Antigos “códices cristãos” encontrados podem ser falsos

Por , em 13.04.2011

70 livros de metal supostamente descobertos em uma caverna na Jordânia foram aclamados como os primeiros documentos cristãos. Datados de poucas décadas após a morte de Jesus, os estudiosos dizem que os “códices” são a descoberta arqueológica mais importante da história.

Os livros são bastante inéditos, visto que nunca foram encontradas relíquias do movimento cristão primitivo. Aos poucos, porém, a excitação dessa descoberta foi acalmada por questionamentos quanto à autenticidade dos códices, cujo ponto de apoio eram páginas em chumbo fundido, ligadas por anéis de chumbo.

Recentemente, um tradutor aramaico, Steve Caruso, concluiu sua análise dos artefatos, e afirmou ter uma evidência irrefutável de que eles são falsos.

O especialista obteve fotos de todos os textos. Examinando-as, confirmou que havia um monte de formas de escrita aramaicas velhas (com pelo menos 2.500 anos), mas percebeu que elas estavam misturadas a outras formas de escrita mais jovens.

Olhando apuradamente, o tradutor concluiu que nunca havia visto um tipo de mistura daquelas. Os manuscritos mais novos que ele identificou, chamados Nabatean e Palmira, datam do segundo e terceiro séculos, o que prova que os documentos não poderiam ter sido escritos durante os primórdios do cristianismo.

Segundo a nova análise, mesmo os manuscritos mais antigos foram escritos por alguém que não sabia o que estava fazendo. Há inconsistências no modo como foi feita a ordem da escrita. O pesquisador afirma que os escribas tinham formas muito específicas de escrever. Além disso, vários caracteres apareceram “tremidos”, um erro que implica que eles foram copiados às pressas, e não são originais.

Um arqueólogo grego, Peter Thonemann, já tinha afirmado que as imagens que aparecem nos códices, incluindo uma de Cristo na cruz, eram anacrônicas. Segundo ele, a imagem que dizem ser Cristo é na verdade o deus do sol Hélios, a partir de uma moeda que veio da ilha de Rodes. Também há algumas inscrições em hebraico e grego nos manuscritos. O arqueólogo acredita que os códices foram falsificados nos últimos 50 anos.

O que não significa que os livros já foram desacreditados. Um estudioso de arqueologia religiosa antiga, David Elkington, continua a acreditar na autenticidade dos códices. Durante meses, ele e sua equipe têm tentado ajudar o governo jordaniano a recuperar os códices de Israel, para onde foram contrabandeados.

Eles argumentam que os códices mostram imagens de Jesus com Deus, bem como um mapa de Jerusalém e um texto discutindo a vinda do Messias. Além disso, os livros foram supostamente encontrados perto de onde refugiados cristãos acamparam, na época. A equipe ainda identifica um fragmento de leitura do texto que diz “Eu andarei em retidão”, uma possível referência à ressurreição de Jesus.

No entanto, David, um dos únicos defensores dos códices, parece estar sem credenciais acadêmicas. Outros estudiosos questionam que o “arqueólogo britânico” não é um arqueólogo. Ele parece não ocupar nenhum cargo ou posição acadêmica, e muitos dos seus trabalhos não seriam aceitos por qualquer acadêmico ou estudioso.

Os especialistas que fizeram análises posteriores dos códices – e que concluíram que eles são falsos – reclamam do embalo dos meios de comunicação. Segundo eles, a mídia acabou dando um impulso para o assunto. Algumas boas fotos provavelmente também ajudaram. Tudo parecia convincente sobre a superfície; com um pouco mais de tempo e prudência, os veículos teriam percebido que David Elkington, que trouxe o assunto para primeiro plano, está à margem da academia.

