Baleias inspiram criação de helicópteros mais rápidos

Por , em 7.02.2012

A forma como as baleias jubarte conseguem realizar acrobacias debaixo d’água – apesar das barbatanas laterais de tamanho fora do comum – inspirou engenheiros de aviação em Göttingen, na Alemanha, a criar uma lâmina de rotor de helicóptero que faz o veículo ser mais rápido e silencioso.

Os helicópteros têm um rotor em forma de aerofólio, e contem lâminas que possibilitam o controle direcional e o voo para frente. Enquanto o rotor gira, o avanço da lâmina – que está se movendo na mesma direção do rotor – viaja mais rápido do que se a lâmina rodasse para o lado oposto.

Estas velocidades diferentes trazem vibração, turbulência e instabilidade – principalmente durante voos rápidos e no momento da viragem, quando a lâmina que recua é mais propensa a perder altura. Engenheiros que trabalham com helicópteros gastam muito tempo tentando minimizar esse efeito.

Observando a agilidade da jubarte na água, Kai Richter e seus colegas do Centro Aeroespacial Alemão se perguntaram se algo análogo aos solavancos sobre as barbatanas peitorais da baleia – conhecidas por elevar a posição e aumentar a flutuabilidade delas na água – poderia ajudá-los a melhorar o desing dos helicópteros.

Os pesquisadores fizeram amortecedores de borracha de 6 milímetros de diâmetros e prenderam 186 deles nas bordas dos rotores de um helicóptero de teste (como mostrado na imagem acima), inspirados nas barbatanas das baleias. Pilotos que testaram o novo veículo perceberam que de fato ele tem uma condução mais suave, sem tantos solavancos. [NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • drew:

    Ainda sonho com o dia que tipos de reportagens de desenvolvimente tecnológico como esta se refiram em algum dia ao Brasil,más so temos corjas ignorantes no governo que prefere encher os bolsos de dinheiro sujo e deixar o nosso país escravo tecnologicamente dos outros.

  • Deibler:

    “e prenderam 186 deles nas bordas dos rotores de um helicóptero de teste”
    Os armotecedores estão presos nas PÁS do rotor principal. Assim como mostra a foto.
    Nao adiantaria nada prender isso no rotor principal ou no rotor de cauda.

  • epivametal:

    Já fiz varios comentarios sobre este tipo de evolução tecnologica. E volto a repetir, nos seres humanos gastamos tempo para criar armas, medicamentos, conforto e muitas outras coisas, para muito poucos usufruirem… Fora a tecnologia militar que usa aerodinamica e blindagem copiada de insetos, peixes e crustaceos, afim apenas de destruir para a morte………….

    • Gabriel:

      Concordo que é triste desenvolver cada vez mais armas e tecnologia de destruição, devia gastar esse dinheiro e tempo para o bem. Mas quanto ao resto vc não pode reclamar pq vc mesmo está usando tecnologia agora e está cercado delas e isso é resultado do trabalho e esforço humano, e aquele que mais trabalha e estuda para ajudar a humanidade acaba sendo pago por ela. Ou seja, quanto mais vc ajuda a sociedade mais vc recebe em troca. Infelizmente tem gente que gostaria de poder fazer isso mas não tem oportunidade, mas tem muita gente só reclama tbm.

Deixe seu comentário!