As 7 rochas mais famosas do mundo

Por , em 29.11.2010

Sem querer menosprezar as rochas, mas as pedras são uma parte muitas vezes negligenciada da paisagem. Aonde quer que você vá, tem uma pedra, afinal, não é como se elas pudessem se mover ou virar flores ou borboletas. Apesar de simples e comuns, no entanto, as rochas podem formar lindos cenários ou marcos históricos que por si só são atrações turísticas. Confira seis das rochas mais famosas do mundo:

1) Rocha de Plymouth

A rocha de Plymouth marca o local onde William Bradford e os peregrinos que fundaram a colônia de Plymouth desembarcaram do navio Mayflower. Ela está carimbada com a data de chegada do navio ao novo mundo: 1.620. A primeira referência escrita a rocha de Plymouth foi feita quase um século depois dessa data. A rocha foi consagrada em 1.774, quando os moradores da cidade se moveram pelo espírito da Revolução Americana. A rocha atualmente pode ser encontrada nas margens do porto de Plymouth, em Plymouth, Massachusetts, EUA. De acordo com o museu da cidade, a parte visível da pedra pesa cerca de 4 toneladas, enquanto a parte de baixo, escondida sob a areia da praia, pesa cerca de 6 toneladas. Estima-se que hoje a rocha tenha apenas cerca de um terço à metade do seu tamanho original, pois partes da pedra eram lascadas como lembranças nos séculos 18 e 19.

2) Pedra Blarney

A pedra Blarney é um pedaço de pedra que fica nos arredores do Castelo Blarney, cerca de 8 quilômetros a leste de Cork, na Irlanda. Existem várias lendas para explicar a origem da pedra. De acordo com o site do Castelo Blarney, a pedra era da ilha de Iona, na Escócia, e foi o leito de morte de um santo irlandês que morava lá em exílio. A pedra foi posteriormente transferida da ilha para o continente, ainda na Escócia. Quando o rei Cormac MacCarthy enviou tropas irlandesas para apoiar Robert, the Bruce e seus escoceses na batalha vencida contra os ingleses em 1.314, parte da pedra foi dada para os irlandeses em agradecimento. Reza a lenda que beijar a pedra lhe traz o dom da eloquência. Porém, beijá-la não é tão fácil assim. Para beijá-la, a pessoa tem que se inclinar muito, enquanto se agarra a uma grade de ferro do parapeito do castelo. Poderia ser pior: no passado, aqueles que desejavam beijar a pedra tinham ficar de cabeça para baixo.

3) Rochedo de Gibraltar

O Rochedo de Gibraltar é uma montanha de calcário que faz vista ao Estreito de Gibraltar, a entrada do Mar Mediterrâneo. A rocha tem 426 metros de altura e é um marco importante do território britânico de Gibraltar, uma península que se conecta através de um istmo até a Espanha. Gibraltar entrou na posse do Reino Unido com o Tratado de Utrecht, em 1.713, após a Guerra da Sucessão Espanhola. O nome atual da rocha provavelmente vem do árabe Jebel Tarik, que significa “montanha de Tariq”. Geologicamente falando, o rochedo é composto de calcário que remonta ao período Jurássico, cerca de 200 milhões de anos atrás. Trata-se da Cordilheira Bética, uma cordilheira que domina a Ibéria (região que inclui a Espanha e Portugal). A rocha contém centenas de cavernas, muitas das quais populares destinos turísticos.

4) Rocha de Ayer ou Uluru

A rocha de Ayer fica sobre uma extensão plana do deserto australiano.Também conhecida pelo seu nome aborígine, Uluru, a rocha é um “inselberg” (palavra que vem do termo alemão que significa “monte ilha”), ou montanhosa isolada. “Inselbergs” são os restos deixados após a erosão de uma serra. Ela está localizada no Uluru-Kata Tjuta National Park, a 450 km a sudoeste de Alice Springs, na Austrália. O parque contém muitas inselbergs, mas Uluru é a maior e mais conhecida delas. A rocha também é o maior monólito do mundo (uma formação maciça composta de uma única rocha) e um local sagrado para os povos nativos ou aborígenes. Foi listada como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua formação de arenito está a cerca de 863 metros acima do nível do mar, ou cerca de 348 metros acima do solo. Tem 9,4 km de circunferência.