Relíquias cristãs falsas são relativamente comuns. Segundo pesquisadores, as pessoas querem muito encontrar provas materiais dos dois primeiros séculos do cristianismo, mas isso é muito difícil porque o número de cristãos neste período era incrivelmente pequeno – provavelmente menos de 7.000 por 100 d.C. – e eles não se distinguiam materialmente dos seus irmãos judeus. [LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

39 comentários

  • deuses & mitos:

    preciso estudar mais a bíblia, pois tentei dialogar com uma cobra que apareceu no meu quintal, acho que ela não me entendeu e nem eu entendi ela, tentei conversar com uma mula mas não nos entendemos.

  • Jess:

    eu não entendo pq meus comentarios são sempre apagados ?? Pq ?

  • Vicente Vás:

    Srs. vai aqui a minha modesta observação: Não importa se os fundamentos das religiões descendentes de ABRAÃO são verdadeiros ou não! A essa altura da existência da nossa civilização.
    Como arregimentar todos os indivíduos no em torno do maior objetivo da humanidade! Existir! Se são mentiras têm um bom propósito, fazer todos trabalharem pelo coletivo, o mundo não esta pronto! Esta em construção e você faz parte dele! Esses estudos se fazem necessário para aparar as arestas para refinar o processo e evitar acréscimos que possa desviar do objetivo primário.
    A palavra religião vem do latim religare que significa argamassa, massa que liga os “tijolos” em uma construção.
    Ela faz o papel dela interliga os indivíduos “tijolos” na parede (civilização, sociedade) de que eles fazem parte através de valores comuns que são partilhados por todos dessa ou daquela religião, afinal todos os valores morais que são as hostes de sustentação de nossa civilização foram erigidos pelas religiões. Temos que nos lembrar que a religião é a precursora da educação que aos pouquinhos vai assumindo um lugar junto com ela e retirando aos poucos o aspecto de mistério; como disse alguém bem famoso “Conheceras a verdade e a verdade vos libertará!” sendo assim termino aqui a minha opinião.

    • Jess:

      Faz total sentido ! E terminou com uma frase melhor ainda “Conheceras a verdade e a verdade vos libertará!” ;

  • D. R.:

    Entre os inúmeros testes científicos realizados por cientistas (de verdade), um dos únicos que constestaram a autenticidade da relíquia foi o teste de Carbono 14. Porém, dados históricos e vários cientistas já constestaram o teste de carbono; e a maioria acredita hoje na alegação do químico Dr. Rogers que publicou um artigo científico provando que a amostra retirada do Santo Sudário para a datação por carbono estava contaminada com algodão devido a remendos (pelo método de tecelagem francesa) feitos por freiras da Idade Média após o incendio que destruiu algumas partes da relíquia.

    O artigo da Wikipedia comenta esse fato e está bem completo e imparcial.

    Outra nova evidência histórica de que o Santo Sudário é anterior ao indicado pela datação por Carbono 14:

    NOVAS REVELAÇÕES SOBRE O SANTO SUDÁRIO

    Especialistas espanhóis acabam de revelar novos dados sobre o Santo Sudário, apontando “semelhanças espantosas” entre o sudário de Turim, na Itália, e o sudário que é venerado em Oviedo, na Espanha. As marcas das feridas na nuca e o grupo sanguíneo presente nas duas relíquias são exatamente os mesmos…

    http://www.asj.org.br/educacao_artigos.asp?codigo=4425&cod_curso=134

    Vejam também: “O Mistério do Santo Sudário” (Discovery Channel, no Youtube

  • D. R.:

    Glauco e Carlos Barreto.

    Ok, então, a história da Bíblia é tudo mentirinha e esse tal Jesus nunca existiu ou era apenas um maluco tipo Buda, Maomé, Inri Cristo.

    Mas e as incríveis descobertas dos cerca de 40 cientistas do STURP que estudaram a fundo o Santo Sudário? Onde já provou-se que imagem tem informações 3D e que na verdade é uma radiografia já que dá para ver até os ossos da vítima?

    E as centena de corpos e órgãos de santos incorruptos? Fenômeno que só ocorre na Igreja Católica, a única igreja fundada há mais de 2000 anos por esse Jesus que você diz não ser Deus!?

