Arte incrível – artista torna músculos invisíveis e colore o esqueleto de animais marinhos

Por , em 8.12.2010

Iori Tomita é um artista japonês que coloca boas doses de ciência em suas obras. Basicamente, ele faz com que a carne de criaturas aquáticas fique transparente.

E,para criar uma sensação “psicodélica”, ele injeta tinta nos ossos das criaturas.

Como fazer com que a carne dos bichinhos fique invisível? A resposta não é algo que você possa fazer em casa no seu irmãozinho mais novo, para assustar sua mãe. Tomita dissolve as proteínas naturais da carne do animal, em uma técnica que aprendeu com cientistas. A carne ainda está lá, só que está translúcida.

E então ele coloca a tinta nos ossos do animal – azul quando os ossos são mais frágeis e vermelho quando são mais fortes, que se misturam se o esqueleto é complexo.

Dependendo do tamanho do animal, pode demorar meses até que Tomita consiga o efeito desejado.

[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

30 comentários

  • Elvis:

    Alguém sabe como realizar este tipo de processo?

    • César Sá Bartzen:

      O processo de diafanização é utilizado para trabalhar com principalmente a osteologia dos bichos. Quase todas os lotes de novas espécies de peixes tem parátipos diafanizados que foram utilizados para diagnose da espécie.
      Não é difícil mas exige paciência. A metodologia segue: [b]Revised Procedures of Staining and Clearing Small Fishes and Other Vertebrates For Bones and Cartilage Study[/b] TAYLOR & VAN DYKE (1985)

  • Rayane Fernandes:

    o nome dessa técnica é diafanização, é muito utilizada por especialistas das áreas de ciências biológicas e afins.

  • Victor Klaver:

    Magnífica arte!

    Criticar é fácil, difícil é fazer deslumbrar olhares dessa maneira.
    Se o artista matou para fazer a arte, não é comigo que ele prestará contas. Mas sei que a humanidade mata muito mais por muito menos a cada dia que passa, mas para se anestesiar dessa imundice vêm som essa hipocrisia fétida!!!

  • Amarildo:

    Todo mundo falando mau, eu tbm pensei em falar, mas vi que os peixinhos já estão mortos, e me diz aqui quem nunca comeu peixe ou qualquer outro animal? alguns já devem até ter limpado um peixe que inclui tirar suas tripas, a cabeça (ainda vivo) rancar ferozmente as escamas..

    So estão criticando pq é bizarro e parece mau trato, pode até ser, mas falar mau é hipocrisia.

  • rah:

    por que esse cara não põe tinta nos ossos dele , deve ser legal em compensação do que ele faz com os animais (y)

  • Mara:

    É, matar bichinhos não é legal, e se matar, espero que tenha sido da forma mais humana possível. Ele não deve fazer isso com frequência, pois como o próprio artigo diz, alguns bichos levam meses pra chegar no estado desejado; mas se fizer, que passe a criar esses bichos ou que compre de um criatório legal.

    Sou bióloga, e no meu curso infelizmente aprendi que alguns sacrifícios são necessários; eu não tenho coragem – a não ser por aranhas em casa hehe, morro de medo, e na universidade, esponjas marinhas… As coleções científicas, que tanto auxiliam estudantes e pesquisadores no mundo todo e que consequentemente auxiliam no estudo e preservação das próprias espécies sacrificadas, só existem porque alguns animais foram sacrificados. A ARTE DESSE CARA É FENOMENAL! Imagino se em cada universidade de ciências naturais houvesse uma pequena coleção dessas… Iria impedir que muitos bichinhos fossem sacrificados para fins de estudo. Estudos de evolução, zoologia, etc. teriam sido extremamente mais interessantes e didáticos com esse tipo de arte.

    Resumindo: apóio essa arte, que vá p/ um museu e que muita gente – especialmente estudantes de Biologia =P – possam apreciá-la!! e aos humanitários fervorosos, eu já fui uma, mas indiretamente, todos nós somos responsáveis pela morte de muitos bichinhos devido ao nosso estilo de vida, o lixo que geramos, poluindo solos, rios, mares… então antes de acusar o cara de atrocidade, pense.

  • Aldair:

    Prego Mestre… Muito inteligente sua colocação, camarada! Deixem os endinheirados fazerem o que quiserem e vamos assistir de boca calada! Nossa! Ninguém reclama, ninguém diz nada, então vamos fazer o que os endinheirados estão fazendo também!

    Minha educação, meus atos e todo o meu eu NÃO dependem da educação, dos atos e de nada de ninguém. Ou seja, não concordo com a seguinte frase super falada: “minha educação depende da sua!”. Então, amigos, cadê a personalidade? É essa aí mesmo?

    Enquanto isso… Vou berrar! Pois, ao contrário de muitos, não tenho vergonha de defender a certo.

  • gabriel dos anjos:

    intrigante

  • Prego Mestre:

    Perfeita e bela essa arte… assim como a mumificação… esses corpos “transparentes” são de grande valia num museu.

    Agora, berrar porque matou um bixim.. dé licença… num vi ninguem se esgoelar quando a turma endinheirada enche os rios de veneno, os ares de fumaça e os mares de petroleo.

  • Aldair:

    “Já não é hora de tirar a máscara da hipocrisia?”

    CONCORDO PLENAMENTE!

    Que tal tirar a máscara da HIPOCRISIA e FINALMENTE CORRIGIR o que está ERRADO????

