Artista austríaco utiliza palavras para desenhar retratos

Por , em 9.05.2011

Quem disse que retratos só podem ser feitos a partir de linhas e curvas? O artista austríaco Anatol Knotek inova na arte de desenhar o rosto das pessoas – e o resultado é impressionante. Na realidade, não é bem um “desenho”, tendo em vista que Knotek produz suas obras a partir de palavras.

O interesse do jovem artista austríaco pela poesia visual começou cerca de dez anos atrás, ao conhecer um poeta conterrâneo seu. Antes disso, ele só havia se interessado pelas formas mais tradicionais de pintura e belas artes, mas o primeiro contato com a poesia visual o fascinou. Ele começou a desenvolver suas habilidades neste campo até então desconhecido e, a partir daí, Anatol Knotek se tornou um dos artistas mais famosos do mundo. Seus trabalhos já foram expostos em galerias de arte nos quatro cantos do planeta.

O objetivo de suas “imagens escritas” é expressar ideias que ligam as diversas formas de inguagem tanto escrita quanto falada ou visual. Além do caráter teórico de seus trabalhos, os retratos escritos se destacam por sua complexidade e pelos detalhes. Observe nas imagens a seguir que Knotek nunca utiliza o mesmo padrão das letras e cada obra possui traços marcantes que a diferenciam das demais. Em seu site oficial, você pode encontrar mais informações sobre o artista e ver mais de seu trabalho.

[OddityCentral]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

10 comentários

  • Dude:

    Tenho um trabalho de artes desse jeito para fazer, parece legal.

  • Fake:

    Achei legal , mas inovar na arte de desenhar o rosto das pessoas ? Não tem nada de novo e inovador nestes trabalhos. Vik Muniz, Chuck Close, no período maneirista com Giuseppe Arcimboldo? já faziam retratos com diferentes objetos ou formas para criar o desenho do retrato.

  • Carlos Alberto:

    As letras são manuscritas e achei muito bem feito o desenho usando apenas dois tamanhos de fonte mais algumas “minhoquinhas” de contorno. Parabéns!

  • EuláliaReis:

    Eu não achei nada demais! Os computadores antigos faziam isso! Ainda tenho um Cristo todo com letrinhas! Esse cara é um plagiador! Fala sério!

  • matheus brion:

    muito bom cara, tem um que fez um retrato imenso da mona lisa com café, copos com café e tals, e um que faz retratos com pontas de maconha kkkkkk

  • jernei:

    Não há necessidadede de se ser expert para se perceber que isto é sensibilidade, é arte.

  • alx:

    Se observei bem ele fez esbouço tipo sombra de foto e aproveitou espaços em branco para colocar as palavras. Ta parecendo akelas fotos em ascii. NÃO VI NADA D+!

  • Guilherme Euripedes:

    Eu queria poder ler o último poema…

    Sensacional! Isso é Arte!

  • Lena:

    Eu tinha um programinha em DOS que já fazia isso na década de 1980, no meu primeiro computador, um Apple II

  • Dr. Laboceta:

    gostei do desenho da bunda!

Deixe seu comentário!