5) Pedra de Roseta

A Pedra de Roseta é um fragmento de uma pedra do antigo Egito, que sustenta um decreto emitido por um conselho de sacerdotes por ocasião do aniversário da coroação do rei Ptolomeu V (204-181 a.C.) em três línguas: antigos hieróglifos egípcios, demótico egípcio e antigo grego. Originalmente exibida em um templo, a Pedra de Roseta foi mais tarde usada como material de construção em uma fortaleza na cidade portuária de el-Rashid, ou Rosetta. Uma expedição francesa ao Egito encontrou a pedra em 1.799. A pedra se tornou famosa, pois ajudou a decifrar os hieróglifos egípcios que até aquele momento não poderiam ser traduzidos. A pedra, que pesa cerca de 760 quilos, agora está em exibição pública no Museu Britânico, onde é o objeto mais visitado da coleção. A pedra entrou na posse britânica em 1.801, durante as Guerras Napoleônicas. O Egito pede que a pedra seja repatriada.

6) Pedra Negra de Caaba

A Caaba é uma construção em forma de cubo em Meca, na Arábia Saudita. É o local mais sagrado no Islã. Uma mesquita, o Masjid al-Haram, rodeia o edifício. No canto oriental da Caaba fica a Pedra Negra, que segundo a tradição islâmica, remonta ao tempo de Adão e Eva, período no qual caiu do céu. A pedra foi polida pelas mãos de milhões de peregrinos muçulmanos. Hoje, é na verdade um conjunto de fragmentos. Os peregrinos tentam beijar a pedra, como é dito que fez o Profeta Maomé. Alguns têm sugerido que a pedra é um meteorito, apesar de suas origens exatas permanecem desconhecidas. A Caaba em si é feita de granito dos arredores de Meca.

7) O Pão de Açúcar

O pão de açúcar é um enorme monólito, feito de uma pedra conhecida como gnaisse facoidal, uma pedra que se origina do granito. É um dos cartões postais do Rio de Janeiro, mas é muito mais antigo que a cidade – estima-se que ele tenha se formado a mais de 600 milhões de anos. Tem 395 metros de altura. [OurAmazingPlanet]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 3,33 de 5)

42 comentários

  • Lucas de Sena:

    faltou a pedra do reino…

    • jose:

      e a pedra do meu rim…putz como doeu… alias esse negócio de pedra é um saco… e não é pedra é rocha.

  • jão:

    lucas, na verdade é hypeSCIENCE, já que tá em inglês.

  • Henrique:

    uuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaauuuuuuuuuuuuuuuu o meu estilo e nourotico

  • lucas:

    gente, esse site é o hypesCIENCE e não o hypesRELIGIÃO
    vamos comentar paenas sobre o assunto do artigo!

  • rodrigo:

    falto o monte rushmore

  • Luciene:

    Concordo com o Peter, dentre todas as pedras famosas, o crack ganha de todas em fama, discussão e DESTRUIÇÃO.

  • Vitor:

    engraçado que quando um ateu discute sobre religião ele é sábio e erudito, mas quando um religioso discute sobre religião ele é fanático e preconceituoso ¬¬

  • Peter Limer:

    A CAABA Árabe,a pedra de Rosetá que foi roubada pelos franceses ladrões ” até hoje ” e o Pão de Açúcar, todo resto é balela de ignorantes.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Acho que poderia entrar nesta lista o El Capitan, no parque Yosemite, EUA.
    Abraços

  • Rodrigo:

    BASTANTE INCOMPLETA, ESSA LISTA. EXTERNSTEIN, QUE FICA NA ALEMANHA, TEM UM VALOR HISTÓRICO CONSIDERÁVEL, E NINGUÉM SE LEMBROU DE COLOCÁ-LA AQUI. EXISTE TAMBÉM A FAMOSA PEDRA DE CLERMONT-FERRAND, NA FRANÇA.

