Assista ao vivo aqui o lançamento do primeiro foguete Falcon Heavy destinado a Marte

Por , em 6.02.2018

O Falcon Heavy, o megafoguete da companhia espacial SpaceX, fará seu primeiro teste de lançamento hoje, da histórica plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, no estado americano da Flórida.

O lançamento deve se estender das 13:30 às 16:00 EDT, ou seja, das 16:30 às 19:00 do horário oficial de Brasília.

Você pode assistir ao lançamento ao vivo no vídeo abaixo, começando às 16:10h. As imagens serão disponibilizadas pela própria SpaceX.

Um passo em frente

As condições meteorológicas por enquanto são boas: 80% de chance que o foguete gigante seja lançado hoje, e 70% de chance para um lançamento de backup amanhã.

O Falcon Heavy vai ser lançado da mesma plataforma utilizada pela maioria das missões Apollo, destinadas à lua, e terá a maior capacidade de elevação de qualquer espaçonave americana desde a Saturn V, da Apollo.

Se bem-sucedido, o Falcon Heavy abrirá o caminho para a SpaceX transportar carga e pessoas além de uma órbita próxima da Terra – da lua até Marte.

Como será o teste

O atual foguete da companhia, Falcon 9, lança cargas para a Estação Espacial Internacional e coloca satélites em órbita. Os primeiros estágios do foguete frequentemente são reutilizados em outros lançamentos.

O novo Falcon Heavy é uma versão extrema deste foguete, construída para suportar mais carga e ir mais longe: os três primeiros estágios do Falcon 9 irão impulsionar o Heavy para o espaço, e a SpaceX tentará pousar todos os três. Dois serão colocados em terra, enquanto o central, que irá viajar mais longe, pousará em uma grande barca no mar.

O Heavy tem 70 metros de altura e será o foguete operacional mais poderoso do mundo, capaz de levantar cargas úteis de até 57 toneladas métricas em órbita. Para este lançamento, no entanto, terá uma carga útil menor: o carro de Elon Musk, um Tesla Roadster vermelho. Além de CEO da SpaceX, Musk também é CEO da empresa de automóveis elétricos Tesla.

Se tudo der certo, o carro acabará em uma órbita em torno do sol longe o suficiente para alcançar Marte, e vai levar câmeras que devem fornecer “vistas épicas”.

Alto risco

Musk enfatizou que este é um lançamento de alto risco, estabelecendo expectativas baixas para um voo inaugural bem-sucedido.

Os 27 motores do primeiro estágio do veículo terão que acender no momento certo, por exemplo, e o primeiro estágio central sofrerá muito estresse durante o lançamento.

Dito isso, o Falcon Heavy já fez um teste de fogo dos seus motores bem-sucedido, no qual todos do primeiro estágio se acenderam por cerca de 10 segundos na plataforma de lançamento.

“Se algo der errado, espero que vá mal no meio da missão, para pelo menos aprendermos tanto quanto for possível ao longo do caminho. Eu consideraria uma vitória se simplesmente não explodisse no lançamento”, Musk afirmou.

Reconstruir a plataforma de lançamento demoraria de 8 a 12 meses, o que seria um fator limitante para realizar um novo teste rapidamente. “Vamos nos divertir, não importa o que aconteça. Será emocionante de uma forma ou de outra – ou um sucesso emocionante ou um fracasso emocionante”, disse Musk. [Space.com, SpaceX]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (26 votos, média: 4,73 de 5)

Deixe seu comentário!