Ícone do site HypeScience

Bill Gates pobre: bilionário revela o que faria se tivesse que viver com apenas R$7 por dia

Infelizmente, vivemos em um mundo desigual. Muitas pessoas ao redor do planeta precisam se sustentar e também suas famílias com muito pouco ou quase nenhum dinheiro todos os dias. Bill Gates certamente não está neste grupo de pessoas. Pelo contrário: o criador da Microsoft foi por muito tempo considerado o homem mais rico do planeta. Porém, através da fundação que criou ao lado da mulher, Melinda Gates, o bilionário diz trabalhar como um “impaciente otimista” para reduzir a desigualdade no mundo.

Os 4 gráficos favoritos de Bill Gates provam que o mundo está melhorando

A fundação Bill e Melinda Gates é, na verdade, a maior fundação de caridade do planeta, com ativos estimados na casa de 37 bilhões de dólares. No texto abaixo, usado para uma campanha da fundação, Bill Gates diz o que faria caso precisasse viver com apenas dois dólares por dia – uma realidade que milhões de pessoas enfrentam em suas vidas cotidianas.

“Se você estivesse vivendo com dois dólares por dia, o que você faria para melhorar sua vida?

Essa é uma pergunta real para quase 1 bilhão de pessoas que vivem em extrema pobreza hoje. Não há uma resposta certa, é claro, e a pobreza parece diferente em diferentes lugares. Mas através do meu trabalho com a fundação, conheci muitas pessoas em países pobres que criam galinhas e aprendi muito sobre os prós e contras de possuir essas aves- como um menino da cidade de Seattle, eu tinha muito a aprender!. É bastante claro para mim que praticamente qualquer pessoa que esteja vivendo em extrema pobreza estaria melhor se tivesse galinhas.

Na verdade, se eu estivesse na situação delas, era o que eu faria – eu iria criar galinhas.

Aqui está o porquê:

– Elas são fáceis e baratas de cuidar. Muitas raças podem comer o que encontram no chão (embora seja melhor se você puder alimentá-las, porque elas crescerão mais rapidamente). As galinhas precisam de algum tipo de abrigo onde possam aninhar e, à medida que sua granja cresce, você pode querer um pouco de madeira e arame para fazer um viveiro. Finalmente, as galinhas precisam de algumas poucas vacinas. A que impede a mortal doença de Newcastle custa menos de 20 centavos.

Bill Gates revela as maiores ameaças à saúde pública global dos próximos 10 anos

Cientistas afirmam que a galinha veio antes do ovo. Mistério resolvido?

O Dr. Batamaka Somé, um antropólogo de Burkina Faso que trabalhou com nossa fundação, passou grande parte de sua carreira estudando o impacto econômico da criação de galinhas em seu país de origem. Neste vídeo, ele explica por que ele é tão apaixonado por aves domésticas (o vídeo tem legendas em inglês).

Uma grande aposta em galinhas

“Nossa fundação está apostando em galinhas. Ao lado de parceiros em toda a África subsaariana, estamos trabalhando para criar sistemas de mercado sustentável para aves domésticas. É especialmente importante para esses sistemas garantir que os agricultores possam comprar aves que foram devidamente vacinadas e que se adequam às condições de crescimento local. Nosso objetivo: ajudar 30% das famílias rurais na África subsaariana a aumentar as raças melhoradas de galinhas vacinadas, acima dos apenas 5% atualmente.

Quando eu estava crescendo, as galinhas não eram algo que você estudava, eram algo com quem você faz piadas tolas. Tem sido uma abertura para mim saber qual a diferença que elas podem fazer na luta contra a pobreza. Parece engraçado, mas eu falo sério quando digo que estou entusiasmado com as galinhas”. [Gates Notes]

Sair da versão mobile