    E as centenas de milagers eucarísticos como o de Lanciano?

    E a incrível imagem de Guadalupe? Cujos olhos refletem a cena do milagre, tem a temperatura do corpo humano no inverno ou verão, posições das estrelas referentes ao dia e hora do milagre, material da ‘tinta’ desconhecido e que flutua sobre o manto, etc.

    • Viverson Cunha:

      não entendi a ligação de maomé e Buda com Inri cristo.

    • Carlos CorrÊa:

      existem muitos estudos sobre todos os temas que você apresentou; é só pesquisar, ler e refletir; A análise crítica é uma ferramenta poderosa contra idéias aparentemente sem explicações lógicas, mas que servem para reforçar o poder de certos grupos. Sobre orgãos e corpos incorruptos, isso se chama Adipocere. Quanto ao santo sudario, é melhor esperar mais para saber da origem, porque, mesmo comprovando a época dele, em estudos recentes, isso não indica que foi usado realmente para cobrir o corpo de cristo, ou usado mais tarde. Eles (STURP) não comprovaram nem negaram a veracidade, apenas relataram que era imagem humana com hemoglobina; http://greatshroudofturinfaq.com/Science/STURP/ Registros de retoques (não divinos com tintas inexistentes?)no manto da virgem de guadalupe, pareidolia, e algumas inconsistências nos relatos oficiais da igreja são casos a serem mais pesquisados naquele país tão católico; e os efeitos de comprovar algo contrário à fé daquela sociedade? http://www.conocereislaverdad.org/guadalupe2.htm

  • Irani:

    Sinceramente. 1) Pessoal, há estudos e eles confirmam a constância das Escrituras Sagradas. Isso é fato. O restante é ‘teoria da conspiração’. Ponto.
    2) A tua liberdade é tão sagrada a Deus que Ele mandou Seu Filho para morrer por ela. Senão, Ele te destruiria ou te tornaria um robô. Tu podes combatê-lo, odiá-lo ou amá-lo e até matá-lo que Ele não interferirá na tua decisão nem na tua vida por isso. Tu não terás + ou – riqueza, saúde ou sei lá o que, por isso. Está escrito.(Aos que crêem Ele apenas acrescenta uma coisa: a paz interna, essa só Ele pode dar, o mundo não consegue mesmo por trilhões de trilhões de dólares).
    3) Deus não precisa de ninguém, absolutamente ninguém que O defenda. Ele só convida (jamais força) que O obedeçam. E eu também te convido à obediência, pois só assim tu e eu (se eu obedecer) viveremos eternamente.
    4) Sem polêmicas. Aceite ou não, Deus não terá Seu poder diminuído nem aumentado. Apenas sentirá tua falta. Talvez por isso Cristo tenha chorado.

  • pri:

    Mario, parabéns!!!

  • Mario:

    quem tem convicção não entra em discussão. ponto.

  • Dig’s:

    Mais um post pra botar mais lenha na fogueira na briga entre religião e ciência… aiai

  • PredadorXD:

    @Glauco SE MATA!!!

  • Mario:

    em tempo:como alguem acredita nisso tudo ai e me critica por crêr em Deus.vão defender as minorias de vocês.

  • Mario:

    não entendi nada.

  • Alguém – Eu mesmo:

    Sem querer ofender a religião de alguém, mas será mesmo que essas códices cristãos realmente existiram?
    Será que tudo o que diz na bíblia é verdade?

  • Carlos Barreto:

    Fico feliz em ver que ainda existem pessoas inteligentes.

  • Guilherme Euripedes:

    Glauco ainda não respondeu nossas indagações.

  • Calebe Zacai:

    O segredo do santo sudario está na Retecelagem Francesa: http://artedartes.blogspot.com/2009/04/o-santo-sudario-conclusao.html

  • Glauco:

    Opa, meus posts voltaram! Erro de cache no meu browser.

