E se os aliens nos contataram, mas ninguém ouviu

Por , em 2.03.2016

Nós estamos constantemente pensando em formas de encontrar vida fora da Terra, mas podemos ser encontrados primeiro.

Se os aliens nos acharem, provavelmente vão querer falar conosco. Agora, dois astrofísicos estão propondo uma maneira de nos certificarmos de que não percamos o sinal, caso observadores extraterrestres tentarem entrar em contato com a Terra.

Zona de trânsito da Terra

René Heller, do Instituto de Astrofísica em Göttingen, Alemanha, e Ralph Pudritz, da Universidade McMaster, no Canadá, dizem que a melhor chance de encontrarmos um sinal alienígena é presumir que os observadores extraterrestres estão usando os mesmos métodos de busca que nós estamos usando para procurar vida fora do nosso planeta.

Os pesquisadores humanos concentram a maior parte de seus esforços na busca por planetas e luas que possam potencialmente hospedar vida. Esses mundos são descobertos através do acompanhamento das sombras que eles fazem conforme passam na frente de suas estrelas hospedeiras.

E se observadores extraterrestres descobrirem a Terra conforme ela transita pelo sol?

Se eles usarem os mesmos métodos que usamos aqui, Heller e Pudritz propõem que a humanidade deve voltar sua “orelha” para a “zona de trânsito” da Terra, a fina fatia de espaço a partir do qual a passagem do nosso planeta na frente do sol pode ser detectada.

Alguém já pode ter nos visto

“É impossível prever se os extraterrestres usam as mesmas técnicas de observação que nós”, diz Heller. “Mas eles terão de lidar com os mesmos princípios físicos que nós, e os trânsitos solares da Terra são um método óbvio para nos detectar”.

Só pelo que podemos observar usando a nossa limitada tecnologia atual, existem diversas estrelas hospedeiras lá fora, oferecendo milhares de potenciais alvos orbitados por planetas e luas habitáveis.

“Se qualquer um desses planetas acolher observadores inteligentes, eles poderiam ter identificado a Terra como habitável, até mesmo como um mundo vivo, há muito tempo, e poderíamos estar recebendo suas transmissões hoje”, escrevem Heller e Pudritz.

Vários projetos, tanto para enviar sinais a partir da Terra quanto para procurar sinais enviados direta ou indiretamente a nós, estão em andamento. O que Heller e Pudritz sugerem é que a iniciativa Breakthrough Listen Initiative, parte da pesquisa mais abrangente por vida extraterrestre já realizada, pode maximizar suas chances de sucesso concentrando a busca na zona de trânsito da Terra. [Phys]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

4 comentários

  • Carlos Rocha:

    Interessante muito provavel

  • Lukinha Brandalia:

    Eu acredito que eles já estão ocultos entre nós …

    • Cesar Grossmann:

      Muita gente acha isso, mas se você pedir “me apresenta?” eles misteriosamente não conhecem nenhum alienígena. Faz a gente se perguntar de onde saiu esta noção…

  • eber:

    Não acredito muito em vida inteligente la fora, Foram muitos eventos a nosso favor. Se tiver, deve ser raríssimo.
    Espero estar errado,

Deixe seu comentário!