Ícone do site HypeScience

Se você pudesse viajar no tempo, iria para uma luta de Mike Tyson nos anos 90?

A internet ama uma teoria da conspiração. É exatamente por esse motivo que muitas pessoas estão “comprando” uma ideia maluca de que um viajante do tempo pode ser visto em uma luta de boxe filmada em meados dos anos 90.

A luta ocorreu entre Mike Tyson e Peter McNeeley, na cidade americana de Las Vegas, em 19 de agosto de 1995.

No fundo granulado, aparece um homem na plateia que parece estar filmando o combate em um smartphone. Claro, telefones com câmera não existiam ainda na época, visto que só ficaram disponíveis comercialmente em 2000. E mesmo os primeiros eram bastante desajeitados, nada parecidos com os modelos finos populares hoje – e com o que o cara parece estar segurando.

Casio QV-100

Seria muito legal poder acreditar numa coisa dessas, mas a teoria sequer é muito consistente. Existem várias explicações para o que poderia ser esse dispositivo, sendo a mais provável a de que fosse uma filmadora high-tech do ano, como a Casio QV-100 ou a Logitech Fotoman.

Era uma tecnologia cara para o momento, mas considerando que esta foi uma luta lendária, não teria sido difícil algum espectador ter uma (especialmente um que podia pagar assentos na primeira fila).

A teoria da conspiração não é diferente daquela que surgiu com uma múmia de 1.500 anos que parecia usar um tênis Adidas. Algo só para chamar a atenção dos mais inocentes.

Eu diria que não era necessária nem mesmo uma explicação plausível para o objeto visto no vídeo para sabermos de que não se trata de viagem no tempo – se você tivesse uma máquina que pudesse te levar para qualquer lugar no espaço-tempo, iria para uma luta de boxe de 20 anos atrás? Provavelmente não. [IFLS]

Sair da versão mobile