Arqueólogos encontram uma nova estrutura em Stonehenge

Por , em 25.07.2010

Foi encontrada uma versão de madeira do monumento muito próxima ao círculo de pedras original. Usando radares os arqueólogos encontraram um fosso circular a menos de um quilômetro de distância de Stonehenge.

O círculo de pedras, segundo estimativas de especialistas, data do período neolítico – de 2 mil a 4 mil anos atrás. A descoberta de uma nova estrutura na região, construída na mesma época, pode modificar a maneira com que Stonehenge é considerado.

A estrutura não foi escavada, mas estima-se que seu diâmetro seja de 25 metros de comprimento (apenas 5 metros a menos do que o Stonehenge). Vince Gaffney, arqueólogo responsável pela descoberta, acredita que sua equipe irá descobrir ainda mais detalhes, já que as pesquisas na região vão continuar.

Segundo Gaffney isso reforça a idéia de que o Stonehenge não está “sozinho” – a sua volta teriam outras estruturas cerimoniais usadas pelos antigos habitantes do lugar.

Ainda não se tem certeza sobre qual é o uso exato de Stonehenge. Alguns acreditam que era uma espécie de santuário onde sacrifícios eram realizados. Outros afirmam que era um observatório astronômico da antiguidade. E você, caro leitor, qual é sua teoria? [Reuters]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

17 comentários

  • Maria Clara Lima:

    Com certeza as pedras foram organizadas dessa forma por alguém…O grande mistério é quem as levou e porque as organizou dessa forma. Incrível mesmo…

  • Flaviomir:

    Uma vez li que se hoje acontessece um cataclisma que praticamente dizimasse toda população terrestre, restando talvez algumas pequenas tribos nativas, que começariam a se desenvolver tecnológicamente através dos milênios, ao fim passados milhares de anos grande parte das edificações e técnologias usadas por nós hoje não existiriam mais, então poderiamos imaginar arqueólogos pesquisando nossas rodovias e tirando comclusões como as que tiramos hoje baseado no que encontramos pesqisando o passado. talcomo por exemplo achar que eram rotas usadas para adorar determinado deus ou coisas similares. creio que qualquer dedução que possamos tirar hoje pode ser falha por não termos acesso a muitas coisas que varios agentes como terremotos,enchentes, vulcões e tudo mais que faz com que a planeta terra mude constantemente, então esbarramos sempre nessas lacunas.
    mas já que está em pauta deduções eu acredito q possa ser sim algo ligado a uma tecnologia de previsões do tempo corrido épocas do ano enfim que poderiam ser usadas até mesmo para agricultura. um grande problema em geral nessas deduções é q temos por costume achar que nós somos uma cultura desenvolvida, mas o que é realmente desenvolvimento?
    talvez existissem culturas muito mais avançadas que nós hoje, das quais restaram vestigios que são “indestrutiveis”.

  • claudemir da silva:

    realmente é um enigma pra gente descobrir

  • TiciPoiu:

    Mél D-uss , O uso dessas gigantes pedras esculpidas ainda é desconhecida :/ Só vamos saber exatamente a causa de sua construção quando inventarem uma maquina do tempo pô , até lá todos vamos continuar tentando imaginar a sua causa de uso. mais tem alguma coisa haver com função para estudos astronômicos, mágicos, ou religiosos 😡

  • Willian:

    Mas de onde surgiram as pedras?

    Este momumento encontra-se em uma enorme planície.
    E como as pedras foram levaradas até ali? Se em média elas medem 4 metros e pesam toneladas.

    E como foram esculpidas?, sendo que, os esqueletos encontrados próximo ao monumento eram de uma civilização que não tinha tecnologia para construir este monumento, e tambem, esse momumento é mais antigo que esta civilização.

  • Genivaldo:

    É dificil saber quais intensões de quem fez tais circulos.

  • Cesar:

    Eu acho que simplesmente era o lugar onde os celtas e outros povos praticavam seus cultos à natureza, com sacrifícios humanos e mais um monte de outros rituais que o pessoal da Nova Era ou New Age prefere fazer de conta que não acontecia.

    A idéia de que fosse um calendário, ou um observatório astronômico também é bastante plausível, já que uma maneira simples de saber, por exemplo, quando vai acontecer um solstício ou equinócio é marcando com pedras em um círculo, de forma que a sombra da pedra atinge o centro do círculo na data marcada. Aliás, é uma coisa que qualquer um pode fazer hoje em dia. Só não fazem por que não dão valor a este tipo de conhecimento.

  • André Machado:

    Pô, precisava usar o papel de parede do Windows XP como ilustração? E nem redimensionaram ainda por cima!

  • André:

    Eram blocos de lego primitivo usados por crianças de uma extinta raça de gigantes.

  • indrigo diaz:

    mais uma grande descoberta pois , dara embasamento em varios estudos antropologicos sobre como era a estrutura social de eras antiquissimas onde a mulher era considerada a lider ,pois em eras longuiquas os hms nao eram contados como progenitores e a mulher pelo que que acredita era a unica geradora de vida,um alento poderosos pra a amudança de pensamento onde uma mulher pode ter cargos altissimos em empresas e a real valorizaçao da mesma um resgate a antiga arte dos e das bruxas

  • Maurício:

    EU ACHO QUE FOI OS E.T.!!!

  • Felipe:

    Uma imagem dessa nova descoberta seria bem legal

  • Rafael:

    Ouvi dizer que era um lugar de iniciações em ordens misticas ou secretas e que as pirâmides tinham o mesmo propósito

  • Thiago Vono:

    Acho que era uma base de pouso para naves espaciais, hehehe

    O Cezar deve nos dar uma explicação mais plausivel !!

  • Rui:

    Pelas leituras que fiz sobre isso, a que mais achei interessante é que Stonehenge é um templo, contruído para louvar os deuses do Sol e da Lua (cujos nomes não recordo. As pedras foram postas assim pois no exato dia dos solsticios elam se iluminam de forma diferente, como se os deuses estivessem presentes.

  • volnutt333:

    nao era nen altar de sacrificio nen observatorio era um ringue de ufc heheh. brincadeira eu axo que pode ser uma especie de competiçao existem tbm imensas bolas de pedra que dizem tbm ser” desafios” em prol dos deuses o stonehenge pode ser desda mesma laia oque me fasina e a pergunta de como foi feito o stonehenge aquelas pedras cada uma pesa em torno de 1tonelada eu imagino que forao uzados muitos escravos e nao me surprienderia se achasem foseis humanos por-la…o stonehenge tbm me fazer pensar asim em um lugar tipo uma igreja aonde as pessoas se juntavao para um culto, mas os axados de madeira reforçao a tese de ser uma competiçao.

  • Lucas:

    Cara o que move o mundo são os misterios, e eu quero muito saber o objetivo do stonehenge saber por que ele foi feito, mas prefiro que isso continue um misterio, para que com perguntas assim eu tenhamos um motivo para viver, que é responder as perguntas…

Deixe seu comentário!