Besouro ciborgue: Cientistas fazem inseto voar por controle remoto

Por , em 29.01.2009

O que você faria se não tivesse controle sobre seus movimentos? Se suas pernas se movessem sozinhas, andando para a direção contrária de sua vontade? Se seus braços não o obedecessem quando está tentando alcançar algo? E, pior, se alguém estivesse controlando todas as suas ações por um controle remoto, obrigando-o a fazer o que não deseja?

Esses pensamentos podem não ser tão absurdos, considerando a mais recente pesquisa da Universidade de Berkeley. Na conferência acadêmica de Sorrento, na Itália, cientistas da instituição mostraram um vídeo no qual um besouro vivo é controlado por ondas de rádio.

O equipamento consiste em eletrodos espalhados pelo corpo do inseto que enviam estímulos aos seus músculos, obrigando-os a responder da forma determinada por quem estiver em posse do controle-remoto.

A pesquisa utilizou escaravelhos, já que, por seu porte avantajado, eles podem carregar o equipamento. A outra razão fornecida pela universidade é a de que eles têm uma aparência “legal”. É… Deve ser ultra divertido ver um exército de escaravelhos ciborgues ‘legais’ vindo em sua direção.

Os experimentos estão sendo financiados pela DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency – algo como Agência de Pesquisas para Projetos de Defesa Avançada), uma organização militar dos EUA – o que já deixa claro o propósito de tais pesquisas. A Universidade de Berkeley afirmou que planeja instalar, também, uma pequena câmera para que os besouros possam servir como pequenos robôs de vigilância, ou até mesmo espiões, no lugar de seres humanos, podendo, até mesmo, poupar pessoas de realizarem serviços perigosos.

Alguns discutem sobre questões morais ao se usar um ser vivo para tais propósitos já que, temporariamente, o besouro se torna um “ciborgue”, um robô. Outros já torcem para que, daqui a alguns anos, não sejam ciborgues humanos o motivo da discussão. [Tech On]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 3,75 de 5)

11 comentários

  • Valdenilson:

    Gostei das palavras d Anakin.Gostei,pois querem usar os pobres coitados como zumbis.

  • Valdenilson:

    Essa do besouro ciborg é uma idéia interessante pra quem gosta de controlar seres vivos que tem sua propia vontade.Eu nao os parabenizo por essa idéia Frankstonica.Gostaria eles que alguem lhes amarrassem com fios e os controlassem,tirando suas propias vontades?Eles têm inteligencia de criarem robos identicos ao que a natureza produz.Por que nao o fazem?Nao gostei da ideia de tirar a liberdade do bixinho.

  • Isis:

    Agora pronto, tudo tá tomando o lugar dos humanos. Já não bastava as máquinas, agora até um besouro é concorrência?? haushausha
    Brincadeira, isso pode ser útil xD

  • ANAKIN:

    Bom, acredito que a bisoespionagem pode até funcionar, mas ja existe uma arma que é antiga e vem evoluindo rapidamente contra essa tecnologia, o INSETICIDA. (bbbzzzuuuummmmmm)

  • LUCIANO:

    ACHO ENTERESSANTE , POIS ISTO PODE SER USADO EM ESPIONAGEM , CONTRA TRAFICANTES E ASSALTANTE …- DESDE QUE AJA TAMBÉM UMA MICRO CÂMERA PARA REGISTRAR MOMENTOS TENSOS QUE HOMEN NÃO POSSA SE APROXIMAR MUITO DO FATO …

  • TIAGO:

    Sabemos que a mairoia dos tetraplegicos perderam os movimentos por falta de conexão neural. Este equipamento com conexão direta aos musculos poderia auxiliar-los a andar.Poderia se criar uma roupa com letrodos ou implntes por baixo da pele onde a pessoa contolaria os sues proprios movimentos.

  • Ninja:

    Pior que isso é enjaular um animal por toda a sua vida e depois matá-lo pra comer, coisa que nós já fazemos há décadas com bois e galinhas.

    E que graça tem usar isso num humano, se ele não pode espiar a conversa dos outros sem ser visto?
    Já estou guardando dinheiro para comprar o meu besouro espião.

  • Marcelo:

    Também acho que poder querer usar seres humanos mais tarde.

  • Leandro:

    Tadinho do bichinhoooooooooo… pegar a galera que fez isso e colocar esse chip no pinto e no cerebro…. Fazer ele reconhecer um tijolo como uma mulher o buraco do tijolo como uma !!#@$@#$%@# vamos ver se eles iriam gostar… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Dudu:

    O que eu penso !
    O propósito desta pesquisa,concerteza é utilizar seres humanos!

    Escaravelhos é apenas o começo…

  • Lucas Barros:

    extrememanete horrivel! onde esse mundo vai parar usando de modo absivo um ser vivo, de forma que o mesmo não possa fazer suas proprias vontades!
    E concerteza eles não pretendem usar isso para o bem!

Deixe seu comentário!