  • Glauco:

    Meu post sumiu! Q absurdo! Apagaram meu post! Censura no Hypescience!

    Não vou escrever tudo de novo, então vou explicar por cima:
    Jesus, Quertzalcoatl, Helios e outros eram todos mitos de heróis solares.

    Se esse documento foi falsificado ou não, não faço idéia. Nem faz diferença, eles estão todos seguindo pistas erradas de qq forma.

    Os maias também contavam a história do Êxodo, e possuíam muitos crucifixos em locais religiosos, além da própria figura de Quertzalcoatl carregando sua cruz.

    • Giselle Hannah:

      Glauco, por que você sempre diz que seus comentários são apagados???
      Eu sempre os vejo, em ordem cronológica.

  • Glauco:

    Claro que foi prá moderação.

    Tô aprendendo algumas regras. Não pode alongar palavras e nem falar o nome de certos indivíduos especialíssimos para bilhões de pessoas 🙂

  • Glauco:

    Claaaaaro que foi prá moderação.

  • Glauco:

    Erto e Everton,
    Falsificação de documentos históricos é comum, eu msm nunca tinha ouvido falar sobre esses. Sei lá se esse aí é falso ou não, deixo para os “especialistas” dizerem.

    O ponto aqui é esse: “(…)Segundo ele, a imagem que dizem ser Cristo é na verdade o deus do sol Hélios, a partir de uma moeda que veio da ilha de Rodes.(…)”

    Acontece que o deus sol Hélios e Jesus Cristo representam exatamente a mesma figura: O Mito do Herói Solar. Quertzalcoatl também representa O Mito do Herói Solar, e existem outros.

    Mas, claro, só quem sabe isso são os ocultistas. Os “cientistas” se baseiam em teorias fracas e seguem pistas totalmente isoladas umas das outras, sendo que todas as civilizações de todos os tempos, mesmo isoladas pelo tempo ou pelo espaço, seguiram restritamente as mesmas tradições, embora cada uma categorizada em seu respectivo ambiente. O Mito Solar era uma dessas tradições onipresentes.

    Os missionários católicos europeus, ao chegarem ao Novo Mundo, ficaram assustados e imaginaram que os Maias eram descendentes dos judeus, pois eles também contavam a História do Êxodo de forma exatamente igual. E também eram comuns imagens de crucifixos pelos templos e pasmem: imagens de Quertzalcoatl carregando sua cruz também eram encontradas em todas as partes.

    Enquanto os “cientistas” não aprenderem que estamos todos ligados pela história e pela religião, vão ficar aí brigando que nem vizinhas que não se dão bem.

    • Giselle Hannah:

      Mas isso é óbvio! As histórias dos deuses são todas iguais (parecidas), inclusive a de Jesus e a de Quertzalcoatl.

  • Erto:

    Nhaca, já que você gosta tanto da bíblia, por que não a estuda? Inclusive a sua origem.
    Sabia que as que conhecemos foram traduzidas do latim? Quem traduziu para o latim? Já procurou sobre relatos iguais aos bíblicos só que muito antes?
    Pegar um único livro e chamar ele de palavra de deus e tomar ele como verdade para mim, é a verdadeira ignorância. Talvez por medo da verdade.

  • Nhacaqueto:

    Eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro: Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;

    e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro.
    Apoc. 22: 18 e 19

    • Lee:

      Gosto de ler as discussões do Hypesience. Glauco, seus comentários são os melhores.

  • Thúlio Moura:

    @ prego-mrestre não venha nesse forum de materias cientificas dar opinições exdruxulas e sem noção. Eles nao acharam o unicornio cor de rosa invisivel apenas porque ele é invisivel horas.

    Agora em relação a jesus e sua origem melhor deixar como esta. se pegarem um livro da epoca e compararem com a biblia tual tenho certeza que vai surgir um trilhao de novas ceitas|religião.

  • Erto:

    Eu também gostaria de saber sua teoria Glauco?