    A PEDRA DE ROSETA E A PEDRA DE CAABA SÃO PRODUTOS CULTURAIS, OBRAS HUMANAS; NÃO DEVERIAM FAZER PARTE DA LISTA.

  • miqueias charles:

    Patrimonios da humanidade

  • Ederson:

    Parabéns pelo bônus nacional!! É sempre bom enriquecer os artigos extrangeiros.

    A minha dica são as formações de Vila Velha, no Paraná.

    * Encontrei este link com 100 formações rochosas extraordinárias, vale a pena conferir, tem fotos impressionantes, segue o link: http://aidobonsai.wordpress.com/2010/04/26/100-formacoes-rochosas-extraordinarias/

  • Luciana:

    o stonehenge é um monumento construído com várias pedras e não apenas uma única pedra famosa, que é o que o artigo está listando. logo, ele não caberia na lista.

  • Silvio:

    Esta seção de comentários me proporciona boas gargalhadas quando os evangélicos, patrulheiros de plantão, resolvem aqui fazer seu espaço de pregação.

    Reverenciar a Deus é reverenciar tudo o que contém a natureza.

    Mas tem evangélicos que váo até o monte Sinai para rezar. Vão até e rio Jordão para se batizar, como se o batismo nesse rio fosse mais forte.

    Uma equipe de arqueólogos chineses descobriu recentemente no cume do monte Ararat – Turquia, restos de uma construção em madeira, que julgam ser a Arca de Noé.
    Pronto!…Logo começará a pereginação evangélica por lá.

    Depois esse povo vem aqui criticar e taxar de idolatria, a Caaba sagrada do Islã?
    Ka Ka Ka Ka Ka.

    Silvio

  • serico115:

    Acho que o critério é demasiado subjectivo. Acho mais ser um pretensiosismo de alguém que, admirando o que é apresentado, acha que deve pugnar para que essa sua visão seja posta em evidência. Sem desvalorizar os exemplares que foram apresentados, acho que cientificamente e em significado histórico, existem outras de bastante maior interesse e sgnificado. Porque não fazer antes um inquérito nesta área da NET para que sejam apresentados exemplares devidamente documentados e comentados e depois eleger.
    Eu proponho desde já as ROCHAS que contêm ICNOFÓSSEIS em Penha Garcia, Portugal, onde podem ser apreciados fósseis que datam de entre 4,5 a 5 milhões de anos (bilobites, crusianas).

  • ANILSON MARTINS:

    A internet ao alcance de qualquer um da nisso ,o tema é um e as pessoas sem conhecimento de causa discutem outra coisa.

    UFAAAAA

  • te interessa:

    O mais bonito é o rochedo de gibraltar e o nosso Pão de açucar

  • claudemir da silva:

    a mais bonitaé a nossa o famoso pão de açucar

  • jose nilson:

    pois é Jeamaral

    esqueceram mesmo do erudito que decifrou os hieroglifos, e era examente essa a informação mais importante acerca da pedra de roseta.
    Isto é realmente absurdo essa omissao.;

    Em Quixada, cidade do interior do Ceará existe uma grande quantidade de monólitos admiráveis pela beleza natural e mística, todavia é pouco conhecida no mundo e alí tem uma
    Mega rocha em forma de galinha choca, como é conhecida.

    Existem rochas megalíticas que são verdadeiras serras de uma beleza exuberante e de onde se reunem os esportistas para a prática do voo livre, é absolutamente surpreendente a sua beleza.

