Um novo estudo identificou 234 estrelas entre 2,5 milhões que apresentam um sinal pulsante singular. Os autores do trabalho dizem que esses sinais são similares aos que uma raça alienígena inteligente poderia enviar se quisessem fazer contato com a humanidade.
Ermanno Borra e Eric Trottier, do departamento de física da Universidade Laval (Canadá), fizeram a análise de 2,5 milhões de espectros e o Sloan Digital Sky Survey (SDSS) – o mais ambicioso levantamento astronômico em andamento – foi usado para detectar modulações espectrais. Sinais com o mesmo período foram encontrados em apenas 234 estrelas e não podem ter sido causados por interferência dos instrumentos, segundo os autores do estudo.
“Consideramos a possibilidade que os sinais podem ser causados por pulsos de luz gerados por inteligência extraterrestre para nos avisar de sua existência. Os sinais detectados têm exatamente o formato de sinais de ETs previstos em uma publicação anterior e está de acordo com esta hipótese”, dizem os autores.
Eles fazem a ressalva de que a hipótese precisa ser confirmada com outras pesquisas, e que é possível que os sinais aconteçam por composições químicas muito peculiares em uma fração de estrelas da região Halo Galáctico. [Business Insider, estudo original]