  • Alter ego: Jornalista:

    Essa é a mesma questão do Santo Sudário de Turim, que alguns acreditam ter cobrido o corpo de Jesus Cristo. Então cortaram uma parte do tecido para fazerem um teste de Carbono 14 e assim determinar a sua idade. Foi constatado que o tecido era de 1260 – 1390, muito depois de Cristo, até hoje continua essa polêmica.

  • Everton:

    Glauco,

    Você está afirmando que o Sr. Peter Thonemann, formado em doutorado pela universidade de Oxford não sabe o que está falando a respeito do Deus Sol?
    Por que? Poderia explicar?

  • prego mestre:

    já invetaram até que acharam a arca de noé e os esqueletos gitantes de nefelins… só falta acharem o burro falante, a cobra falante e o unicórnio cor-de-rosa invisível!!!!

  • jeque:

    desculpe ,nao me apreco com aqueles blasfemadores da palavreas de deus jesus existiu para aqueles que crem mas os opasitores dele serao julagdos nos ultimos dias jesus falou comigo e continua falando para os seus fieis .viva jesus filho de deus vivente

  • Carlos Barreto:

    Muito bem Luiz! Conforme pesquisadores sérios afirmam, cristo nunca existiu! Desde tempos antigos, os espertalhões sempre arrumam um meio de levar vantagem em tudo enganando os ignorantes com falsas promessas de uma vida eterna junto ao “criador” e se dão bem. Veja o caso do edir macedo, seu cunhado o tal de rr soares, estão arqui-milionários, sem citar milhares de outros safados. O Vaticano é sem dúvida o país mais rico do mundo, e sua “santidade” desfruta de todas as mordominas enquanto milhões de pessoas morrem de fome pelo mundo. Para fundar um “templo”, bastam apenas dez vivaldos e pronto. O cara de pau pra falar um montão de besteiras e abrir uma conta bancários para os otários fazem suas doações e esta pronto o caminho para a vida eterna!!!!

    • D. R.:

      Carlos Barreto, onde você aprendeu tanta besteira para ficar ‘papagaiando’ essas mentiras sobre Cristo e o Vaticano?

      “Existência histórica de Jesus Cristo é inquestionável, afirmam especialistas.

      Viciados em teorias da conspiração adoram a idéia: Jesus nunca teria existido. As histórias sobre sua vida, morte e ressurreição que chegaram até nós seriam mera colagem de antigos mitos egípcios e babilônicos, com pitadas do Antigo Testamento para dar aquele saborzinho judaico. Na prática, Cristo não seria mais real do que Osíris ou Baal, dois deuses mitológicos que também morreram e ressuscitaram. No entanto, para a esmagadora maioria dos estudiosos, sejam eles homens de fé ou ateus, a tese não passa de bobagem. A figura de Jesus pode até ter “atraído” elementos de mitos antigos para sua história, mas temos uma quantidade razoável de informações historicamente confiáveis sobre ele, englobando pistas de fontes cristãs, judaicas e pagãs…”

      (Artigo Completo: http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL730858-9982,00-EXISTENCIA+HISTORICA+DE+JESUS+CRISTO+E+INQUESTIONAVEL+AFIRMAM+ESPECIALISTAS.html)

      Você, por acaso, procurou saber o PIB do Vaticano antes de postar essa bobagem; saiba que o Papa não tem nem jatinho particular!

      Você precisa se atualizar!!!

  • luiz:

    Mais uma tentativa desesperada de fraudar documentos e peças antigas com objetivo de encontrar provas de algo que nunca existiu. Por quê não admitir que o cristianismo inventou um dues?

  • Glauco:

    “(…)Segundo ele, a imagem que dizem ser Cristo é na verdade o deus do sol Hélios, a partir de uma moeda que veio da ilha de Rodes.(…)”

    Ai ai ai, esse povo não entende nada de mitos e heróis solares…

Deixe seu comentário!