Guepardos serão reintroduzidos na Índia

Por , em 29.07.2010

Os guepardos foram erradicadas na Índia pela devastação de seu habitat natural aproximadamente um século atrás. Agora, autoridades do país planejam reintroduzir o felino em três áreas especialmente escolhidas para a proliferação da espécie.

O governo indiano afirma que as prováveis casas dos guepardos serão dois santuários ecológicos em Mahya Pradesh e uma área em Rajasthan. Serão gastas 30 milhões de rúpias (algo em torno de um milhão de reais) para que a espécie possa correr de novo em solo indiano.

O plano é “importar” os felinos da África, do Irã e do Oriente Médio. Segundo o Ministro do Meio-Ambiente, Jairam Ramesh, os guepardos também irão promover a restauração da “savana indiana” nos ambientes escolhidos. Especialistas afirmam que as reservas terão a capacidade de abrigar cerca de 80 guepardos – mas algumas vilas de nômades precisarão ser removidas de seus lugares atuais.

O retorno dos guepardos fará com que a Índia se torne o único país do planeta a abrigar seis dos oito grandes felinos que conhecemos. E ela seria lar, também, de todas as espécies de grandes felinos naturais da Ásia.

Segundo conservacionistas, restam cerca de 100 guepardos no Irã e 10 mil na África.

Críticos do esquema arquitetado pelo governo indiano afirmam que sem reintroduzir também as presas naturais dos guepardos, que foram erradicadas da Índia assim como o felino, a espécie não irá se proliferar no local. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Gude:

    Afê, esqueceram de reintroduzir o burguer king das Chitas? Esse Indianos tão me saindo uns belos de uns portugueses…

Deixe seu comentário!