    Pior que ver o que está errado e se contrapor é ver que está errado e fingir que está tudo bem! Ainda tem gente que defende o errado com ira… E se eu fizer a mesma coisa que esse cara fez com uma criança? Ahhh!! Aí seria diferente, não? O argumento seria algo do tipo “nós somos superiores?”??? ISSO SIM, É HIPOCRISIA, EGOÍSMO, FALTA DE RESPEITO, IGNORÂNCIA E ARROGÂNCIA.

    Sinceramente, se há vida inteligente na terra, pessoa que pensam assim não contam… É gente que não se importa com o outro que desmata a floresta amazônica, que polui, que rouba e mata. Uma pitada de altruísmo não faz mal a ninguem. É POR ISSO QUE ESSE PLANETA ESTÁ INDO PELO CANO!

    O pior cego é aquele que não quer ver!

  • Marcus Sanglard:

    “Richard
    Esse cara não consegue fazer com que os músculos de vertebrados fiquem assim? Se ele conseguir, ele inventou a invisibilidade. Sem falar que tá muito overpower”

    Não sei se percebeu, mas os peixes, tartarugas, lagartos, etc.. são animais vertebrados, assim como nós humanos.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Filippe:

    “aaai, meu Deus… ele matou os peixinhos… tadinhos… que monstro…” ah vão plantar batata seus ecochatos ¬¬’
    .
    MUITO animal, cria um efeito incrível… ia ser legal uma obra dessas num animal maior, tipo um tubarão 😀 mas como a obra demora, provavelmente não ia dar certo por causa do fator putrefação… mas sei lá, se ele tivesse acesso a um laboratório estéril, sei lá.. =)

  • anonimo:

    podre ao quadrado!

  • Paulo:

    É incrível a capacidade do ser humano em julgar!!! Se fizessemos 1/3 das coisas que dizemos ser certas e não fazemos o mundo estaria salvo! Estamos vivendo em um mundo cercado de ativas que não tiram a bunda da cadeira!!!(desculpe-me pela expressão da palavra).

  • Guilherme Euripedes:

    Pois é WEbsurfer, foi o que eu tentei dizer, mas o problema em ser irônico é que quando as pessoas não entendem parece que o idiota é você.

    E viva a hipocrisia…Vou me importar com golfinhos morrendo sufocados na holanda, mas de boa comer minha sardinha enlatada aqui. ^^

  • Paulo:

    É incrível a capacidade do ser humano em julgar!!! Se fizessemos 1/3 das coisas que dizemos ser certas e não fazemos o mundo estaria salvo! Estamos vivendo em um mundo cercado de ativas que não tiram a bunda da cadeira!!!(desculpe-me pela expressão da palavra.

  • websurffer:

    Viva a hipocrisia.
    Todo mundo tem dó dos animais como se o trabalho do artista fosse diferente daqueles que produzem coisas que adoramos consumir

    Garanto a você que a produção de um simples tênis detona mais o meio ambiente do que arte do artista japonês.

    A depredação ao meio ambiente acontece em todos os meios de produção e de várias formas.

    Já não é hora de tirar a máscara da hipocrisia?

  • Andressa:

    Matou pela arte… Matamos pelo sabor!
    Qual a diferença?! Nenhuma. Matamos animais de qualquer forma.

    Viva quem ama os animais e os respeita!

    “Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.” (Pitágoras)

  • Guilherme Euripedes:

    Oh MEU DEUS!!! ELE MATOU OS PEIXES PRA FAZER ARTE!!!

    Peraí que jajá posto de novo, vou alimentar meu peixinho que está num aquário 30x30cm e depois meu passarinho numa gaiola do mesmo tamanho.Eu adoro OLHÁ-LOS.

    Se eu me importo com deixá-los viver de forma digna?Pra que??Pelo menos não mato.¬¬

  • Gude:

    claro que ele matou os peixes pra fazer a “arte” dele, ou vcs acham que fica na beira do mar esperando aparecer o defunto de algum peixe pra ele poder trabalhar?

  • Alex Keher:

    Thaais e Alline, eu acho a questão irrelevante.
    Se fosse um peixe preferiria ser morta para ser devorada num sushi ou para ser eternizada numa obra de arte?
    Se ele mata ou não os peixes que transforma isso não diminui a arte.
    Matamos diariamente alguns peixes quando damos descarga e nossos emissários submarinos despejam os dejetos no mar sem tratamento.
    Como seria melhor morrer sendo peixe? Na tinta ou na M…….assa de dejetos?
    Não sejamos tão hipócritas.

  • jackson_lourenço:

    pô maneiro quero aprender isso também !!!kkk

  • lord ingles:

    Sera que da pra fazer isso com elefante e colocar num frasquinho de vidro. kkkk

  • Richard:

    Esse cara não consegue fazer com que os músculos de vertebrados fiquem assim? Se ele conseguir, ele inventou a invisibilidade. Sem falar que tá muito overpower

  • Thaaís:

    ele mata os animais ou pega somente animais já mortos?

    Se ele mata, grande idiotice!
    Se pega animais mortos da natureza, bela arte…

  • PredadorXD:

    Podre

  • Bruno Juncklaus (bruno_tankian@hotmail.com):

    massa..

    deviam usar em humanos isso 🙂
    ia ser loco o_O

  • Alline:

    Diga, pelo amor de Deus, que ele não matou os bichinhos para fazer isso! :O

  • Theo:

    nao sei o que ele tem em mente de fazer isso…
    eu so tenho que ficou tetrico…

Deixe seu comentário!