Bocejos são mais “contagiosos” entre amigos

Por , em 11.12.2011

Nossa tendência a bocejar é maior se estivermos dentro de um círculo íntimo de amigos, e não com desconhecidos. É o que garantem pesquisadores americanos, a partir de um estudo feito pela Universidade de Pisa, na Itália. O foco da investigação era descobrir se o ato de bocejar está relacionado com emoções humanas, e o resultado ainda causa discussões.

Estudos anteriores já haviam constatado que o bocejo não é uma simples demonstração de sono, mas sim também tem a ver com o ambiente e as pessoas que cercam quem boceja. Neste experimento, foram recrutados 109 voluntários, que bocejaram 480 vezes durante o período do experimento.

Os participantes foram identificados em relação a suas afinidades, embora estivessem todos no mesmo ambiente. Em geral, quando uma pessoa boceja, todos os outros tendem a fazer o mesmo, devido a uma característica neurológica do ser humano.

Mas o tempo de reação variava: enquanto as pessoas levavam entre um e dois minutos para bocejar após o bocejo de um amigo,este tempo de intervalo subia para mais de três minutos no caso dos bocejos de desconhecidos, e isso foi visto como um bocejo isolado, e não uma reação ao anterior.

Os pesquisadores explicam, no entanto, que é necessário fazer testes mais minuciosos para comprovar a veracidade dessas informações. E estas condições não valem apenas para seres humanos: já se realizaram experimentos com cachorros e outros animais, que também bocejam muito claramente. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Johnny Max:

    Isso não é verdade. Eu bocejei só de olhar a foto do garoto. No entanto, ele não é meu amigo; nem o conheço.

    • Cesar:

      Por que seria mentira? O artigo não diz que você não boceja quando vê um desconhecido bocejando, só diz que é mais comum a “transmissão” de bocejos entre amigos.

      Você tem certeza que leu e entendeu o artigo?

  • kayane de porto alegre RS:

    nossaaa eeeu tbmm!!! q fera é automático,
    to notrabalho e me deu até sono!!!
    ai não concigo parar!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael:

    Há uma relação com o estado de tensão ou relaxamento. Quando está mais para tensão, há um maior controle; quando vai se relaxando, a tendência é aumentar. E estar entre amigos relaxa!

  • Patricia:

    aaaa… estou ate bocejando

  • Gabriel:

    putz eu bocejei kkkkkk

  • Flor de Lis:

    Que coisa mais linda essa da foto… q fofura… hummmm… quero um pra mim!!!!! Coisinha meiga.

  • suely Rodrigues:

    Todos os asuntos sao otimos e inteligentes
    nota 10 para voces.
    Quero mais assuntos e pesquisas sobre bocejo e artrite, reumatismo,
    excesso de proteinas causam o Que?????

    • Vinícius D.:

      Cálculos renais, por exemplo.

  • Peu:

    Deu vontade de bocejar ao ler “bocejos são …” … kkkkk

    • Cabeção:

      Putz, eu também! É algo tão automático que nem percebemos xD

Deixe seu comentário!