As 10 tartarugas mais ameaçadas de extinção

Por , em 12.11.2010

Mais de 40% das espécies de tartaruga de água doce do planeta estão ameaçadas de extinção, o que faz delas o grupo de animais mais ameaçado do planeta.

Essa absurda ameaça de extinção se deve principalmente à perda de seus habitat natural, em especial por causa do represamento dos rios para hidroeletricidade, seguido da caça para alimentação e do comércio muito lucrativo de tartarugas raras como animais de estimação.

Confira dez tartarugas que precisam de atenção especial:

10) Terrapene Coahuila

Essas tartarugas são também chamadas de “tartarugas-de-caixa”, porque seu casco se fecha como uma caixa. A maioria das espécies vive na terra, mas esta está permanentemente em água doce nas nascentes e brejos de Cuatro Cienegas, no norte do México, um oásis no deserto que está sob ameaça graças ao bombeamento de água contínuo para fins agrícolas, bem como uso residencial. Além disso, grande parte das terras está sendo convertida para uso agrícola.

9) Cágado ou Tartaruga de Annam (Mauremys annamensis)

Esta espécie vive apenas na região central do Vietnã. Depois de intensa caça e coleta para o comércio de alimentos na China nos anos 90, poucas tartarugas de Annam sobraram. Porém, há muitas sendo criadas em cativeiro e algumas já foram reintroduzidas na natureza.

8 ) Tartaruga do pântano

Essa tartaruga minúscula – cerca de 10 centímetros de comprimento – vive no leste dos EUA. Seu método único de se enterrar como uma toupeira para pegar insetos, vermes e outros alimentos se tornou mais difícil agora que sua terra tem sido convertida para uso agrícola. Os prados e outros pequenos pântanos de seu habitat especializado já se foram, visto que 98% de suas terras já foram convertidas. Hoje, existem apenas algumas pequenas populações dispersas da espécie.

7) Tartaruga Gigante ou de Couro

Essa tartaruga é uma das maiores do mundo. Ela pode pesar até 250 quilos. Hoje, a espécie só sobrevive em dois pequenos, rios na Tailândia e na Indonésia ocidental. Seus habitats foram destruídos por causa de represamento e poluição. Sua quase extinção também se deve a caça.

6) Cágado de Yunnan ou Tartaruga-de-Caixa-de-Yunnan

Esta tartaruga era considerada extinta até 2005, mas recentemente um pequeno grupo foi encontrado na província chinesa de Yunnan. O local está sendo mantido em segredo, pois os cientistas querem iniciar um programa de melhoramento da conservação da espécie. Os preços no mercado negro para quem encontrar um cágado de Yunnan chegam a 17.000 reais.

5) Tartaruga fluvial centro-americana

Esta tartaruga vegetariana permanece inalterada desde a época dos dinossauros. Infelizmente, ela é considerada um alimento e tanto, especialmente durante os feriados e comemorações, quando aviões de colecionadores voam até Guatemala para obtê-las.

4) Tartarugas pescoço de serpente

O caso dessa espécie exemplifica a ganância do homem: enquanto a maioria das tartarugas está em perigo devido à destruição do habitat e a caça para alimentação, esta tartaruga só foi descoberta em 1994 na ilha de Roti na Indonésia. Desde então, há uma demanda tão grande pelo tráfico de animais ao redor do mundo que, em 2000, ela entrou para a lista dos ameaçados em extinção. A reprodução em cativeiro para reintrodução da espécie na natureza, que é um processo lento, é a única esperança dessa tartaruga agora.

3) Tartaruga de Myanmar (Batagur trivittata)

Essa espécie foi declarada extinta em 1935 e redescoberta em 1993. Hoje, existe apenas uma dúzia delas no Rio de Burma, o que restou de uma grande população que teve seu habitat destruído, além de ter sido caçada. Seus ovos estão sendo coletados e criados no Zoológico de Mandalay para reintrodução na natureza.

2) Tartaruga coroada do rio (Hardella thurjii)

Hoje, há apenas uma população da espécie, no rio Chambal, na Índia. Ovos e tartarugas dessa espécie foram caçados para a alimentação e, como na maioria dos casos, mudanças de habitat afetaram sua quase extinção também.

1) Tartaruga gigante do rio Yangtsé (Rafetus swinhoei)

Essa tartaruga é a mais ameaçada de todas, sendo que existem apenas quatro vivas no mundo. Duas delas estão na China, onde cientistas estão tentando produzir ovos, mas eles nunca eclodiram. Uma terceira está no Lago Hoan Kiem, no Vietnã, sendo reverenciada como um símbolo da sua independência. A quarta foi mantida refém por um pescador, depois que uma barragem estourou e inundou o seu rio. Ela só foi liberada após longas negociações com conservacionistas. A tartaruga então foi lançada de volta ao seu pântano natal. Segundo especialistas, a extinção de todas as tartarugas dessa lista, e muitas outras também ameaçadas, seria uma enorme perda para o mundo. Se os seres humanos não agirem agora para proteger os habitats que suportam essas criaturas, e não tomarem medidas mais fortes para enfrentar os mercados doméstico e internacional desses animais, as chances de perdê-los para sempre são muito grandes. [EnviromentalGraffiti]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,88 de 5)

26 comentários

  • Giovana Gushiken:

    Onde posso encontrar mais informações da Tartaruga de Annam ,preciso das informações e não encontro em nenhum lugar. Obrigada

  • Luis Carlos:

    Me faz lenbrar da tartaruga extinta chamado Tartaruga Gigante de Rodrigues que é mais fantastico das tartarugas com o pescoço incrivel. http://www.avph.com.br/tartarugagigantederodrigues.htm

  • Fabiana Ribeiro:

    Olá Natasha Romanzoti.
    Só uma observação sobre o item 7 – Tartaruga gigante ou de couro (“Dermochelys coriacea”).

