Arqueólogos descobrem cidade egípcia de 3500 anos

Por , em 26.08.2010

Arqueólogos descobriram uma cidade egípcia de aproximadamente 3500 anos próxima a um oásis no deserto.

Os pesquisadores, da Universidade de Yale, estavam escavando o Oásis de Umm El-Kharga (foto), um dos cinco desertos ocidentais do Egito, localizado 200 km ao sul do Cairo. Eles se depararam com uma cidade inteira, enquanto esperavam encontrar vestígios apenas de uma rota antiga.

Essa rota de comércio ligava o Vale do Nilo egípcio, passava pelo deserto com uma “parada” no Oásis e estendia-se até áreas que hoje pertencem ao Sudão. A cidade deve ter atingido o seu pico de atividade entre 1700 e 1600 a.C.

Vestígios do que seria uma espécie de padaria antiga, com fornos e moinhos, também foram encontrados, sugerindo que o local servia para “abastecer” os passantes com alimentos. [Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

6 comentários

  • Rodrigo Knack:

    Legal! Descobertas assim nos mostram o quanto o planeta mudou e o quanto nós mesmo estamos mudando ao longo dos séculos. Para onde vamos? Só Deus sabe… daqui a 1000 anos a cidade com praia onde moro pode virar deserto, ou floresta tropucal, ou quem sabe, até uma geleira? Como diz aquela velha frase: “o mundo gira!”

  • Rodrigo Gomes:

    “as provas cabais” da evolução vez após vez se mostraram farsas. eh bem evidente pela nossa complexidade q fomos projetados.

    ou vc acha q os cientistas chegaram nesse oasis e disseram que essa cidade surgiu do nada? fruto do acaso? nao criada pelo homem, da mesma forma todas as coisas foram projetadas e vieram a existencia por uma vontade.

  • Elisiario Silveira Ferreira:

    É uma prova cabal que somos fruto da evolução. Importante
    descoberta , embora não seja presunção absoluta,mas é um forte indicio que evoluimos e muito.

  • osmar leão:

    Fica claro que a evolução humana assim como das outras esécies é um fato claramente evidenciado por varios eventos.
    Agora mesmo em agosto a revista National Geografic publicou um trabalho realizaedo na Etiópia com a descoberta de um fóssil pré humano de 4 milhões de anos, anteriormente ao Astralopitecus.geologo Osmar Leão

  • Edilson Paiva:

    pra saber de onde viemos e pra onde vamos, e todas as respostas pra nossas duvidas, é só ler a blíbia sagrada lá encontramos resposta pra tudo, passado,presente e futuro.

  • O HENRIQUE:

    A CADA INSTANTE EM ALGUM LUGAR DESCOBRE-SE ALGO INTERSSANTE E ASSIM
    VAI DESVENDANDO NOSSA ORIGEM E OUTRAS QUE AINDA TEM MUITO A MOSTRAR OS FATOS QUE ATÉ HOJE NINGUEM SABE AO CERTO DE ONDE VIEMOS -QUANDO -COMO – PORQUÊ – E ASSIM VAMOS CAMINHANDO . . . . . . . AO NOSSO ENCONTRO.

Deixe seu comentário!