre juventude e velhice nesse quesito.

Mas não existe realmente nenhuma causa comprovada que ligue estresse a problemas do coração, embora as suspeitas médicas estejam próximas da realidade. De qualquer forma, afirmam os cientistas, é bom evitar a ansiedade porque ela pode levar também à depressão, um problema quase tão grave quanto um ataque cardíaco.
[CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Bruno Lima:

    Meu nome é Bruno, tenho 26 anos e tenho ansiedade, nas coisas, em querer buscar as coisas o mais rapido possivel, tudo de uma vez, e na minha mente eu não sei dar prioridade nas coisas, cobro muito de mim mesmo. Estou tomando medicação já melhorei uns 70% , estou mais calmo, agora eu vou começar o meu tratamento com psicolgo, a anciedade é tão grande, que eu já perdi uma pessoa importante, queria que fosse minha esposa, mas eu afobei ela por tanta ansiedade.
    Mas eu peço a Deus, que e ele coloca novamente nos meus caminhos.

  • Shirley Kelly Sousa Moura:

    Sou muito ansiosa, já passei por psicólogo,tomei remédios para depressão e ansiedade e de vez em quando tenho crises de ansiedade, sinto falta de ar e muito medo,mas descobri que é só o poder de Deus que nos cura, que tira toda depressão.As vezes é difícil mas nada como dar uma espairada e ter pensamento em Deus e pedir muita força pra superar tudo isso,espero que essas palavras tenha ajudado a todos para quem sofre de ansiedade.

    • Mérick Schwenck de Almeida:

      OI Shirley beleza? Também sou assim. Por causa da neurose da minha mente me sinto muito ansioso em situações que aparentemente não tem nenhum motivo. Chega a embrulhar o estômago ás vezes. Mas acho que no meu caso essa ansiedade é resultado de problemas mais complexos que eu tenho. Já estou tomando remédios psiquiátricos mas agora vou tratar com uma psicóloga também. Quero me livrar desse mal que tanto me atormenta. Abraço!

  • Denise:

    Sou muito ansiosa e estou fazendo tratamento,já fiz varios exames e meu coração está tudo bem,tenho 37 anos e espero viver muito,se Deus quiser,rsss e me ver livre desse mal que me atormenta tanto,afinal sou ansiosa sem motivos aparentes,coisas da mente,que mente rsss,beijos a todos e fiquem com Deus.

  • Darcy Brito:

    Fica dificil não se estressar neste mundo de competiçao por um lugar no mercado de trabalho.
    Fazer a diferença é o que mais importa.

  • Darcy Brito:

    Muito oportuna esta materia.
    Neste mundo onde a mídia exerce uma influencia fortíssima na vida das pessoa e principalmente na cabeça dos jovens, sem falar na competição por um lugar no mercado de trabalho ou na escolha de uma profissão. Fica difíl não se estressar.

Deixe seu comentário!