De acordo com pesquisas recentes, dezenas de milhares de pessoas tropeçam em seus cães e gatos, causando fraturas de ossos e outros machucados não-fatais devidos à queda.
Estima-se que, nos Estados Unidos, 87 mil pessoas vão parar na sala de emergência todos os anos por causa de quedas. Desse número 88% dos casos são causados por cachorros.
Além disso, estima-se que esse número deva ser bem maior, já que muitas pessoas não buscam tratamento depois de se machucarem enquanto brincam com seu bicho de estimação.
Os dados também mostram que:
- Mulheres apresentam o dobro de chances de serem machucadas brincando com seus animais do que homens.
- Cachorros são responsáveis por machucados 7.5 mais vezes do que os gatos.
- Machucados relacionados a bichos de estimação são mais comuns entre pessoas com idades entre 34 e 54 anos. Também são mais freqüentes em crianças com menos de 14 anos.
- O maior número de fraturas acontece em pessoas com mais de 75 anos.
- A maioria das quedas envolvendo gatos (85.7%) acontece em casa, quando as pessoas estão correndo atrás de seu felino.
No total, cães e gatos representam a causa de 1% das “visitas” de americanos às salas de emergência dos hospitais. As s circunstâncias mais freqüentes são:
- Tropeçou em um cachorro (31,3%)
- Foi puxado ou empurrado pelo cachorro (21,2%)
Os médicos pedem que as pessoas tenham cuidado e “olhem por onde andam” para não tropeçarem em seus bichinhos ou nos brinquedos do mascote. Também ressaltam que é importante treinar seu cachorro para que ele não pule ou avance nas pessoas, causando quedas e machucados. [WebMD]