  • Farofa:

    faltou stonehenge

  • Peter:

    O crack é a pedra mais famosa do Brasil, e também a que mais causa discussão

  • MOIZÉS:

    MARCELO DISSE: Cybergirl, não importa o que voçê pença ou o que voçê acha,Pois a palavra de Deus diz que no grande dia do Senhor (Todo joelho se dobrará. E toda lingua confessará a Deus).romanos 14:11.

    COMENTÁRIO: Diz a profecia: quando as pessoas começarem a utilizar cedilha sem necessidade estará próximo o fim…

  • Lucas Miranda:

    pensei q a stonehenge entraria nessa lista. ela é muito mais famosa q algumas pedras dessas aí

  • ninja:

    O Pica-pau foi o primeiro a aterrissar de na rocha Plymouth.

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    INRESSANTE, QUANDO ALGUEM DEFENDE SUA RELIGÃO OU O SEU DEUS TODOS CENSURAM, AGORA QUANDO TEM UM GRUPO DE HOMOSSEXUAL DEFENDENDO SUAS PRÁTICAS HOMOSSEXUALIZADAS VOÇES FICAM CALADINHOS OU ATÉ APOIAM. O QUE É MAIS IMPORTANTE? É MEU MOVIMENTO RELIGIOSO OU O MOVIMENTO HOMOSSEXUAL.
    TODOS NÓS TEMOS O DIREITO DE FAZER O QUE GOSTAMOS DESDE QUE NÃO AGRIDA NEM FÍSICA NEM MORALMENTE O MEU PRÓXIMO.

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Eu não entendo bem qual o critério de liberação de postagens aqui. Escrevi dois posts antes, e somente o último foi liberado (e os dois tem caráter informativo).

    Enfim… 🙁

  • wilson:

    ESTE É UM SITE CIENTÍFICO MAS ALGUMAS PESSOAS INSISTEM EM RELACIONÁ-LO COM RELIGIÃO COMO QUE QUERENDO CRIAR UMA GUERRA
    RELIGIOSA! RESPEITEM A FÉ DE CADA UM E PAREM DE BABOSEIRAS E EVANGELISMO CIBERNÉTICO !
    DEUS ESTÁ NO CORAÇÃO !!

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Eu acabei repetindo uma delas, a rocha Ayer. Faltou também um “c” na palavra “México” logo abaixo.
    Obrigado!

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Faltaram algumas pedras famosas:

    1) Pedra do Sol (Méxio)
    um calendário esculpido num bloco de basalto com 3,60 metros de diâmetro e 24 toneladas de peso.Foi descoberto no final do século XVIII, na Cidade do México.
    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/civilizacao-asteca/imagens/pedra-do-sol.jpg
    2)Arco de pedra de Utah (EUA)
    Um famoso arco localizado no parque nacional Arches(Utah, Eua), o Delicate Arch é um solitário e misterioso arco, que se tornou símbolo do estado. http://static.blogo.it/travelblog/formazioni-rocciose-spettacolari-01/0delicate_arch.jpg
    3) Stonehenge (Inglaterra)
    Stonehenge é o monumento pré-histórico mais importante da Inglaterra e não há nada semelhante à ele em todo o mundo. Este altar de pedras tem sido usado há 5000 anos e até hoje não se tem certeza absoluta qual era sua finalidade.
    http://files.santoantoniokids.webnode.com.br/200000511-daa5edba01/stonehenge-from-above-692016-ga.jpg
    4) Ayers Rock (Austrália)
    A formação de arenito grande de Ayers rock( também conhecida como uluru) sobe 1.142 metros apartir do deserto- a sua dimensão- com uma circuferência de 6 milhas, que deixa tudo pequeno a sua volta. Ao amanhecer e ao anoitecer a pedra muda de tons de vermelho para castanho, conforme a luz vai aparecendo. O Ayers rock é sagrado para os aborígines da região, que são conhecidos como Anangu. Nos últimos Anos Uluru se tornou popular entre os praticantes da nova era.
    http://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/01/0f/bd/40/beginning-of-sunset.jpg
    5) Perce Rock (Canadá)
    Esta formação rochosa é um dos grandes arcos naturais do Mundo. A rocha perfurada costumava ter dois arcos até um dos arcos exteriores entrou em colapso em 17 de junho de 1845. http://www.oddee.com/_media/imgs/articles2/a96838_Perce-Rock.jpg
    6) Golden Rock (Myanmar, antiga Burma)
    Kyaiktiyo Pagoda, também conhecido como Golden Rock, é um famoso local de peregrinação budista em Burma, a pedra fica no topo da rocha que foi coberta ouro por devotos. A pedra parece desafiar a gravidade e quando você olha parece que vai cair morro abaixo.http://www.oddee.com/_media/imgs/articles2/a96838_Golden_Rock.jpg

