Até hoje, cientistas identificaram somente 20% de todos os animais

Por , em 21.03.2011

Segundo estimativas, apenas 20% de todos os animais existentes na Terra foram identificados. Para que os cientistas consigam conhecer todas essas outras espécies, os custos chegariam a 263.1 bilhões de dólares.

Até agora temos 1,4 milhão de espécies catalogadas, e estima-se que 5,4 milhões sejam desconhecidas. O maior impedimento para que essas espécies sejam catalogadas, segundo Fernando Carbayo e Antonio Marques, da Universidade de São Paulo, é a falta de taxonomistas – os cientistas responsáveis por identificar novas espécies e classificá-las.

Os cientistas usaram os custos brasileiros para a identificação de novas espécies para criar uma estimativa global.

De acordo com a pesquisa, os insetos seriam os animais menos conhecidos – a necessidade de taxonomistas especializados nesse tipo de bicho seria enorme. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

12 comentários

  • D2:

    A teoria da evolução explica que os animais mais adaptados sobreviveram e os menos morreram e não existem mais.
    Não precisamos conhecer todas as VARIAÇÕES das espécies para desenvolver essa teoria que abarca FATOS. Isso, pq, muita gente pensa que teoria=hipótese, tá certo, MAS em linguagem científica, teoria é uma explicação para um CONJUNTO de FATOS. Então a teoria é do homem? É, mas a evolução acontece independente do homem percebe-la ou não.
    ” o homem, e se essa teoria é tão consistente, (…) pq n existe a cura da aids, de alguns tipos de cancêr e outras doenças?” __ Como eu disse é a sobrevivência do mais forte , essa teoria dificilmente serviria de base para curar a AIDS. Talvez seja até absurda sua pergunta por falta de coerência.
    ” se a ciência é tão exata pq tenho muito mais dúvidas em relação a ela do q certeza?” __ Suas dúvidas poderiam acabar se a estudasse mais profundamente.
    Você, ao contrário do que seu padre ou pastor diz, não precisa deixar de crer em Deus para acreditar na ciência.
    No mais, você não precisa acreditar no que a ciência diz, ela te prova o que diz por A+B.

  • Richard:

    As leis de Deus que conseguimos identificar com a ciência são de fato impressionantes. Imaginar que os nossos esforços não deram conta de 1/5 de tudo fascina. Podemos ser os mais “evoluídos”, mas ainda somos só mais uma parte do todo. Espero que consigamos cuidar desse planeta.

  • Thiago:

    Felipe
    com todo respeito kra, a ciência é exata para ti, pra mim n é. Até pq a ciência foi inventada pelo homem, e sabemos q o homem erra muito e n existe nada nesse planeta perfeito, intocável, tudo e todos estão suscetiveis ao erro.

  • Felipe:

    Thiago, a ciência é exata. As perguntas e respostas estão nela.
    A diferença, é que o homem não descobriu a cura da AIDS, do Cancer e de outras doenças.
    Não é por que o homem não sabe o prever terremotos, que torna a ciência errada.
    Afinal, a muito tempo, o homem achava que a Terra era o centro do universo. Depois que os astrônomos estudaram, descobriu-se que a Terra não é o centro do universo, é apenas um planeta orbitando o Sol.
    Então, quando o homem não sabe as respostas, não fale que a culpa é da ciência. É do homem.

  • Thiago:

    pois é Balacobaco
    quem criou a teoria da evolução? o homem, e se essa teoria é tão consistente, pq o homem só conhece 1/5 das espécies existentes? pq n existe a cura da aids, de alguns tipos de cancêr e outras doenças? pq n conseguem prever terremotos, maremotos, etc…? se a ciência é tão exata pq tenho muito mais dúvidas em relação a ela do q certeza?
    prefiro acreditar em Deus, pq ele n me deixa dúvidas!!!!

  • Fag:

    Tem gente que acha que para economizar esses 263.1 bilhões é melhor extinguir essas espécies não descobertas.

  • cientista8:

    logo, se uma borboleta fizer sexo com um desconhecido, seu filho não vai saber quem é o pai dele. A natureza é cruel!

  • Balacobaco:

    E tem gente q descarta o processo da evolução, e diz que deus projetou uma a uma das espécies. Haja criatividade!

  • Fênix:

    Depois eles acreditam na arca de Noé…

  • Marcelo Ribeiro:

    Se foi calculado segundo os custos no Brasil é só tirar 2/3 do valor que deve ser imposto.

  • Felipe:

    Diante tal nortícia, só posso dizer uma coisa:
    A Natureza é fantástica.

  • Fenix Hubris:

    O Inventário da “Enciclopédia da Vida na Terra”, assim como a classificação de espécies por trechos de seus genomas, apresentados em forma de Código de barras, (o chamado DNA barcoding), mostraram que a atual biodiversidade animal passa dos 35 milhões de espécies, que se distribuem em mais de 30 filos, se subdivide em centenas de classes, e se ramifica em milhões de espécies.

Deixe seu comentário!