    Qual a fonte do artigo???
    Concordo, pois realmente está ameaçada de extinção, e um dos motivos é sua caça ilegal, além da ação antrópica no ambiente. Porém, não se refere a espécie que está ilustrada, a Tartaruga de couro tem outra morfologia, tem seu casco semelhante a couro, que a denomina. Bem como, não é uma espécie que habita ambientes límnicos e sim marinhos, entre outras características que as diferem da ilustração.
    Obrigada… bjão.

  • andrssa flavia de souza:

    as tartarugas sao tao fofas nao podemos jodialas delas

    • andrssa flavia de souza:

      as tartarugas nao fazem mal aniguem emtao nao podemos judialas vamos proteguer as tartarugas e os animais

  • gustavo:

    Adorei foi otimo no meo trabaho de escola vlw amo vcs passei de ano em ciencias porissow

  • nathalia:

    se vcs puderem madar os comentarios logo fico agradesida

  • joao pedro:

    sensacional adorei a pesquisa,foi ultil no meu trabalho escolar.

  • Lucas Feliciano da Silva:

    legal adoro tartarugas

  • Lucas Feliciano da Silva:

    legal

  • Luisa:

    Como quase ninguém sabe, as tartarugas são os animais mais ameaçados do mundo. Tudo isso ocorre por causa de pessoas ignorantes que não pode ajudar o meio ambiente. Aquelas pequenas coisas como reciclar ia fazer a maior diferença.
    Nós só falamos de reciclagem só que quase ninguém tem a paciência de separar o lixo reciclável do comum, e por causa disso as tartarugas estão0 em extinção, como vários outros animais.
    PENSE NISSO!!!
    SEMPRE!!!
    OBRIGADO pela atenção.

    • Fernanda:

      Isso aí Luisa, tem que mostrar para as pessoas a realidade!
      Todo mundo só fala só que não age!
      Adooooooooorei seu comentário!
      E que fala que tem dó, mostre realmente!
      Temos que parar e ser realista!
      O mundo esta em nossas mãos!
      Vamos tentar salva-lo!
      Coitadas das tartarugas!
      Tudo isso por causa da preguiça do humano!
      Bjs-Fernanda

  • Natany Kelly Costa Andrade:

    elas nao merecem isso

  • Natany:

    nossa coitadas dessas tartaruga elas nao merecem isso

  • Fernanda Thug:

    É muito triste o fato do ser humano destruir criaturas tão lindas quanto essas, aperta o coração…

  • maluco:

    Calma pessoal, em breve a especie humana tambem entrara em extinção, pra que se preocupar com isso, me diga hoje, quem tem conciencia em manter o planeta limpo?, acho que minguem…, tudo que consumimo hoje gera lucro pra poucos e muita desgraça pra muitos, se Deus voltasse atras, ele pensaria duas vezes em criar o ser humano, nós somos os unicos seres vivos que não temos predadores naturais e depredamos tudos, aquecimento global só idiota (cupula governista mundial) é que não ve isso, pois tem riquesas e o podre é que se lixe (coma lixo pra viver)…………………….

  • Matheus:

    Ana Paula, depois desse comentário fiquei sim preocupado com a nossa extinção, espero que a sua ocorra logo, perder você não será nenhuma perda para o mundo.

  • Tigre:

    Difícil é o pessoal entender que, quando alguma espécie de qualquer animal é extinta, é gerado um desequilíbrio ecológico, que uma hora irá atingir os seres humanos.

    Um exemplo simples são os mosquitos, se eliminarmos todos os mosquitos, os sapos não terão alimento, se os sapos sumirem, os bichos que se alimentam deles também irão sumir e por ai vai.

  • mimi:

    É muito triste esta situação! Como seria bom se as pessoas parassem de matar as tartarugas,não apenas elas mas também outros animais,mas isso paresse um sonho…

  • claudemir da silva:

    vamos preservar as tartarugas em quanto a tempo principalmente essa especíe de tartaruga gigante do rio yang tsé. quer só existem 4 exemplares

  • Mia:

    RETIRARAM O MEU COMENTÁRIO SÓ PQ AS PESSOAS ACHAM OFENSIVO ENVOLVER MORTES HUMANAS… ¬¬’

    JÁ QUE O SITE GOSTA DE DEFENDER A EXTINÇÃO DOS ANIMAIS, ENTÃO EU PARO DE COMENTAR…

  • Luís Hideo:

    A extinsão humana é eminetnte sim, mas deviso a sua própria maldade. Uma tartaruga pode não trazer benefícios diretos, mas não mata, não rouba, não mente, não destrói seu próprio nem aos outros por interesse ou prazer. Comentário infeliz dessa moça.
    Além de tudo, é uma vida que deve ser respeitada acima de qualquer coisa

  • ElD:

    E as tartarugas marinhas já não estão em extinção tambem?

  • ana paula camoesas:

    É uma pena se esses animais se perderem,mas afinal,em que é que elas contribuem para o nosso bem estar? gostava de saber.Não seria melhor alguém se preocupar com a nossa extinção eminente?

    • Juca:

      As tartaruga ajudam no equilibrio ecológico, vamos dizer que todas as espécies de aranhas sumissem, e também de sapos, e qual animal que se alimenta de mosquito, teria uma baita mosquitarada ai que a gente não ia aguentar, esses bichos fazem um favor a nós! para nosso bem estar também precisamos deles

  • Amanda:

    interesante…

Deixe seu comentário!