    Quem quiser contribuir com outras, será legal compartilharmos!

  • Lidia Maciel de Freitas Oliveira:

    AS NOSSAS BELEZAS NATURAIS SÃO INDEPENDENTES DE RAÇA OU RELIGIÃO !!! DEIXEM DE SER ARCAICOSLI!!

  • alberto barros:

    e tem muitas outras por ai q ja se tranformarão em pontos turiscos ou pontos de fé religiosas abçs

  • JEW PIERRIS:

    Ow galera seria bacana dizer algo construtivo sobre
    o novo conhecimento adquirido
    e não se envolver em religião
    pois a religião de cada um é de acordo com a percepção individual valew.

  • heel:

    stonehenge…

  • jeamaral:

    O texto fala sobre pedras históricas, sobre HISTÓRIA, e aparecem esses crentes desocupados para encher o saco!!!
    Quando falo em crente, incluo qualquer um que tem necessidade de um deus. Desse tipo que fica citando livro de história antiga (a maioria inventada) como verdade única e inabalável.

  • Giancarlo Kind Schmid:

    Eu acho que, se as pessoas querem discutir religião num fórum que é destinado a assuntos de cunho científico, estão no lugar errado (procurem um relativo a isso). Também acho que a cultura bíblica não é tudo e não deveria ser motivo de discussão aqui, a não ser que o assunto se voltasse para tal. O que é de lascar, é ter que me deparar com tais comentários e, ainda por cima, num português lastimável, exemplificando a dificuldade de alguns enxergarem além de seus livros sagrados a importância de outras leituras. Grato!

  • criancinha:

    Eu só me curvo diante da minha mãe. A única Deusa que levarie comigo até a morte!

  • Marcelo:

    Cybergirl, não importa o que voçê pença ou o que voçê acha,
    Pois a palavra de Deus diz que no grande dia do Senhor (Todo joelho se dobrará. E toda lingua confessará a Deus).romanos 14:11.

  • cybergirl:

    Rose, e pessoas como você sentem necessidade de desrespeitar a fé alheia. Provavelmente vc é evangélica… E sua igreja não tem o tal manto sagrado da prosperidade, nem nada parecido. Sua igreja não tem ritual nenhum, né, amiguinha? Impressionante como as pessoas sentem necessidade de afirmar a própria fé como a única. Assim nunca teremos paz no mundo.

  • Rose:

    Sobre a perda negra de caaba,o homem sente a necessidade de adorar algo,seja ela 1 perda ou qualquer outra coisa,sendo que ele tem Deus o tempo todo ao seu lado.

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Curiosidades à parte, e bom saber que o Brasil participa com
    o Pão de Açúcar, que em termos de beleza, só divide com o rochedo de Gibraltar, porém mais bonito e famoso no mundo
    inteiro…cartão de visita.

  • jeamaral:

    Esqueceram de dizer que quem decifrou a Pedra de Roseta foi o francês Jean-François Champollion, em 1822.

Deixe seu comentário!