As pétalas desta crotalária parecem beija-flores

Por , em 26.06.2019

A flor que você vê na imagem acima é da espécie Crotalaria cunninghamii. Embora essa planta lembre vagamente pássaros aos olhos humanos, as pétalas deste exemplar em específico são incrivelmente parecidas com beija-flores.

Pertencente ao gênero conhecido como crotalária, a planta da foto é nativa do interior do norte da Austrália e nomeada em homenagem ao botânico Allan Cunningham. No Brasil, existem alguns arbustos desse gênero, conhecidos no nordeste como xique-xique ou chocalho.

A imagem curiosa da “flor beija-flor” foi postada na internet por um usuário da plataforma Reddit, conhecido como “OctopusPrime”. A foto fez muito sucesso (exatamente como deveria), mas também intrigou a comunidade online: o que estamos vendo, exatamente?

Biólogo ao resgate

Na própria página do Reddit onde a imagem havia sido originalmente divulgada, outro usuário nomeado “SolitaryBee” respondeu às dúvidas do público: identificando-se como um estudante de pós-doutorado que pesquisa a evolução e ecologia das flores, ele afirmou que a flor se tratava de um exemplo de “simulacro”, ou mera semelhança.

A título de comparação, ele compartilhou uma imagem de uma planta relacionada, a Crotalaria grahamiana:

Uma vez que a Crotalaria cunninghamii é nativa de uma parte árida da Austrália, “SolitaryBee” disse que é improvável que a população indígena local tenha cultivado a planta seletivamente para se parecer com beija-flores, levando-se em conta a escassez de água e recursos e a falta de evidências para horticultura ornamental na região.

De acordo com o portal The Bored Panda, a planta era usada pelos aborígenes para tratar infecções oculares.

Pareidolia

Em resumo, esta crotalária é especial porque nós, seres humanos, vemos algo de especial nela: de certo ângulo, se parece com belíssimos e delicados beija-flores. Mas isso é provavelmente resultado de pareidolia, aquele fenômeno psicológico que nos faz enxergar formas familiares em objetos aleatórios.

Outros espécimes de Crotalaria cunninghamii, vistos de outros ângulos, podem não lembrar pássaros tanto assim, mas ainda são incríveis:

Texto baseado em artigo originalmente publicado no The Bored Panda.