Arqueólogos descobrem as primeiras instalações de fabricação de vinho

Por , em 13.01.2011

Arqueólogos descobrem a primeira instalação conhecida de vinificação na Armênia.

Esse é o exemplo mais antigo de produção de vinhos completa. Ainda assim, os pesquisadores disseram que a evidência conhecida das pessoas beberem vinho é mais antiga que instalação armênia.

Um lagar, local onde se esmagam as uvas, de vinho e frascos de fermentação de cerca de 6.000 anos atrás foram encontrados em uma caverna nas montanhas do sudeste do país. A mesma área foi o local da descoberta do sapato de couro mais antigo conhecido, datado de cerca de 5.500 anos atrás.

Dentro da caverna, a equipe encontrou uma bacia rasa, medindo cerca de 1 metro de diâmetro, posicionada para drenar em uma cuba de profundidade. Os arqueólogos suspeitam que a bacia fosse usada como um lagar, onde as pessoas pisavam as uvas com os pés.

A equipe também encontrou sementes de uvas, restos das uvas prensadas e dezenas de videiras secas. As sementes eram provenientes do mesmo tipo de uva – Vitis vinifera vinifera – usada até hoje para fazer vinho.

As instalações de vinificação estavam cercadas por valas. Os arqueólogos acreditam que o vinho pode ter sido destinado ao uso cerimonial. A produção desses vinhos em grande escala dá a entender que a uva Eurásia já tinha sido domesticada há 6.000 anos.

Anteriormente, instalações comparáveis às descobertas na Armênia foram encontradas no túmulo do antigo rei egípcio Scorpion I, datado de cerca de 5.100 anos atrás. [BBC]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Diogo Cavaleira:

    Todas as coisas boas da vida já foram descobertas há milhares de anos.

  • claudemir da silva:

    o passado sempre tras uma nova luz pra o futuro

  • reginaldo:

    Uau,que legal. O que é bom dura por muito tempo.

  • alberto barros:

    dá prá ver q tem pau d`gua muito velho por ai neste mundão

  • Elisiario Silveira Ferreira:

    Importante sabermos que o hábito de consumir bebidas álcoolicas data de tão distante época ,ficando mais uma vez
    comprovado que o alcool vai bem a nós humanos,o que não justifica é o excesso praticado nos dias atuais,e claro, não faz bem. A ciência tem feito bem a sua parte ,e através dela
    saberemos de toda a verdade do passado.Não deixemos que as re-
    ligiões atrapalhem ou influenciem , como no passado.

Deixe seu comentário!