Ícone do site HypeScience

Belíssimo escritório é feito de papelão

Em Amsterdã, uma agência de publicidade chamada “Nothing” mobiliou seu escritório inteiro – desde escadas até escrivaninhas – com móveis feitos de papelão.

Muito já foi comentado sobre o assunto, até mesmo no Brasil, onde uma empresa júnior da Universidade Federal do Paraná fabrica móveis de papelão para comunidades carentes. No entanto, o trabalho no escritório da Nothing levou o conceito adiante. A idéia era que os decoradores fizessem todo o trabalho sem usar parafusos, pregos e cola. As peças dos móveis ficam juntas por se encaixarem perfeitamente.

O papelão usado pode, é claro, suportar o peso de computadores, o calor produzido pelas máquinas e por fios condutores de eletricidade e as escadas não irão despencar quando um ser humano passa por elas. A agência, oficialmente, abriu suas portas esse mês.

No total, a Nothing usou 500 metros quadrados de papelão para produzir 1500 peças separadas. No entanto, a agência não possui sofás e suas cadeiras não são feitas de papelão e sim de um material mais confortável.

“A Nothing trabalha com o poder das idéias. Tentamos mostrar como, com uma boa idéia podemos transformar Nothing em Something (‘nada’ em ‘alguma coisa’)” explica o fundador da Nothing, Michael Jansen. “Usando um material barato e reciclável para materializar um lugar de trabalho único e bonito é uma boa forma de materializar esse pensamento” completa.

Encontrar novos e alternativos usos para o papelão é algo importante durante a crise econômica, já que o preço do material caiu consideravelmente, mais do que qualquer outro de uso doméstico. Ele também é um dos materiais mais fáceis de serem reciclados e sua estabilidade faz com que seja ideal para esse tipo de uso. [Live Science]

Sair da versão mobile